quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Batman é o Escambau: Coringa X 3 (Jack Nicholson, Heath Ledger, Jared Leto)




Cotações:

BOMBA! / PÉSSIMO
* = fraco
** = regular
*** = bom
**** = muito bom
***** = excelente

Fagman (1989, Tim Burton) *

Ao perceber que o personagem de Jack Nicholson também se chama Jack (Napier), e que começa relativamente são - para surtar legal mais adiante - temos uma esperança de que veremos algo que será, pelo menos, minimamente parecido com o seu Jack Torrance d'O Iluminado; uma forte influência para a criação do palhaço aqui. Infelizmente, assim que Jack Napier se torna o Coringa, tudo vai pela ladeira abaixo, com um resultado muito - mas muito mesmo - aquém do que Nicholson é capaz de entregar. Outro ator fodão chamado Jack, que também é desperdiçado no filme, é o nosso querido Palance, numa participação bastante pequena. Para piorar, a trilha sonora do recém-falecido Prince NÃO FAZ O MENOR SENTIDO no filme, ficando totalmente deslocada e quebrando qualquer possibilidade de clima soturno. Somos então brindados com sequências cartunescas que, simplesmente, arruínam qualquer tentativa de atmosfera dark. E ainda tem os diálogos nonsense, que só encontrariam uma rivalidade tão vexaminosa quanto em Fagman Bi-Gays (2005): ''O mundo não é um lugar perfeito.'' ''Mas não precisa ser.'' Perfeito? O mundo teria que MELHORAR MUITO para ser ruim. ACORDA, HOMO-MORCEGO. Uma tralha cinematográfica que só terá algum respeito se for comparada a um Fagman & Robiba (1997) da vida. Tim Burton superestimado pra caray.

The Dork Knight, AKA Batemãe: The Dork Knight, AKA Batemana: The Dork Knight (2008, Christopher Nolan) **

The Dork Knight não é a obra-prima que costumam dizer, mas também não é necessariamente ruim. Tem um elenco muito foda (com exceção da insossa Maggie Gyllenhall, substituindo a também chatinha Katie Holmes), e sequências OK de ação, mas tem toda uma afetação nos movimentos de câmera e um roteiro não tão eficiente, além da longa duração (pouco mais de duas horas e meia). Aí você me diz ''mas porra, você tá falando que meros movimentos equivocados de câmera prejudicam o filme''. Sim, entendo o quer dizer. Mas, quando você tem travelings desnecessários e aborrecedores que NÃO POSSUEM NENHUM MOTIVO PARA ESTAR LÁ acontecendo volta e meia, daí a paciência do espectador começa a se esgotar. É claro que o Coringa de Heath Ledger (que faleceu logo após as filmagens) é bastante impressionante, tornando TODOS os outros Coringa do cinema em encarnações patéticas. (Yes, any other Joker is a joke.) Pena que a obra como um todo não reflita essa qualidade, se mostrando um tanto convencional. Ainda assim, é muito superior aos fracos Fagman Bi-Gays e The Dork Knight Rises. Uma curiosidade foi o Christian Bale ter batido na mãe e na irmã na época em que o filme foi lançado, provando que o heroísmo de Bruce Lame (''Batemãe'' / ''Batemana'') só existe na ficção e, eventualmente, na mente iludida dos nerds que cultuam essas tranqueiras - todos tomados pela covardia, estupidez e ilusão de grandeza na vida real.

Suicide Scum (2016, David Ayer) BOMBA!

David Ayer (o roteirista de Dia de Treinamento) estreou na direção com uma obra-prima, no ano de 2005: Tempos de Violência, estrelado pelo então Bruce Lame, Christian Bale. Após isso, foi caindo e caindo, mais e mais, com cada filme seu sendo inferior ao antecessor: fez Os Reis da Rua (com o eterno canastrão Keanu Reeves), que, apesar de bem interessante, não ousa tanto quanto poderia / deveria e é, claramente, menor do que Tempos de Violência. Já Marcados para Morrer (com Jake Gyllenhall) é muito bom... Até certo ponto, culminando numa sequência final que chama o espectador de imbecil. Aí veio o pouco visto Sabotagem, simplesmente um dos piores filmes da DÉCADA. Se trata de uma espécie de slasher estrelado por Arnold Schwarzenegger e Josh Holloway (o Sawyer de Lost), e não funciona em nenhuma cena. Daí Ayer fez, em seguida (acredito até que no mesmo ano, ou seja, 2014), um filme de guerra que eu não assisti, Corações de Ferro, com Brad Pitt e Shia LaBitch. Pois é, acabei não conferindo esse, portanto, por mais que dê vontade de falar mal dele, vou ficar devendo... Mas, enfim, depois de algo horroroso como Sabotagem, como baixar mais ainda o nível? Fazendo adaptação de HQ da Defective Cunts, é claro! Suicide Scum é embaraçoso do começo ao fim, sem nenhum ponto de relevância, e com um elenco que disputa pra ver quem é o mais canastrão. Nada se salva aqui. É o típico ''filme de efeitos especiais'', em que tudo acontece freneticamente, pois o espectador não pode ter tempo de pensar - porque, se fizer isso, mandará Suicide Scum tomar no olho do rabo, e abandonará a sala de cinema. O Coringa de Jared Leto então nem se fala. Leto conseguiu transformar o ícone da insanidade num patético cosplay emocore. Esperar o que de um sujeito que é uma atrocidade tanto como ator (?) quanto como ''cantor''? Lamentável; como tudo no filme. Como atrativo (ou tentativa de compensação), só mesmo a Margot Robbie (do também equivocado O Lobo de Wall Street; RIP Martin Scorsese, saudade dos seus tempos de cineasta) como a Arlequina, a gostosa do ano. Felizmente não gastei um mísero centavo para assistir isso, já que fui presenteado com um DVD-R dessa desgraça. ''Esquadrão Suicida'' é a legião de bocós que deram audiência para essa abominável aberração. Não sou mais criança e nem mesmo adolescente, portanto podem ter certeza duma coisa, queridos leitores: no dia que eu der dinheiro para adaptação Hollywoodiana de HQ, podem me internar no hospício mais próximo. FODA-SE A MARVEL / DEFECTIVE CUNTS, E QUE EVENTOS COMO A COMIC CON SE EXPLODAM.

4 comentários:

  1. Voce so faltou falar do primeiro Coringa do cinema que não foi Jack Nicholson o primeiro Coringa do cinema foi Cesar Romero no filme "Batman - O Homem - Morcego - " Batman - The Movie (1966)" filme feito no verão de 1966 ,quando á serie já estava no ar e aproveitando o estouro da Bat-mania qua serie estava dando em audiencia e se não fosse esta serie Batman jamais eria conhecido no mundo inteiro.
    Seu artigo esta otimo " Batman " Eu gosto filme mais esperva um algo mais sei tambem achei uma pena Jack Palance estar desperdiçado um uma ponta no filme ,gostei do filme "BATMAN - O CAVALEIRO DA TREVAS " realmente um filme arrastado o que realmente me atraiu no filme foi á interpretação do falecio Heath Ledger que fez um Coriga brilhante psicotico que não pensava em dinheiro e sim destruir Gotham City do seu jeito.
    Esquadrao Suicida nem sei que porra é isso.
    Um Abraço de Anselmo Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Cara, como não sou bem familiarizado com os outros Coringa (além do fraquíssimo e escrachado Cesar Romero, tem também o do curta Dead-End, e até mesmo o Mark ''Luke Scum-Wanker'' Hamill, que fez a voz dele no desenho dos anos 90; sem contar as versões XXX, menos piores do que o Jared Leto...), preferi focar só nos três mais famosos mesmo. Inclusive, tenho em DVD duplo importado (comprado séculos atrás, numa promoção) o seriado de 1949 (se não me engano) do Fagman & Robiba. Tem Coringa naquela porra? Eu não sei porque nunca me animei a assistir, e só comprei isso porque não tinha muito foco na época, e custou tipo uns 5 reais - ou então numa promoção de três DVDs por R$ 10. Se bem que hoje não compraria isso nem estando esse preço... O Fagman daquela vez é interpretado por um tal ''Robert Lowery'' (acho que é esse o nome do infeliz).

    O The Drag Knight (segunda parte da trilogia O Bagaceiro das Merdas) é isso aí mesmo: um filme arrastado, convencional, um tanto mal filmado, mal roteirizado, superestimado até a medula, além de metido a besta (sem contar loooooongo pra caray, e com aqueles diálogos sobre heroísmo e corrupção - que até poderiam funcionar, mas falham feio aqui; puta punhetice do caralho), com um vilão que é muito melhor do que o filme merece. Aliás, Christopher Nolan nunca fez um filme que presta. Falar mal do Schumacher, mas elogiar o Nolan e o Burton, é o cúmulo do absurdo, da contradição e do retardamento mental. Mas, ao menos, o Schumacher fez os bacanas Um Dia de Fúria e 8MM (menção honrosa para o regular O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas, que, pelo menos, retrata a faculdade e os yuppies de maneira fiel: como ícones idiotas, esnobes e fúteis), e o Burton fez Ed Wood, sua única obra-prima. Já o Nolan não fez PORRA NENHUMA, só um monte de besteira elogiada por críticos moderninhos, nerds idiotas e ignorantes em geral.

    E sorte sua não conhecer Suicide Scum. A única coisa curiosa / interessante / instigante ''disso'' é o bizarro fato de um lugar reservado aos poderosos da trama se chamar Cicada. Achei isso CURIOSO PRA CARALHO. (Igualmente interessante é a mansão do Bruce Lame / Emo-Morcego, na trilogia The Dork Knight, ser a mesma mansão do ritual Illuminati do De Olhos Bem Fechados.) De resto, só sei que me sentiria envergonhado pro resto da vida se tivesse pagado pra assistir isso, seja no cinema ou em home video. Sabe o que é ainda pior? Entrar na FNAC e ver TODOS os funcionários usando camisa dessa porra. Alguém aí ainda duvida de que seja um monopólio? Com Suicide Scum, o ex-promissor David Ayer conseguiu o que parecia impossível: fazer um filme pior do que Fagman Vs. Superhomo: O Despertar da Viadice, ''dirigido'' por Zack Is Nada. É o famoso ''não esperava nada, e ainda assim fiquei decepcionado''.

    Defective Cunts não acerta uma, e, dessa vez, nem dá pra chamar os últimos filmes deles de superestimados, já que todo mundo está concordando que se trata de cinema da pior espécie - seja quando eles tentam ser sérios (Fagman Vs. Superhomo) ou quando apelam para a comédia (Suicide Scum). A DC é tão ruim, mas tão ruim, que faz as adaptações da Marvel parecerem palatáveis em comparação. Pelo menos a Marvel sabe que é uma piada, e, volta e meia, se expõe rindo de si mesmo (Deadpool por exemplo, uma espécie de versão levemente menos horrível de Suicide Scum).

    ResponderExcluir
  3. PS: Outra coisa ruim do The Dork Knight é como ele força a barra pra tentar acabar com a reputação gay do personagem (''Fagman'') construída durante várias décadas, e provar pro mundo que o Bruce Lame do Nolan é hétero e mulherengo, mostrando ele acompanhado de gostosas o tempo todo. Ridículo: foda-se se ele é hétero, gay, bi, traveco, zoófilo, necrófilo ou o que for; não tem que focar nisso, caralho. Christopher Nolan é mesmo um imbecil. Novamente: só dei duas estrelas para essa porra por causa do Coringa do Heath Ledger (ahh, e tem também os grandes Eric Roberts e Aaron Eckhart no elenco), que bem que poderia ter conseguido destruir Gotham City e, junto dela, a franquia do Homo-Morcego. Já Fagman Bi-Gays e The Dork Knight Rides (Dicks) são vergonha alheia total, sem nenhuma compensação, além de puro tédio e desfile de frases infelizes:

    ''Por que nós caímos?''

    ''Para aprendermos a se levantar.''

    Se mata, Nolan. Foda-se a sua chatíssima trilogia The Drag Knight e o seu Inception. E o Insônia original é melhor do que o seu - que causa no espectador o efeito oposto ao título do filme - seu corno imprestável.

    Concordo com esse podcast:

    https://www.youtube.com/watch?v=LaA8SZsxcuk

    ResponderExcluir
  4. Ola,Marcio Mans ! e respondendo a sua pergunta o "Batman " de 1949 ,ele não enfrenta nenhum dos super viloes dos HQ e assim o Escorpião Negro,personagem inventado para essa serie de cinema ,eu só tenho em DVD á serie de 1943 e a famosa serie de 1966 ,que revelou o homem morcego ao mundo.

    Sobre os filme atuais de herois tanto da Marvel quanto da DC eu não assisti mais nenhum filme serio ,somente assisti á Deadpool " para rachar o bico o filme é bom parodiza com o mundo dos herois ,pena que vão fazer um filme do meu heroi favorito no cinema nem quero assistir isso é o Shazam !(Capitão Marvel, plagio do Superman ,que pelo o incrivel que pareça era o gibi mais vendido nos E.U.A nos anos 50 e 60 de que os quadrinho do homem de aço,ate Elvis Presley era fã da familia Marvel ( Principalmente do Capitão Marvel Jr. ,que era o unico que não falava á palavra "Shazam ! " para ser transformar ,ele falava ´que era o heroi favorito dele que no caso era " Capitão Marvel ! " e dai ele se transformava ) era formada pelo,Capitão Marvel/Billy Batson sua irmão gemea Mary Marvel/Mary Batson,e o amigo dele o jornaleiro Capitão Marvel Jr. /Freddy Freeman e o Tio Marvel/Tio Dudley e o Tigre falante Tony ) ,que atualmente os direitos são da DComics) e ele vão fuder essa franquia ao qual eu tenho muitas lembranças .. mas não possuo mais nenhum HQ dele vendi tudo ha muitos anos e não irei assistir á essa deprimente adaptação do Shazam ! para as telas do cinema.

    Escrever sobre Nolan e uma bosta ,pois cara não provou á que veio ,A Origem que achei uma bosta só assisti a 30 minutos no SBT ,depois fui para á Globo,Interestelar ( como os dedos de Spielberg para acaber com um roteiro inteligente e novamente á conflito entre pais e filhos no filme,o que deixa á historia chata pra cacete ) esquecendo o lado de ficção cientifica que ela poderia proporcionar mas talvez o melhor filme de Ficção de todos os tempos mas não Nolan foi pedir conselhos á Spielberg e esse fudeu o roteiro do cara transformando o que era para ser um classico virou uma merda ,que eu jamais vou assistir isso nem de graça na TV Aberta.

    Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir