segunda-feira, 5 de agosto de 2019

VHS Talk: Bloqueio Mental, Falta de Inspiração, Desilusões e Frustrações Gerais




As minhas tentativas de fazer a - série de buscas - grand finale, no universo da VHSlândia, tem sido uma grande frustração, time after time. E ainda bem que decidi também focar nos singles, já que eles sim tem sido a grande satisfação dessas jornadas desastrosas e deprimentes.

(Se não fossem algumas preciosidades realmente fortes de singles, incluindo um deles fodástico até a medula e também uma bizarrice extremamente curiosa e rara, adquiridas durante essas tentativas de grand finale de VHS, não haveria nenhuma grande aquisição nessas buscas. A real é que, da meia-dúzia de fitas que consegui até o momento, elas variam entre o mediano e o somente OK. Acho até que nenhuma dessas fitas mereça três estrelas numa escala entre 0 e 5.)

Por onde começar a explicar?

Como já comentei em outras ocasiões, os sebos - e afins - de São Paulo, na questão das VHS, se encontram na mais pura decadência. São poucos endereços com as nossas adoradas - e/ou malditas - fitinhas, e, para piorar, diria que as chances de não encontrar nenhuma real preciosidade, durante uma caçada, beiram 100%.

Para piorar, tem alguns lugares em que eu e seus respectivos donos / funcionários tivemos algum (alguns) tipo(s) de ''pobremas'', o que me desanima de voltar nesses locais. Bem, em alguns deles eu não voltaria nem se as fitas estivessem de graça. Isso é certo.

E, se não fosse o suficiente, tenho que lutar diariamente com a minha dificuldade de acreditar que fazer buscas por VHS ainda façam sentido. Aliás, acho seriamente que essa questão do ''colecionar VHS'', de maneira geral, não é debatida seriamente nem de longe.

Tipo, qual é o propósito de seguir colecionando algo que é relativamente pesado, e um tanto desengonçado, que ocupa um espaço do caralho, e que é tecnicamente problemático até a medula?

OK, tem o lance do seu valor histórico, da nostalgia, dos filmes disponíveis apenas no formato VHS, e também das capinhas muitas vezes lindas.

Mas será que isso é o suficiente para tanta dedicação, dinheiro e espaço gasto? Não sei: só estou questionando o propósito dessa porra toda. Se é que existe um.

Se não fosse a suposta premonição que recebi em 28 de Março de 2013, eu não ficaria nessa de caçar VHS nem a pau, e só me dedicaria a sair em buscas kamikaze atrás de singles - principalmente em busca dos já citados singles Daisuki! e Jeans (lado B: Private), ambos da cantora-atriz ''Jap'' Ryoko Hirosue.

E quer saber?

Pensando bem, a ''Premonição sobre Premonição'', que tive mais de seis anos atrás, pode muito bem ter sido um delírio regado a álcool e cafeína; fazendo de mim um completo idiota, além de um imbecil supremo.

E é pra falar a verdade mesmo?

Mesmo se aquilo não foi uma alucinação, eu continuo sendo um idiota da mesma forma. Afinal de contas, a visão que eu supostamente tive não dizia ''consiga todas as VHS boas-ótimas que você puder conseguir'', ou até mesmo ''consiga todas as fitas do Fulci lançadas no Brasil''. Simplesmente me dizia para localizar e adquirir a VHS de Premonição. SÓ ESSA FITA E NENHUMA OUTRA.

Ou seja, eu fiz tudo errado.

Aquela parte da minha entrevista ao Fora de Sintonia, em que eu digo que isso ''salvou a minha vida'', é, simplesmente, a maior piada de todos os tempos - e, hoje em dia, eu odeio profundamente aquele trecho. (OK, aquilo só não é pior do que o Buça Dickinson cantando música do Paul Di'Anno.) O pior de tudo é que, quando eu disse aquilo, eu acreditava mesmo naquilo. Hoje em dia acho aquela parte uma ilusão de proporções quase que religiosas, além de me deixar com mais vergonha própria do que o Jani Lane sentia por ter feito o disco, a canção e o clipe Cherry Pie - que, inclusive, podem ter sido a causa da sua morte.

Seria bem interessante se, ao invés de falarmos sobre as fitas que conseguimos e queremos conseguir, começássemos a discutir o verdadeiro motivo de colecionarmos VHS. E aí está outro vacilo master que cometi na minha entrevista do YouTube: em absolutamente nenhum momento eu falo - ou tento citar - uma razão remotamente plausível do que me leva a caçar VHS tão intensamente.

O conselho que eu deixaria para qualquer um é o seguinte: não colecione porra nenhuma. Nada. É melhor gastar o seu tempo, os seus esforços e o seu $$$ tentando contactar alienígenas, ou procurando uma forma de invocar os Antigos. Ou tendo como meta de vida ir em shows de artistas-bandas de qualidade, que ainda possuam frescor e sejam relevantes - e que não estejam chutando cachorro morto, continuando na ativa somente para lucrar encima dos fãs iludidos e sem senso crítico.

Sobre o lance do VHS, só faço isso por falta de uma ideia melhor, e na esperança de que, um dia, conseguirei tornar a visão que eu tive naquele dia em realidade.

Agora, sabe o que seria a maior piada de todas?

Outra pessoa conseguir a VHS Premonição, sem fazer a menor ideia do seu poder maldito ou do que fazer com a fita. Essa não é uma simples VHS, e poderá amaldiçoar eternamente os não-iniciados. É, no fim das contas, a única VHS mágica e maldita que existe - se é que ela existe, ou já existiu um dia.


9 comentários:

  1. Fala Marcio!

    Não é só Premonição que é capaz de amaldiçoar, não! Tenho várias que podem amaldiçoar: "Viagem ao Céu da Boca", "Força Invasora", "Obsessão Mortal", e as minhas recentes "Narco Killer" e "King Dick". Esse último já sabia que era pornozão pelo nome, mas não imaginava que era desenho animado (ele é italiano, foi feito pra pegar carona com Fritz the Cat).

    O meio do VHS é assim: 95% é 171 ou Sick Fuck. E desses 95%, 99,9% possuem as ultra-raridades.

    Eu tenho uma boa razão pra caçar VHS, pelo menos as mais raras: com a inevitável extinção da mídia física, as obras mais malditas ficarão mais valorizadas.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Caroccia.

    A minha resposta sobre Viagem ao Céu da Boca, na realidade, virará um post.

    Obsessão Mortal também é uma fita do caralho.

    E nem tem muito o que dizer de Força Invasora, já que David Prior é o diretor gringo que mais representa o formato VHS, já que mesmo os seus lançamentos em DVD e Blu-ray tem qualidade de VHS! As Deadly Prey estão entre as fitas que eu mais adoraria ter. Caso as conseguisse, acho que olharia para elas ao menos uma vez por dia, maravilhado.

    Já as outras duas eu não conhecia, e tive que recorrer ao VideoBook. Fica a dúvida: o seu King Dick é da Elite ou da Hot? Lá diz que saiu pelas duas. Capas iguais, será?

    E, se possível, me diga qual é a sua VHS mais procurada.

    Continua...

    ///

    ERRATA: Adquiri uma dúzia de fitas VHS do final de Junho até agora, nessas caças ''grand finale'', e não meia dúzia como disse no post.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Marcio!

    A minha King Dick é da Hot. No ML há a parte da frente da capa do vhs da Elite.

    Das minhas VHS, acredito que as mais cobiçadas são, além de Obsessão Mortal, as da Dado Group (quem conseguiria uma A Cauda do Escorpião em pleno 2019?). Força Invasora também, pois é quase impossível de achar, mais que a Deadly Prey.

    Nunca consegui a Deadly Prey, mas conheço vários que já tem.

    ResponderExcluir
  4. Hey, Caroccia.

    E qual será a VHS que você mais procura? Alguma Dado, provavelmente... :)

    Você conhece mais alguém que possua Força Invasora?

    Tipo, você deu um argumento razoável sobre o motivo de você achar Força Invasora mais rara - e valiosa - do que Deadly Prey, mas é naquelas: Exterminador de Mercenários / Extermínio de Mercenários é o filme mais épico, icônico e unânime do Deadly Prior, o melhor-pior filme já cometido pelo ser humano. Por isso, ao menos para mim, é a VHS mais fodástica do diretor, e uma fita que eu procuro fortemente desde 2004. (Nesse caso, é tipo Premonição. OK, talvez até existam outras fitas ainda mais raras, lendas urbanas ainda maiores, e o caralho a quatro. Mas Premonição sempre será a VHS mais valiosa de todas para mim. Nenhuma outra pode sonhar de chegar perto dela.)

    Além do Albino ''Adolf Hitler do VHS'' Albertim, do Patrick Nargaroth e de um maluquinho lá do Clube do VHS, tem mais alguém que possua alguma das duas Deadly Prey?

    ResponderExcluir
  5. Já sobre outra parte do seu primeiro comentário...

    Cara, eu conheci o nosso adorado (?) Rafael Jader Gonçalves, AKA Cinéfilos e Coleções, AKA Sick Fuck, pessoalmente, e posso dizer que existem tipos piores que ele no nosso meio. Aliás, esse deve ser um dos motivos pelos quais eu fiquei tão perturbado: devo ser o único ser humano com a ''sorte'' de ter conhecido tanto o Sicko Fucko quanto o Albino pessoalmente!

    Pois bem. Longe de querer defender alguém tão xarope da cabeça, posso dizer que o Jader é um tanto autista e naturalmente sem noção, e não faz suas malandragens por má vontade: o cara tem MESMO sérios problemas mentais e precisa ser tratado. O Jader é a pessoa mais estranha que já conheci na vida. Por essas e outras, nem fiquei puto quando ele arrancou uma fita da Panamerican das minhas mãos e disse: ''Essa é minha e ninguém toca. Mais uma para a Panamerican-teca.''

    O cara é totalmente lesado da cabeça, e não está fazendo tipo. Não ficaria surpreso se, um dia, ele matasse alguém por causa de fita. O vi, pessoalmente, brincando com VHS no extinto Apê das VHS na Liberdade. Brincando como se fossem bonequinhos, sentado no chão, com uma caralhada de fita espalhada ao redor dele!

    Já os outros quatro mais queimados do Big VHS Brother Brasil (o rei mundial dos joguinhos scumbag e do mal caratismo Albino Albertim, o expert em transmitir dor de cabeça Ricardo Vey, o heterofóbico Rosqueiro Anônimo e a insuportável Sra. Xaropeta) tem perfeita consciência dos males que causam, e são peritos em usar a inteligência para o benefício próprio e o dano alheio. Esse quarteto nada fantástico deve ser evitado com todas as forças. Sim, do Jader também é essencial manter distância total, mas, pelo menos, ele não é uma pessoa má; ele simplesmente é como uma criança, que precisa de séria ajuda psicológica.

    Enfim, os cinco aqui citados estão longe de serem todos os queimados do meio do VHS brazuca. Os não-recomendados também incluem alguns entrevistados do medíocre Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo (AKA Equívoco da Década - e que ainda agradece o Jader nos créditos finais, vê se tem cabimento uma porra dessas!) e alguns colecionadores de VHS que só não citarei nominalmente por não ter 100% de certeza de suas falcatruas, já que nunca negociei nada com eles - mas que seguem beeeeem queimados com muita gente que tive e tenho contato.

    PS: Não tenho mais o que dizer sobre o Ricardo / Libido's, e pretendo não tocar mais nesse assunto - devidamente encerrado na metade de 2016, quando entrei naquela loja pela última vez. O recado já foi dado de forma clara. Depois disso tudo, só negocia com ele quem quiser quebrar a cara e ter múltiplas dores de cabeça.

    ResponderExcluir
  6. Bichão, é o seguinte... meu caro, prezado e querido Márcio:
    não repare mas eu estou numa fase brutalmente downhill. Durango, sem foco e sem vontade de nada (além de encher a cara e dormir). Então, primeiramente venho aproveitar esse momento e espaço para pedir desculpas por ainda não ter respondido seu email (dois, na verdade). É simplesmente isso: a falta de tempo, vontade e... ainda por cima ando sem celular e consegui a proeza de deletar a placa receptora de wifi do meu Notebook (!!!). Oh, fase! Mas, de ante-mão: é óbvio que aceito a proposta. E conversaremos de maneira mais detalhada e minuciosa via email. Mas, só vim aqui mesmo te dizer e pedir o seguinte: não desista nunca neste seguimento. Coloque o pé no freio e tudo mais, mas...não desista! Você é uma unanimidade e referência pra esse formato de colecionismo! E como eu sempre friso: apesar dos meus erros, te considero demais e quero muito te ajudar neste momento de desilusão. Nem que tarde algumas semanas ou poucos meses, em breve você terá algumas boas fitas na mão e, dentre eles: uns 3 pares de fitas que te farão retomar a paixão pelo formato e ver que nem tudo foi em vão. Que ainda há um pouco de leite em algumas pedras e que nem toda esperança está perdida. É isso! Desculpe ser esse bebum irresponsável... mas, lembre-se sempre o quanto te considero! Mesmo n sendo mais reciproco. Abraço, meu lendário amigo.

    ResponderExcluir
  7. Daqui a alguns anos, o cidadão ali encima ainda estará pisando na bola, e usando os mesmos discursos. Tudo para ele serve como desculpa, como justificativa para prejudicar os outros dentro do Big VHS Brother Brasil. Sem contar que é um sujeito que não gosta de ninguém, mas que, na internet, finge ser gente fina - reprimindo seu desgosto pelos outros - e se aproxima das pessoas tentando arrancar as fitas alheias.

    Meses atrás, mandei email para o sujeito em questão, somente para ver quanto tempo levaria para suas picaretagens ficarem claras novamente - o que, obviamente, não demorou a acontecer.

    Albino Albertim, o câncer do meio do VHS, e o sujeito menos recomendável possível do BBB VHS. Para quem estiver lendo isso, só digo o seguinte: NUNCA, JAMAIS negocie PORRA NENHUMA com esse cidadão. (De nada.)

    É isso. E que venha o mesmo fingindo estar mudado e disposto a acertar as coisas agora.

    É por essas e outras que eu odeio esse meio do VHS. Além de outros problemas, esse meio é todo corrupto, com seus habitantes seguindo negociando com os equivalentes do VHS ao Aécio Neves e ao João Dória.

    Prefiro ficar sozinho mesmo, e totalmente longe da dobradinha correio-internet; cujo uso também é, a meu ver, algo meio como trapacear.

    ResponderExcluir
  8. Ola..me chamo wanderlei camargo nao sei se ja ouviu falar de mim antigamente postava mta fita nesses grupinhos merrecas do face comecei minha colecao de vhs ha 2 anos me considero uma pessoa de extrema sorte nesse ramo pois nesse curto espaco de tempo consegui algumas raridades como fitas nostálgicas pelo menos pra mim dos anos 80..tenho 3 dos goonies 2 do evil dead..e uma vez um senhor qud mora em piracicaba comocou um anuncio no clube do vhs senao me engano dizendo que tinha umas caixas de fitas na casa dele e que irira jogar fora se ninguem quisesse,pois bem enchi tanque do carro fui la..sujeito extremamente ranzinza troquei algumas poucas palavras com ele fui embora,qdo cheguei em casa abri a caixa tive a plena certeza ter feito a coisa certa,a primeira fita deadly prey toda empoeirada mas intacta capa um pouco rasgada claro mas pelo valor historico e raridade pulei de alegria,e tinha outras tbem nao cabe ficar citando aqui..talvez eu faca um blog tbdm sobre o assunto sei la,esse meio e estranho capaz de ficarem com inveja ate do blog!,mas enfim meu caro vmos chegar aonde quero,quando comecei a colecionar estava todo euforico mundo novo,"amigos"novos,gente que parecia ter os mesmos interesses que eu.pois bem me decepcionei demais claro,como vc descreveu ae nos comentários,tem mto fdp no meio,ate diria que e o meio onde mais tem! Gente que me vendeu so carcaca da fita,um que me vendeu so a capa a fita dentro era outra achando que eu nunca ia descobrir,e tantas outras merdas bizarras,claro que teve alguns muito bem intencionados mas pra encurtar logo isso aqui te digo uma coisa,se serve de consolo ou nao,cara isso aprendi com tempo,colecione pra vc!foda se os outros,tdm gente quer ter todos as fitas do sexta feira 13 quer ter varias copias do hora pesadelo 4 so porque e mais dificil de achar! Meu esse povo tem se fuder mesmoooo,cara como disse eu tenho filme repetido aqui mas e porque eu amo de paixao esse filme,assisto sempre e se uma pifar tenho a copia aqui! Agora querer colecionar pra ter aprovacao de outros fdp,ah vc vai se frustrar e mto,tdm um ae se diz ter mais de 20.000 vhs mas vc entra em contato ele te diz:nao negocio minhas fitas e tudo 300 400 reais,adivinha mandei enfiar naquele lugar,e engracado que ele e cultuado no meio,cheio de súditos que dao oq ele quer em troca de filmes que eles nunca viram na vida so querem porque alguem falou que e raro! Ja vi gente vindo me perguntar daquela bosta de filme porno da xuxa mandei ir se lascar,ja peguei aquela porranna mao por 2 reais no azilo aqui minha cidade e nao quis..nao quis porque eu nao gosto! Nao vou ficar me irritando ou tentando vender essa merda por 7000 no ml! Enfim cara colecao tem que ser prazerosa,eu tava colecionando e publicava nos grupos tentar agregar esse meio morto,mas percebi que os outro nao tao nem ae,único proposito e ter oq e seu! Bem da verdade que rede social foi feita pra isso ne ativar inveja nas pessoas mas achei que nesse meio seria diferente grande ilusao! Hj coleciono e continuarei firmw e forte,mas so fitas que eu gosto que num determinado momento fizeram parte da minha vida! Estou a procura da pavor na cidade dos zumbis e joao e maria da america video..ja me cobraram 400 nelas por mim que mofem na prateleira desse babaca nao pago! Bom essa dica cara tenha prazer na tua coleção..levante todos os dias olha pra ela e diga e minha! Isso daqui uns 20 30 anos vai ser mais raro ainda..desculpa ae longo texto precisava desabafar faz tempo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderlei. Muito bom o seu comentário: o seu desabafo foi bem vindo com certeza.

      Faz mais de dois anos que não circulo em grupo do Facebook, portanto estou totalmente desatualizado sobre o que acontece por lá. Aliás, odeio Facebook :)

      Só por curiosidade: sua Deadly Prey tem a capa desenhada ou com o ator mesmo, e o título está como ''Exterminador'' ou ''Extermínio'' (de Mercenários)?

      Sim, é isso mesmo, esse meio é cheio de FDPs. Não sei se você chegou a ver o meu post ''O Fim Absoluto...'', do mês passado. Eu abordei esse assunto no post em questão e mais ainda nos comentários.

      ''Colecione pra você e foda-se os outros.''

      É bem nessas mesmo. Está certo.

      O máximo que já paguei numa VHS foi 70 reais n'O Mistério no Colégio Brasil, porque era uma das fitas que eu mais queria. Mas, hoje em dia, não pagaria tudo isso porque o vendedor foi escroto. Jamais pagaria 100 reais ou mais numa fita a não ser que fosse Premonição do Fulci - isso é, caso eu ainda colecionasse VHS, é claro.

      Amor Estranho Amor não é essa fita mega-rara que dizem ser, nem a pau. A primeira VHS do Fuscão Preto é até, provavelmente, mais difícil de achar do que essa.

      Até a próxima e, caso você crie mesmo um blog, pode vir aqui divulgá-lo, OK?

      Excluir