quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Titio Marcio Censurado Duas Vezes pelo Blog do Jotacê


Publico aqui, na íntegra e sem adulteração, os meus dois comentários recém-censurados no Blog do Jotacê - outro desses veículos de colecionismo de mídia física que, na pior linha Josi Vargas e Cinema Ferox, prestam um grande desserviço ao fazer publicações diversas enchendo a bola da Versátil e da Obras-Primas, sem nunca fazer nenhum tipo de crítica a essas empresas para lá de hypadas (e careiras também).

///

FORD ESSENCIAL

''Spielberg é o mestre da fantasia, Uwe Boll é o mestre dos filmes horríveis.''

Discordo. Para mim, é assim:

Uwe Boll é o mestre dos filmes de serial-killer (Trilogia Rampage, Amoklauf, Um Homem Contra Wall-Street, Manhã Sangrenta, Sanctimony: Crimes Diabólicos, Seed: Assassino em Série), enquanto Steven Is Pig sim é o mestre dos filmes horríveis, mentirosos, emocionalmente chantagistas e tremendamente utópicos. Tirando Tubarão (que admito ser genial), pode jogar toda a filmografia dele no lixão. Quer dizer, jogar não, deixar lá.

Já sobre o Ford Essencial...

Mais uma coleção fucking mess da Versátil Hype Vídeos, com quatro filmes de quatro décadas diferentes, e juntados da forma mais bagunçada possível. Aí vem o curador deles, o Sr. Mete o Louco, dizer: ''Mas fazemos dessa forma em nome do custo-benefício'' e bla bla bla. O que não faz sentido algum, já que o preço é elevado demais para tentar jogar uma coisa dessas pra cima da gente.

Versátil, se vai meter o preço lá em cima, que faça então lançamentos individuais. Assim a gente escolhe que filme a gente quer comprar, e que filme a gente não quer comprar. E, dessa forma, não os teríamos dessa forma espremida-zoada.

Mas, se for pra fazer combos-boxes, tente trazer uma seleção organizada. É pedir muito?

Sem contar que esses combos aí provavelmente contam com alguma perda de qualidade nas transfers, já que, lá fora, tendem a receber um BD 50 por filme - e, no caso da Vexátil, recebem um BD 50 para DOIS filmes.

Combo em Blu-ray só serve para coisas fuleiras, tipo Slumber Party Massacre 2 + 3 juntos no mesmo BD, ou, talvez, uma dobradinha de diretores bagaceiras tipo Roberta Findlay e David DeCoteau. Colocar dois clássicos como No Tempo das Diligências e Rastros de Ódio juntos no mesmo BD é esculhambado demais. Uma Arrow ou Criterion ou Eureka - ou qualquer outra empresa realmente séria - jamais faria uma pataquada dessas com seu público.

E que venham os fanboys da VHV me chamar de troll, de chato, de mal humorado, de equivocado e afins. Que vocês continuem idolatrando a VHV, fazendo abordagens chapa branca da empresa e engolindo tudo que eles fazem sem nunca ter nenhum senso crítico.

Ford Essencial: fico sem numa boa, mas não compro. Nesse caso, prefiro continuar com os meus DVDs / rips desses filmes.

PS: O pior de tudo mesmo são os canais do YT que fazem um trabalho de permuta, vendendo a integridade em troca de presentes da VHV. Os bons canais da gringolândia entendem que, em respeito aos seus inscritos, eles devem fazer reviews sinceros dos produtos que as empresas enviam pra eles: elogiar o que tem que ser elogiado, e criticar o que deve ser criticado. Já aqui no Brasil rola toda uma mentalidade do tipo ''cavalo dado não se olha os dentes'', e ficam todos nessa babação de ovo pra VHV. É ridículo. As empresas não são nossas amigas, e merecem críticas quando for preciso. Canais desse tipo não merecem um inscrito sequer. É só ver um canal gringo sério, tipo um Films at Home, que, quando é preciso criticar uma edição enviada para ele por uma empresa, ele diz de forma comportada ''agradeço a vocês pelo envio da edição'' e, em seguida, massacra a mesma da maneira mais detalhada e minuciosa possível. É uma coisa que nós NUNCA VEMOS NO BRASIL.

///

LYNCH ESSENCIAL

Comentando mais um teco aqui. Pelo tamanho do post, é possível que ninguém o lerá, mas vamos lá...

Cidade dos Sonhos é o segundo filme da Trilogia Mulholland Drive, seguindo A Estrada Perdida e antevendo Império dos Sonhos. Aí sim seria um box que faz sentido: três BDs, um para cada filme - tudo organizado, bacana e em ordem cronológica.

Mas é óbvio que, como a Versátil Hype Vídeo não quer saber de organização, e sim de bagunça generalizada, eles jamais fariam um box assim.

E sim, como Império dos Sonhos ainda inexiste em BD mesmo lá fora, o ideal seria esperar - para poder lançar um box assim futuramente. Ou, então, poderiam sair fazendo lançamentos individuais de alguns filmes do Lynch.

Mas ei, por que fazer lançamento individual, se dá para espremer O Homem Elefante e História Real juntos no mesmo BD, né? Inacreditável a falta de noção dessa distribuidora... Três filmes sem ligação entre si, de décadas e estilos diferentes, no mesmo box - sendo um disco com dois desses filmes juntos. ZORRA TOTAL.

E tem outra coisa, que NINGUÉM JAMAIS COMENTA: a Versátil não sabe dividir os capítulos direito, e o faz da forma mais zoada possível. ''Ahh, Marcio, mas é frescura se importar com coisa assim.'' Bem, se é frescura ou não, eu não sei. Mas uma coisa precisa ser dita: apesar de achar Cidade dos Sonhos uma obra-prima, tem uma certa cena, 10 minutos no filme, no Winkie's, que eu não consigo mais assistir. De todos os filmes que já vi na vida, é a única cena que eu não consigo mais assistir: quando assisti este filme pela última vez, em 2014, achei que teria um ataque cardíaco ali. Aí que percebi uma coisa: eu desenvolvi uma fobia com essa sequência. Quem viu o filme sabe do que estou falando: é uma puta cena assustadora do caralho.

Pois bem. No BD da Criterion, como deve ser tudo bem organizadinho, com os capítulos divididos decentemente, eu só precisaria pular o capítulo, e avançar pra próxima cena - no caso, o alívio cômico, com os dois carinhas lá.

Mas como eu farei isso no BD da VHV, já que eles não sabem dividir capítulo? Lembro bem disso no Argento Essencial: os capítulos divididos a la Imagem ou California, pulando uma porrada de coisa e indo parar lá no meio duma cena, coisas do tipo.

Se eu quiser pular essa cena no BD da VHV, terei que avançar no FF, dar play em alguma parte da cena seguinte, voltar com o rewind e dar play o mais rápido possível no finalzinho total da cena anterior. Será ''a fucking mess''.

Versátil, custa dividir corretamente e cautelosamente os capítulos, cena por cena, como as empresas sérias gringas fazem?

(Bem, não dá pra cobrar seriedade duma empresa que coloca a dupla de mestres Bava-Freda junto da imbecil da Kathryn Big Low no mesmo disco - um DVD, para piorar mais ainda...)

///

OK, vocês decidem se os meus comentários foram corretos ou não; se mereciam ou não essa censura aí.



 

7 comentários:

  1. É de foder.
    Quando não é o YT com seus bugs escrotos enfiando no rabo os comentários alheios , são pessoas aí que são contra a liberdade de expressão quando essa liberdade fere o ego delas. É de lascar mesmo, amigo, ninguém merece. Confesso que não conheço as obras e autores ali citados, mas mesmo assim, suas críticas me pareceram pertinentes. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu pelo apoio.

      Sim, foi deprimente receber essa censura por parte do Blog do Jotacê, veículo que até possui lá seus acertos, mas que, infelizmente, embarca nessa onda chapa branca de canais como Josi Vargas, Cinema Ferox e vários outros - que prestam um gigantesco desserviço para o mercado de home video no Brasil, aceitando TUDO que a Versátil / Obras-Primas faz sem nunca tecer crítica alguma a eles. Lamentável.

      E o pior de tudo é pensar que, numa época distante, o Marcelo Carrard do Ferox foi sim relevante. Inclusive, o antigo blog dele, Mondo Paura, foi uma grande influência para mim. Triste demais ver os nossos heróis do passado se perderem. Deplorável.

      Acabei de entrar on, e verei agora o seu último vídeo no canal principal (o cover do Barão) e também o novo do Desconstrução Política (expondo o imbecil do Moro, o juizinho metido a rockstar). E, por falar em scumbags desse naipe, que lindo o afastamento do Witzel lá no Rio, não? Seria fucking amazing se, aqui em SP, a mesma coisa acontecesse com aquela bichona enrustida do governador local, o escrotíssimo Ju-On Dólar, AKA O Maior Odiador de Pobres do Brasil. Mas, como o PSDB (Pilantras Sanguessugas que Dão a Bunda) é um partido blindado, provavelmente nada acontecerá: os filhos da puta desse partido podem aprontar o que for, que sempre acabam escapando ilesos.

      Excluir
  2. Mais uma coisinha complementária sobre Cidade dos Sonhos / Mulholland Drive...

    Estou com um DVD defeituoso (aquele anime chato pacaray O Fantasma do Futuro / Ghost in the Shell, que originou um filme live action mais chato ainda, estrelado pela Scarlett Johansson) que comprei num sebo por 5 mangos, pouco antes de começar a quarentena.

    Nesse sebo em questão tinha o DVD americano lacrado do Mulholland pelo mesmo preço. Portanto, assim que for possível, quero voltar lá e fazer a troca pelo filme do Lynch. Afinal, não estou disposto a pagar mais de 100 reais (!) no BD da VHV. E, afinal, esse DVD gringo provavelmente dividirá os capítulos melhor que a edição da VHV, de qualquer forma.

    Mulholland, além de ser um grande filme, ainda tem todo um apelo fap, pelas cenas de ''fight'' entre as duas protagonistas gostosas, além duma sequência solo da Naomi.

    E uma parada curiosa: o pai da Miley faz uma ponta no filme, lá pelas tantas.

    Já sobre o BD da Versátil, vou esperar para tentar colher informações (através de reviews e afins) quando for a hora. Só sei que o máximo que poderia gastar nessa edição é 60 reais ESTOURANDO.

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcio, tudo bem? Não sei se já lhe falei, mas estou a sua disposição para conversarmos, sobre o que quiser. E aproveito o espaço para dizer que, lá nos comentários você pode expressar sua opinião sempre que sentir necessidade, claro com respeito, e principalmente deixando claro que opinião é algo particular e que deve ser respeitada!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane. Agradeço o feedback.

      Pode ser que eu tenha dito alguma indelicadeza sobre você nessa postagem aqui (se for o caso, certamente não foi a minha intenção), mas gostaria de aproveitar e dizer que foi uma crítica construtiva, e reafirmar que, realmente, VHV e OP (apesar do dono dessa daqui aparentar ser um cara muito gente boa, e com um discurso aberto ao público - qualidades essas que não são necessariamente as marcas registradas da VHV, para dizer o mínimo...) possuem uma série de problemas frustrantes, principalmente a VHV; problemas esses que, muito infelizmente, são bem pouco comentados net afora.

      Para citar algumas falhas desse ano, foi bem decepcionante ver a OP lançar Perfect Blue em DVD a essa altura do campeonato. PB é um clássico dos animes que merecia um tratamento em alta definição. (Até eu consigo gostar pacas de PB, mesmo não sendo fã de animes - Akira e O Fantasma do Futuro, por exemplo, eu acho duas chatices insuportáveis e sonolentas.)

      Outra coisa estranha da OP foi em Um Lobisomem Americano em Londres, que eles fizeram questão de colocar um DVD de extras junto do BD. Eles estão usando a transfer da Arrow com o exato mesmo conteúdo da edição do Reino Unido, então por que precisaram colocar um DVD adicional, carregando o conteúdo bônus, se, na edição britânica, todo o material (filme + extras) está todo comportado no BD? Venho perguntando isso para todos os cantos da internet, e ninguém consegue me responder isso com clareza. A impressão que passa é a de que colocaram um DVD desnecessário na edição só para poder cobrar mais pelo box. Francamente, é essa a impressão que esse lançamento passa. Por isso, decidi não comprar esse box e, ao menos por enquanto, manter aqui o DVDzinho edição especial lançado por aqui no começo dos anos 2000 - que, aliás, me custou comente 5 reais, lacrado.

      Já a VHV me incomoda pacas com esses boxes bagunçados até a medula, colocando filmes sem ligações suficientes entre si juntos no mesmo pacote, às vezes até no mesmo disco. Essa zorra toda começou no Cronenberg Essencial, já que nos dois anteriores (Kubrick e Argento) eles haviam feito um trabalho digno.

      Mas, como foi dito antes, pelo menos a OP me parece humilde e com um diálogo aberto com o consumidor; e tomara que nunca entre nessa de lançar boxes-combos ultra-esculhambados em BD, como a VHV faz. Depois do Argento Essencial (que comprei no lançamento, em Maio de 2016), nunca mais comprei BD da Versátil. Na verdade, de Junho de 2016 até agora, a única edição da VHV que adquiri foi o - mediano doc - Cinemagia, no DVD duplo, quando entrou por R$ 30 na finada FNAC, lá em Julho de 2018.

      PS: Mas, de qualquer forma, curti sim os seus vídeos recentes sobre VHS, e até seria legal se você fizesse outros vídeos sobre o assunto.

      Excluir
    2. Entendo seu ponto de vista e aprecio demais a opinião de cada um.
      Colecionar mídia física, principalmente nesse país, é uma tarefa para corajosos.
      E vc deve concordar comigo, pq ou o colecionador tem muito dinheiro, aí é fácil, só importar os títulos que se interessar...
      Ou então, aceitarmos as edições lançadas por aqui, e quando eu digo aceitar eu entro na questão de gosto de cada um, e isso é algo muito particular. Conheço pessoas que só colecionam blu-ray, e percebi que vc não é uma delas, pois tem dvd na coleção e pelo visto, preza por essa edição.
      Então devemos concordar que alguém que fica só no blu-ray, coleciona formato de mídia, não filmes, sendo que pelo visto, não damos bola se o filme está em Bd ou dvd (ou até mesmo vhs, sendo meu caso). Não sei sua idade, mas com certeza os mais novos jamais conseguiriam, nos dias de hoje, assistir um filme no vídeo cassete, e dependendo da TV, nem engoliriam um filme em dvd.

      Eu sou da época em que um encarte, dentro do estojo Amaray. Falando dos capítulos e uma breve sinopse era algo digno de colecionador. Quem dirá uma edição com dvd duplo. Era o auge. Se o menu fosse interativo, já era extra na edição.
      Você lembra?

      Então, trabalhos como os que temos aqui, (falo de Brasil) me deixa feliz, edições em digipak (Que na minha opinião, são as mais legais) porém tem os que não curtem e ok, gosto é gosto.
      Entendo perfeitamente o que quer dizer com colocar 4 ou 6 filmes em apenas 2 DVDs. A mim, não incomoda a imagem, até pq como lhe falei, sou mais da época dos vhs e DVDs do que blu-ray. E sem contar no custo que tudo isso teria, já pensou, lançar filme por filme em embalagem individuais?
      Enfim, sempre haverá qualquer porém em qualquer edição lançada.

      Dado o auê do último lançamento de Parasita em Blu-ray...Tá por dentro do assunto?

      Não diria que fiquei chateada com sua colocação, porém gostaria de salientar que a ideia dos vídeos é apenas mostrar os detalhes da edição física, não sou nenhuma expert no assunto de imagem e som, por isso não vou além, mas sempre deixarei os comentários dos vídeos em aberto para qualquer um expressar sua opinião sobre a edição, desde que com respeito nas palavras e com os outros colecionadores que fazem parte do canal. Mas você pode sim, dar sua opinião sincera lá, falar sobre, sempre que quiser. Levando sempre em consideração a educação, e pela sua resposta em meu comentário, percebi que você é sim, uma pessoa educada.

      Só uma obs.
      Tenho um vídeo, onde mostro edições de Brinquedo Assassino 2 e 3, trazidos pela falecida Vinyx.
      Se vc ir lá e olhar os comentários, vai ver uma galera malhando o pau na edição e na empresa. Todos os comentários estão lá. Não deletei nenhum. Mas o curioso mesmo é que já assisti esses dois filmes várias e várias vezes é não tive nenhum problema com nenhum dos dois.
      Enfim... erros acontecem com todos, inclusive comigo e espero que com vc tbm, se não, estou falando com Deus é não me dei conta. Kkkk
      Brincadeiras à parte, um abraço!

      Excluir
    3. Realmente, a situação da mídia física está cada vez mais delicada no Brasil. Não acho que ela acabará em definitivo, mas, certamente, ficará cada vez mais nichada.

      Tenho muitos DVDs por ter comprado muita coisa do formato no passado, mas, hoje em dia, praticamente abandonei em absoluto o DVD. Fiz isso para focar nos BDs e também para economizar espaço. Da forma que vejo, no momento que existe uma mídia na mesma linha porém superior, não faz mais muito sentido continuar investindo no DVD. As únicas coisas que eu ainda pegaria em DVD são algumas temporadas restantes de seriados (algumas coisas de The Big Bang Theory e Hannah Montana), para fechar essas coleções, além do segundo Sexta-Feira 13, que é o capítulo que me resta no formato.

      Já o VHS, como foi o último de sua vertente, e como é algo nostálgico e mágico que transcende a (pouca) qualidade técnica do formato, eu continuo vendo como algo de bastante valor. Inclusive, talvez eu esteja a um passo de voltar a colecioná-lo. (Hoje mesmo estou completando 10 meses afastado das compras de VHS. Me aposentei por tempo indeterminado do VHS após passar 20 anos colecionando o formato.)

      Na minha opinião, a OP cometeu o vacilo do ano ao lançar Perfect Blue em um combo de DVD, ao invés de um BD solo. Se o dólar não estivesse nas alturas, esse é um que eu gostaria de importar no BD americano. É um raríssimo caso de anime que eu adoro. O descobri no começo dos anos 2000, através de um DVD pirata, e ele continua impressionante até hoje. Merecia um tratamento em alta definição por ser um dos animes mais cultuados da história. (Mas, como o cara da OP parece ser bem mais compreensível e atencioso que a galera da VHV, até acho possível ele se tocar dessa mancada, e lançar Perfect Blue em BD futuramente.)

      Talvez a VHV até lance alguns combos em BD sem perda de imagem (há quem diga que O Enigma de Outro Mundo deles possui falhas, mas, como não chequei essa edição, não sei), mas isso de mais de um filme por disco me incomoda. Não seria problema se fossem coisas um tanto bagaceiras com uma forte ligação entre si (tipo a Scream Factory lançando Slumber Party Massacre 2 e 3 juntos no mesmo BD), mas, a partir do momento em que temos grandes mestres como Lynch, Carpenter, Cronenberg e outros recebendo dois filmes por BD (de épocas e estilos diferentes ainda), isso me incomoda demais. Mas, OK, para quem não se incomoda com isso, beleza: cada um, cada um. Só penso que as empresas sérias do mundo (Criterion, Arrow e outras) não fariam uma coisa dessas.

      É triste pensar que eles ferraram o BD nacional do Parasita. Se bem que da Alpha não daria para esperar algo bom mesmo, já que eles sempre pisaram na bola na época do DVD, lançando edições vagabundíssimas. (Já em VHS até tiveram a sua relevância, junto da sua empresa irmã, a Betta, lançando preciosidades como A Caçadora de Almas, Tesis: Morte ao Vivo e Felicidade. Incrível pensar que o grupo Alpha só conseguiu mesmo acertar no VHS...)

      Não conferi essas edições do Chucky 2 e 3. Só possuo esses filmes em VHS mesmo :)

      Bem, valeu pela compreensão e pelas colocações, e até reconheço que alguns dos próximos lançamentos da VHV até parecem empolgantes (A Hora do Lobisomem, Os Inocentes, O Homem de Palha). Acho esses BDs solo (bem, na verdade, Os Inocentes é um combo com Os Que Chegam com a Noite - mas aí até faz sentido, já que se trata da sequência) bem mais intrigantes do que a saga Essencial, que eu só acho acertada mesmo nos dois primeiros volumes, Kubrick e Argento.

      E sim, eu vivo errando também. Muito mais do que deveria até.

      Excluir