domingo, 5 de abril de 2020

A CERTAIN MASSACRE = Integrantes do Ratos de Porão e o Documentário Guidable (Bullying)



Antes de qualquer coisa, não estou aqui para desmerecer o som e o legado do RDP, lendária banda brasileira de punk rock / crossover. Muito menos para rebaixar o ótimo doc Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão, um trabalho muito caprichado comandado pelo diretor Fernando Rick e sua Black Vomit.

O que eu quero apontar nesse post é o comportamento dos membros do RDP em algumas passagens do filme.

Me incomodou ver o quanto João, Jão, Jabá e Boka se mostraram autênticos bullies em trechos do doc. Se, por um lado, o som e as letras do RDP são respeitáveis, esse quarteto se revelou bastante intolerante e estúpido em alguns vídeos de arquivo, como a parte em que ficam infernizando um ex-integrante durante uma tour na Europa. (Parabéns ao doc por não ter nenhuma chapa branca em sua abordagem. Não teve nenhum pudor ao mostrar os caras do RDP como bullies terminais. Não é como aquela porra de Cinemagia que fica chupando os entrevistados até a medula.)

E sim, eu sei muito bem como é isso. Eu sei como é estar com alguém que se diz seu amigo mas que, na verdade, só quer te maltratar e humilhar. É muito difícil alguma coisa ser pior do que um grande bully fucking asshole, espertalhão e deturpador, que diz ''eu sou seu amigo'' ou ''eu fui seu amigo de verdade'', mas sempre seguiu te desrespeitando, fazendo acusações nonsense, e até te fazendo ameaças seriamente estúpidas.

Tudo que há de realmente horrível nesse mundo está ligado ao bullying.

(OK. Semana agora voltarei aqui com uma nova postagem, já que, desde final do ano passado, o 7NEC possui a regra de fazer ao menos um post por semana.)

4 comentários:

  1. ... bully de marca maior, que esculhamba os problemas pessoais alheios, e se mostra com uma certa postura fascista. Praticamente um Bozominion enrustido, até muito mais reaça do que muitas pessoas que votaram no Mijair Coronaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R.S.C. = Manipulador profissional, com especialização em assholeness, que só possui algum apelo geral por causa de um detalhe: vivemos numa sociedade que dá valor aos canalhas que metem o louco; que os enxerga como vencedores descolados e ''COOL''.

      É mais do que a hora certa de deletar esse ser da minha história.

      Excluir
  2. Putz, ouvi falar nesse documentário, mas não sabia que o João Gordo, quem diria era bulinador.
    Que horror.
    Os outros integrantes da banda eu mal conheço, mas lamentável por eles também. Lamentável demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Guitardo.

      Por mais que tenha sua importância na história do punk rock mundial e da MTV Brasil, João Gordo parece ser daqueles caras tipo Jorge Kajuru, para se admirar a distância. Mas sei lá. Quem sabe o Gordo é de boa hoje em dia, né? Não sei.

      Seja como for, em certos trechos de arquivo do Guidable foi bastante difícil aguentar ele e os outros três caras do Ratos citados no post.

      Assim sendo, quando relembro o icônico embate entre Gordo e Dado Dolabella (um dos maiores clássicos do YouTube Brasil), eu fico do lado da briga. Afinal, entre um bully e um pitboy, é difícil ficar do lado de algum deles. (Já musicalmente o Gordo ganha de lavada. Apesar que devo admitir gostar de, pelo menos, uma música do Dado.)

      E sim, bullies são a escória da humanidade. Scumbags sem salvação munidos de covardia e escrotice.

      Valeu pelo comment e até a próxima.

      Excluir