quinta-feira, 5 de maio de 2016

Área 51

If NASA told the truth for one day, its world would fall apart.


''Eles não são essas coisinhas fofas e amigáveis. Eles são assustadores.''

Há, nada é melhor do que resenhar filme de alienígena féla da puta. Ou de alienígena realista, se preferir.

No passado, o blog 7 Noites em Claro abordou o sensacional e aterrador Contatos de 4o Grau, em que Milla Jovovich enfrenta os scumbags do espaço sideral. (Portanto, uma mulher de outro mundo lutando contra seres de outro mundo.) E agora é hora de lidar com outro exemplar do gênero ''alien nada camarada''.

Antes de começar a postagem sobre Área 51, outro found footage de temática alienígena, gostaria de mandar um forte salve pra todos os fãs de horror que preferem aliens a zumbis, vampiros, lobisomens, múmias, etc. Mas obviamente me refiro aos ETs do mal. Spielberg é o escambau. E morte ao JJ Abrams. Esses dois paspalhos nulos são responsáveis pelas três piores atrocidades já cometidas no assunto: os patéticos Contatos Imediatos de Terceiro Grau, ET: O Extraterrestre e Super 8. Me recuso a acreditar que, no fundo, ALGUÉM realmente gosta dessas desgraças sem precedentes.

A má influência de Spielberg é tão prejudicável que chega ao cúmulo de estragar filmes que poderiam ser obras-primas, como Sinais, do M. Night Shyamalan, que destrói todo seu potencial nas patéticas redenções finais. E até o próprio Super 8 possui bons momentos, antes de despencar e se tornar uma das coisas mais imbecis já vistas.

Maldito Spielberg e seu legado de produções idiotas. ET bonzinho é o caralho.

OK. Agora que os nerds chupadores de bolas das asneiras made in Hollywood caíram fora, podemos falar sobre Área 51 em paz.

Área 51 é a mais nova incursão de Oren Peli no território found footage, estilo que ajudou a reinventar com o ótimo Atividade Paranormal, realizado em 2007 e transformado em fenômeno pop dois anos mais tarde. Peli segue então um rumo semelhante ao de Eduardo Sanchez (A Bruxa de Blair, Adorável Molly, Eles Existem): dois cineastas dedicados do found footage, subgênero que serve pra provar que nem só de pornografia vive o mundo das filmagens em P.O.V. (''Point Of View'', ou primeira pessoa).

A produção de 2015 (da Blumhouse, de Jason Blum) acompanha a trajetória de um trio de amigos ufólogos (o freak master e lesado terminal Reid, sósia do Norman Reedus (''Norman Reidus''), o segundo mais obcecado Darrin, e o menos xarope do grupo: o motorista Ben) ao hiper-secreto local do título, a gigantesca base pertencente ao Governo Americano (e/ou aos próprios aliens) dedicada aos estudos alienígenas, tecnologia avançada e ''God knows what else''.

A película é dividida em duas metades. A primeira é o planejamento, após um acontecimento peculiar e enigmático, durante uma festa, virar a vida do protagonista Norman Reidus de cabeça pra baixo. A segunda, a invasão. Para evitar spoilers, ficarei somente no planejamento, e não comentarei nada relacionado a invasão.

Após passarem três obsessivos meses vivendo como reclusos freakazóides, planejando e revisando exaustivamente cada mísero detalhe do plano, o nosso trio de bravos e loucos caçadores de criaturas do espaço segue rumo a jornada kamikaze definitiva: viajar pra cidade de Rachel e invadir o ''Fifty First State of America'', como diz na única música de sucesso duma certa banda aí. Após conversar com os fanáticos locais, o plano é colocado em prática.

O grande problema do filme: enquanto a primeira parte é EXCELENTE, a segunda chega a ser um tanto frustrante. Apresenta uma teoria bastante interessante sobre ''a base do tamanho da Suíça'', mas não consegue manter o nível de excelência visto nos 45 minutos iniciais, caindo para clichés e amadorismo.

Mas é óbvio que Área 51 merece uma conferida da mesma forma.


PS: Não sei se ele veria algo de interessante nessa resenha e/ou na próxima, ou se concordaria com alguma parte delas, mas de, qualquer forma, dedico essas duas postagens ao Christian Petermann, que faleceu essa semana. Agora nunca mais será possível vê-lo no Ronnie Von, ou assistir seus debates. Descanse em paz, Christian.

5 comentários:

  1. Boa noite, velho. Como está?
    Enfim, vou tentar ser bem dinâmico pra ter mais chances de você ler isso:

    Um amigo meu colou no meu inbox o que me parece ser uma postagem sua no Face, me citando.
    Eu francamente tentei entender o que você quis dizer com a segunda parte, mas não consegui.

    Você ficou chateado de eu ter ripado o PORTA PARA O SILÊNCIO e ter trocado essa copiagem com outras pessoas?
    Se ficou, me informe. Que não passo para mais ninguém nada do que você conseguiu para mim, ok? E desculpe, caso dei mais um mole.

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Voce esta certissimo filme de aliens bonzinho não são legal tem que ser do mal e explodir logo essa merda de planeta e filmes de ficção lá puxa saco do americanos tambem estou fora ( com Independency Day ,argh ! e pior fizeram o segundo filme deste lixo,poe uma coisa dessa ) não sei se voce já assistiu esses filmes de aliens : Fogo no Ceu ( e historia real de um cara que foi abduzido é bom filme,eu gostei, saiu em VHS pela CIC Video e outro é Intrudes é bom tambem nesse tem varias penas historias sobre alienigenas aqui na Terra ,lançado pela CBS/Fox Home Video.
    ate filmes que gosto de Ficção : Alien o oitavo passageiro,Galaxia do Terror, Mercenarios da Galaxia ( esse é por que tem dois atores que gosto ,George Peppard e John Saxon ) , Breeders 1 e 2 , StarCrash, O Humanoide, Terror no Espaço ,Invasores de Marte,Sob o Dominio dos Aliens , A Criatura ,etc,etc...
    Filmes de Ficção são otimos principalmente quando os alienigenas são maus ai o filme rende bons comentarios,logico! isso é para que é fã deste genero.
    Boa postagem .. ate a proxima !
    abraço .

    ResponderExcluir
  3. Spektro, como o meu tempo aqui será bem curto, vou perguntar pelo blog mesmo: você sabe informar se o Liquid Sky da Cult Classic está com a imagem/áudio OK? O Armadilha para Turistas é como você disse mesmo: imagem não tão boa, além de bastante escura. E tem mais: o áudio (pelo menos no original em inglês) tá levemente fora de sincronia.

    Depois a gente se fala melhor.

    ResponderExcluir
  4. Ola,Marcio ! respondendo á sua pergunta Liquid Sky esta com imagem perfeita e som esta otimo tambem . eu comprei ele e não me arrependi ate hoje de te-lo ,os primeiros filmes lançados pela á Cultclasscs estão á imagem muito boa .. mas de uns tempos pra ca os caras desta distribuidora resolveram pisar na bola trazendo para nos material muito porco outro filme que comprei dela e 'A Lenda do Lobisomem " o audio em portugues esta muito abafado como se fosse tirado de uma fita VHS gravado em EP, a imagem para ter sido chupada do youtube .. eu só comprei filme por que nunca tinha assistido ele e tambem por causa do Peter Cushing ao qual sou muito fã dele.
    Espero ter lhe ajudado

    Um abraço e ate mais.

    ResponderExcluir
  5. Hail aniquilação total do planeta - seja pelos aliens ou não.

    ResponderExcluir