quarta-feira, 29 de junho de 2016

Breaking Bad & 24




Difícil de acreditar que já gostei de 24 Horas um dia. Difícil de acreditar que já não gostei de Breaking Bad um dia.

No caso do primeiro, bem, eu era adolescente e vi a primeira temporada (e só ela) na época em que surgiu. Tinha a musa suprema Elisha Cuthbert (Show de Vizinha, Casa de Cera, Cativeiro), além do ator maldito por excelência: Michael Massee, o gangster Andy do maravilhoso A Estrada Perdida. Massee também interpretou um certo homem misterioso nos finais dos dois últimos problemáticos filmes do Emo-Aranha (que, apesar dos ''pobremas'', são certamente melhores que a trilogia assinada pelo ''traidor do movimento'' Sam Raimi), além de ter (acidentalmente, é claro) causado a morte de Brandon Lee durante as filmagens d'O Corvo - algo que o deixou traumatizado e com um certo desgosto pela indústria cinematográfica como um todo, fazendo com que o ator não goste de ver filmes ou séries de TV.

Fui recentemente revisitar 24 Horas e, PQP, que treco ruim da porra. Difícil de se importar com algum dos personagens dessa tralha escapista feita sob medida para entusiastas de tranqueiras tipo James Bond e Jason Bourne. Imagino que até quem curta isso, deve curtir sabendo que é algo ruim e que, se for pensar bem a respeito, irá se tocar que se trata de porcaria da pior espécie. Pior ainda é pensar que uma temporada inteira acontece em apenas um dia! É o cúmulo do ridículo. O expectador tem que aceitar ficar mais burro pra poder gostar dessa atrocidade. Como diabos eu já curti isso? Bem, eu era adolescente, e acho que a participação da Elisha e do Massee falaram mais alto que qualquer outra coisa. Ahh, inclusive eu me lembrei agora como cheguei a 24 em seu surgimento: eu era obcecado por uma atriz da Full Moon, a Megan Ward, e alguém por aí disse ''a filha do Jack Bauer se parece com a Megan Ward''. É óbvio que tinha que verificar se isso era verdade, daí acabei conferindo a primeira temporada de 24. (Além de Massee, outro Michael vilão d'O Corvo apareceu em 24: o Wincott, que está em alguma temporada bem mais avançada. Ele poderá ser visto na série por quem chegar até tal temporada sem ter se matado antes.)

Já Breaking Bad (''A Química do Mal'') é uma série interessantíssima que só agora fui enxergar seu valor. Personalidades complexas, conflitos sérios e uma certa infiltração de todos os personagens no mundo da ilegalidade. Praticamente diz que somos todos fora da lei. É fascinante a forma como a série expõe que tudo que é proibido tende a ser mais excitante do que as coisas rotineiras, e de acordo com os termos da lei. Sem contar as excelentes atuações de Bryan Cranston (Drive) e Aaron Paul (A Última Casa) como a dupla principal, além do refinadíssimo humor negro.

Infinitamente mais relevante do que o indestrutível Jack Bauer acabando com todos os adversários em apenas um dia.

4 comentários:

  1. Eu sou assisti 24 Horas o primeira temporada depois desisti da serie por causa das suas tramas mirabolantes e sem conteudo,com varias conspiraçoes idiotas,que dá ate raiva ,eu não tenho saco para rever essa serie novamente e nem ter os Box -DVD dela ..e enquanto á Breaking Bad só assisti o primeiro episodio ,não gostei, achei lento trama e nem quis assisti o resto .. principalmente agora que todo mundo fala que é a melhor serie de todos os tempos, o que eu discordo teve series melhores nos anos 80 de aventuras,policiais,ficção e fantasia ,eu sei que esta serie é uma drama e de drama ,eu quero distancia já basta a vida ser um drama ,novamente um boa postagem .
    Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  2. Cara, entendo o que você quer dizer com ''de barra-pesada já tem a vida'' e tal, mas acho que a arte tem que ter algo de reflexão / conflito real para ser relevante, por isso acho que Breaking Bad tem bastante a oferecer. A série oferece entretenimento, mas não fica só nisso, ao contrário do Jack Bauer imbecil e suas aventuras nonsense. Inclusive, tive a infelicidade de ver uns trechos da nona temporada (!) de 24, e, PQP, é de querer dar uma voadora de dois pés na tela. Tem uma cena / revelação lá que é de uma caretice política inacreditável, conseguindo diminuir o que já era minúsculo (a credibilidade da série), tratando o espectador como um completo otário. Das piores coisas de todos os tempos.

    Ruindades como Jack Bauer, James Bond e Jason Bore parecem não ter fim.

    PS: Ahh, recentemente (cerca de uma semana após esse post, na verdade) vendi umas HQs antigas e uns LPs, e acabei comprando a saga completa de Breaking Bad em um box lacrado de ''Rai-azul''. Foi uma promoção irrecusável: caixa com 16 discos Blu-ray por 80 reais, ou seja, 5 reais por cada BD! 16 BDs que, juntos, custaram menos que os dois discos do Argento Essencial...

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que voce tenha comprado essa serie no qual voce gosta não sou ninguem para julgar o gosto de cada um ,pois cada um tem eu seu não é .. Breaking Bad não me atraiu com serie .. gosto de dramas mas em filmes pois se resolvem rapidos já em serie demora . pois cada episodio é um drama já não tenho paciencia para aturar essa series de hoje.. 24 hrs é uma delas ,Supermaquina não antiga essa nova ,que ruim para diabo.. enfim ! bom divertimento por ter comprado essa serie o importante é voce estar feliz com o que voce comprou há opinião dos outros não interessa,ok!
    Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  4. tem vários ester eggs no br ba.

    o Sr white tem esse nome pq branco é a mistura de todas cores, por isso a cor que ele está tem a ver com o humor dele na ocasião, tipo: verde=cobiça. qdo ele está de preto, é o Hisenberg.

    qdo ele mata alguém, absorve uma característica do executado, ex, crazy8, tirava a beirada do pão do lanche, o Sr Ermentraut, bebia whisky com gelo.Mas não assume a morte da Jane, porque na verdade ele se omitiu, não executou. eu tmb tive a impressão que foi porque ele não suporta drogados.

    ResponderExcluir