quarta-feira, 8 de junho de 2016

Versátil (lançamentos de Junho/Julho de 2016)






https://www.youtube.com/watch?v=fjlHLnG_1dA

Alguns comentários sobre certos lançamentos da Versátil de Junho/Julho:

EDGAR ALLAN POE NO CINEMA VOLUME II
Já é o décimo primeiro Argento lançado pela Versátil, além do quinto Fulci (que já havia feito possíveis referências ao conto do Poe no próprio Premonição). Uma curiosidade é que Gato Negro é um dos Fulci que o Argento mais gosta - os outros são O Segredo do Bosque dos Sonhos, O Estripador de Nova Iorque e outro ''Gato'', só que ''no Cérebro'' (avatar dum cidadão aí). Além dos dois, Sergio Martino e Luigi Cozzi também fizeram (cheios de liberdades, principalmente no caso do segundo) na Itália seus próprios O Gato Preto: No Quarto Escuro de Satã e Filmagem Macabra, respectivamente. Mas estou satisfeito com a VHS da Look da parceria entre o Argento e o Romero, e com o DVD da Continental do filme do Fulci (sei que sou suspeito, mas definitivamente não o considero um filme menor como é dito ali no vídeo - o revi meses atrás, e dei uma cotação de 4.5/5 para ele), que gostaria sim de também adquirir em BD, que seria a verdadeira atualização adequada; disponível lá fora pela Arrow. Os outros dois cheguei a assistir no passado, mas não tenho nenhum tipo de cópia. O filme do Corman, inclusive, eu não gosto. Aliás, Corman é, para mim, um cara que sempre esteve mais preocupado em fazer dinheiro do que fazer cinema com qualidade - o que o distancia de todos os outros cineastas do box, verdadeiros autores preocupados com a arte cinematográfica. OK, que venham as ameaças de morte agora. Em suma, não pegarei o segundo box do Poe.

A ARTE DE JACQUES RIVETTE
OK, estava eu no meio de outras pessoas enquanto assistia esse vídeo e, ao ver o anúncio de uma caixa dedicada ao meu segundo cineasta favorito, dei um grito de espanto bem afeminado e na linha Michael Jackson, o que fez com que os incautos assustados ao redor me vissem como uma atração de circo. Bem, agora são sete longas (entre eles, A Duquesa de Langeais / Não Toque no Machado e Paris Nos Pertence, anteriormente lançados pela própria Versátil nos anos de 2013 e 2015) mais um curta do diretor disponíveis por aqui em DVD. E VHS, alguém faz a menor ideia? Pesquiso isso faz anos e, até agora, não encontrei NADA de informação relativa a Rivette em VHS no Brasil. Alguém faz a menor ideia se QUALQUER coisa dele saiu por aqui no formato? Enfim, sobre a coleção em DVD: já é, de imediato, um dos lançamentos do ano. Mas, como eu tenho que ser sempre o cara chatão que fará críticas, acho que um lançamento mais especial seria incluir, numa edição dupla, A Bela Intrigante junto do pouco visto Divertimento, que (na melhor linha Jesus Franco) é uma versão diferente d'A Bela Intrigante remontada pelo próprio Rivette - que já havia feito algo parecido com Out 1 (que também espero que saia pela Versátil - de preferência com as duas versões). Bem, quem sabe Divertimento estará no box como um extra? Tomara que sim. De qualquer forma, A Arte de Jacques Rivette já está no topo da minha wish list e, assim sendo, poderei me desfazer de cópias não tão boas d'A Bela Intrigante e Um Passeio por Paris - já disponível em Blu-ray na gringoland, by the way. E fico na torcida por um Rivette em Blu no Brasil. Sei que seria bastante arriscado, mas não deixaria de ser absolutamente imperdível. E, com certeza, seria menos arriscado do que As Aventuras de Rabbi Jacob...

KWAIDAN
Pegaria se fosse em Rai-azul - disponível lá fora no formato. Como é em DVD, prefiro manter a edição da Continental - um dos primeiros DVDs deles que comprei, no ano de 2006, me custando 10 pilas; nos ''buliva'', of course.

CRONENBERG ESSENCIAL (BLU-RAY)
É, não foi dessa vez o Sady Essencial (comentado na postagem dos boxes em BD do Kubrick). Se nos boxes do Kubrick e do Argento a Versátil manteve certos padrões (os filmes da década de 50 no caso do Kubrick, e os dois melhores, e feitos em sequência, no caso do Argento) a coisa aqui degringolou um pouco (ficando meio bagunçado), com dois filmes da década de 70 (Calafrios e Filhos do Medo / Cromossomo 3), um dos anos 80 (Videodrome / Videodromo - A Síndrome do Vídeo) e um dos 90 (Naked Lunch, ridiculamente traduzido para Mistérios e Paixões). Sim, é verdade que Enraivecida: Na Fúria do Sexo é menor, e que A Escuderia do Poder não deveria existir, mas seria melhor se o box tivesse focado na década de 70, com os quatro longas daquela fase. Uma dúvida: será que Stereo e Crimes of the Future serão inclusos na coleção? Os dois trabalhos experimentais são o que tornam a edição d'A Escuderia do Poder, da Blue Underground, em algo apetitoso. Vou estudar a proposta de querer ou não o Cronenberg Essencial. Se fosse os quatro dos anos 70 juntos, aí iria pra minha wish list imediatamente. PS: o box será em steelbook?

BOX SURPRESA EM PARCERIA COM A LIVRARIA SARAIVA
Audition finalmente. Será com o título de A Entrevista (Sessão Comodoro e Fantaspoa) ou como Teste Decisivo (Mostra Carnificina)? E o que mais virá no box? Será um box do Miike ou um box de horror oriental? Ou o Obras-Primas do Terror 5? Ou, quem sabe, um box de cinema extremo? Sem querer ser chato de novo (mas já sendo), a essa altura do campeonato faria mais sentido (ou só faria sentido) pegar Audition em BD - devidamente disponível lá fora. Acredito que todos os interessados no filme já o viram séculos atrás, assim como possuem DVD ou DVD-R dele; fazendo do Blu-ray o upgrade ideal, principalmente em dez anos de existência da mídia - e 17 de Audition. Mas o negócio é esperar pra ver como será esse box - que provavelmente trará seis filmes em três discos. De qualquer forma... Antes tarde do que nunca. Se for algo bom o suficiente, então o pegarei numa ''promoção'' (AKA: menos caro).

2 comentários:

  1. Gosto do Roger Corman, mas concordo com você ele faz cinema por dinheiro e não por paixão á arte .. você percebe-se assistindo os filmes dele, ele parece que prende a mão para não soltar o dinheiro e o resultado dos filmes dele é desastroso .. mas gosto dele apesar das limitações de grana que ele impõe na produção de seus filmes.. solta essa mão ,roger !!!
    Esse diretor que você mencionou eu não conheço ..pois afinal não sou um grande apreciador do cinema francês .. não suporto á língua francesa .
    Cronenberg talvez eu não comprei ..pois afinal ! sendo sincero eu não tenho nenhum desse box essenciais .. talvez nem os tenha no futuro ... sou preguiçoso para ter box essenciais e rever esses filmes de novo ,alias ! não sou critico de cinema , para escrever sobre filmes que já assisti ,eu sim gosto de escrever comentários idiotas e de informação ridiculas e inúteis.
    E esse Obras Primas do Terror 5 - TERROR ORIENTAL , eu vou compra-lo ,claro no futuro quando tiver mas barato,desses filmes que saiu eu tenho Onibaba - A Mulher Demonio que saiu pela Wonder Video .
    Otima resenha e espero que novas apareçam.. um abraço .

    ResponderExcluir
  2. O Cronenberg Essencial eu poderei pegar SE abaixarem o preço um dia - mesmo caso do Obras-Primas do Terror 5.

    Rivette faz um cinema que exige bastante do espectador; mas que compensa bastante, com uma forma única de surrealismo. Alguns de seus filmes, em especial Duelle, possuem toques de horror precursor de Lynch.

    E, como já disse antes, seus comentários são sempre bem-vindos por aqui.

    ResponderExcluir