sexta-feira, 15 de julho de 2016

Cine Spektro: SPOILERS sobre Massacre no Colegial (1976)

''Este filme é a perfeita alegoria da vida escolar, e da vida em geral.''


De Rene Daalder, o mesmo realizador do sci-fi delirante Population One (cuja única nota em português que já encontrei na vida é a do scan ali, no final do post; scan retirado de uma Espantomania de 1986), do também sci-fi Habitat (único filme do diretor disponível no Brasil em home video?) e do documentário ''2 em 1'' - documentário dentro de documentário - Os Terrestres (que passou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), vem este Massacre at Central High, obra fortemente anárquica conhecida no Brasil como Massacre no Colegial, título com o qual foi exibida na TV aberta. Nomes cultuados como Andrew Stevens, Robert Carradine e Kimberly Beck integram o elenco deste mini-clássico setentista (mas quem brilha mesmo é o herói / vilão Derrel Maury), recém-lançado em Blu-ray nos EUA pela prezada Synapse.

Antecipando o icônico Atração Mortal / Heathers (que chupa sua conclusão descaradamente; fãs do cult oitentista tem a obrigação de checar Massacre no Colegial) e atrocidades nipônicas como Blue Spring e episódios de franquias do tipo Angel Guts e All Night Long, Massacre no Colegial é pura insanidade: após os bullies de uma escola serem exterminados, o herói libertador, responsável por tal revolução, se torna um psicopata ainda mais sádico do que tais bullies! Enquanto isso, os ex-oprimidos do colégio pegam gosto pelo bullying, e o antigo líder dos bullies (o único sobrevivente de sua trupe) vira uma espécie de herói!!!

E dá-lhe explosões e assassinatos disfarçados de mortes acidentais, neste clássico a frente de seu tempo. Fortemente recomendado, Massacre no Colegial também possui a curiosidade de ter sido elogiado por críticos geralmente avessos a filmes do tipo, como Leonard Maltin e Roger Ebert.




PS: Fuçando o IMDB, descobri que, inicialmente, Mark ''Luke Scumwalker'' Hamill havia sido cogitado para interpretar o anti-herói David! Isso, um ano antes do primeiro (ou quarto, sei lá) $tar War$. Outra trivia bizarra é que, na Itália, Massacre at Central High foi lançado com o título Sexy Jeans, com enxertos pornográficos inseridos na película! Ainda sobre outros títulos dados a produção, MACH foi filmado com o nome de Incident at Foxdale High, já que Daalder imaginou que o ''Massacre'' do nome poderia trazer problemas às filmagens.


4 comentários:

  1. Valeu ,Marcio ! por ter falado deste filme que eu adoro ,pena que quando ele passava na Rede Globo ele passava muito editado.. acho a Globo pegou uma copia ruim dele faltando partes do filme com a morte do Robert Carradine ele nem existe na versão da Globo so descobri o que aconteceu com o seu personagem vendo o filme no YouTube recentemente ,o filme em si e nota 100 ele não é considerando do gênero terror nem dá para saber com classifica-lo ..mas eu não estou nem ai.. ainda bem que o Mark Hamill não fez o filme ,esse ator que faz David é muito bom ele convence muito com Vilão /Heroi , pois bullying é uma merda ,eu também sofri essa merda na escola eu não era assim um menino normal .. bem ate hoje não sei se sou, hum ! mas depois também comecei a fazer Bullying com pessoas que me torrava a paciência na escola e não perdoa no bullying fazia mesmo,que se foda ! quem sabe um dia eu compro ele em Blu-Ray ,pois esse filme é imperdível eu mesmo já assisti uma copia em DVD-Rip uma 4 vezes ..e vou assistir ele de novo ,valeu por essa postagem ,márcio e ate á próxima !Um abraço de Spektro 72

    ResponderExcluir
  2. Bullies são parasitas, gays reprimidos, que se dedicam (às vezes em tempo integral, não somente na escola / faculdade / whatever) à mesquinharia e a estupidez, tendo a covardia e a hipocrisia como as principais armas. Existem aqueles que aderem ao bullying em momentos da fase escolar, e outros que são um caso perdido, e que continuam se dedicando ao ato loser pelo resto dos dias na Terra. São ''valentões'' sem vida própria que nunca fazem nada de produtivo, e que chegaram ao ponto em que não há mais salvação / redenção pra eles. Continuarão sem cérebro para sempre, batendo a cabeça vazia na parede pro resto da vida.

    Mas enfim...

    Faltou dizer, no texto, que outro dado interessante do Massacre no Colegial é que, assim como Retrato de um Assassino não tem policiais, Massacre se destaca também pela quase que total ausência de adultos (sejam professores, pais ou o diretor da escola), que só aparecem - e sem trazer nada a trama - na sequência final.

    Cheguei a escrever no passado sobre os outros três filmes do Rene Daalder citados no post, mas não faço a menor ideia de onde os artigos foram parar: Population One foi em folhas avulsas que, provavelmente, se perderam pra sempre; Habitat em caderno de escola (!); e Os Terrestres no finado Orkut, após assisti-lo na Mostra em, se me recordo direito, 2011. Aliás, a resenha de Habitat, que assisti na VHS nacional, foi escrita no finalzinho dos anos 90, quando ainda achava que Daalder fosse mulher! (Nessa época, pensava o mesmo do Lindsay Anderson.) Já o Population One eu cacei obsessivamente durante uma década (foi a Espantomania que me deixou totalmente curioso sobre ele), e só pude conferi-lo em 2008, quando ele saiu numa edição dupla em DVD nos EUA.

    Além do Massacre no Colegial, tem um outro Daalder que, se não me engano, também saiu em Blu-ray lá fora: Hysteria.

    Além do seu ultra-hiper-mega-idolatrado Vampyres: As Filhas de Drácula, quais outros filmes você gostaria de ver em futuras edições do Cine Spektro?

    Ahh, e vou responder aqui mesmo sobre a postagem do Premonição via Versátil.

    Não pretendo cessar as buscas por ele, mas será, oficialmente, o fim de uma era, já que, a partir de agora (Agosto), não será mais possível dizer que o filme não existe em DVD no Brasil. Será estranho verificar o Giallo III em mãos, sei lá...

    Sobre correr atrás de VHS antigamente: o legal é que, até meados de 2005 / 2006, havia uma porrada de fonte de VHS em Sampa, sem contar preços super acessíveis. Porra, o tanto de fita do Fulci que já passou pela minha mão, e que deixei de comprar por burrice... Lembro d'A Casa dos Mortos-Vivos por 7 reais, em um sebo que nem existe mais, em algum momento de 2006. Eu vacilava demais, PQP.

    Daquele scan, Poderes Malignos, O Quadro Não Sangra e ''Quadrilhas'' de Sádicos (seja pela Look, seja ''alternativa'') são as fitas que mais gostaria de ter além do óbvio.

    PS: Não sei se te interessa, mas me informaram que alguns DVDs da Versátil, mais o box do Spectreman, estão em promoção (AKA menos caros) na Cultura e na FNAC. Estou num impasse, pensando se vale ou não pegar o Poe Volume 1 - para completar as adaptações do Poe pelo Corman (assim só não terei O Corvo, que não gosto e faço questão de não ter mesmo). Já o Spectreman é só na FNAC, e está, pelo que me disseram, 60 reais. O que você acha desse preço pra quatro discos? (Isso é, são quatro discos, né?) Ahh, o seu ''Spektro'' é por causa do Spectreman também? Fiquei imaginando isso :)

    ResponderExcluir
  3. Voce e dono do blog publique o que voce quiser no Cine Spektro eu so darei os meus comentarios para lá de sem graça como sempre,pois ha tantos filmes que muitos nunca foram escritos nada de curioso sobre eles.

    VHS tambem para mim foi uma jornada entre 2000 e 2009,quantas locadoras eu ai comprar os filmes e deixei varios filmes por ali por falta de dinheiro as vezes deixava o varias preciosidades por lá fazer o que não existe uma maquina do tempo para nos voltarmos atras ,não é ?

    Eu comprei recentemente o DVD BOX " Lovecraft no Cinema " da Versatil por 39,90 na Livraria Cultura .. foi muto legal ver as entrevistas com os atores principais do Re-Animator falando de como foram filmar esse grande classico do terror dos anos 80 ,muito legal, parabens para Versatil nota 100 nesta lançamento .

    Spectreman eu comprei ha anos um box pirata com extras e todos os 63 episodios mixados em portugues ,somente 3 estão em originais ( legendados em potugues ) ,pois o audio se perdeu no tempo.. acho que não comprarei esse DVD da CultVideo .. pois ate agora não encontrei nenhuma avaliação boa sobre ele .. 4 discos por 60 tá caro ,hein! Não o meu Spektro não é por causa do Spectreman ( ate poderia ser ,pois sou muito fã desta serie ,afinal ! foi o primeiro heroi japones que assisti na TV na sua estreia na terras brasileiras em 1981) e assim da Revista Spektro da Editora Vecchi entre final de 70 e começo de 80 ,eu era muito fa desta revista assim tive todos os seus numeros não os tenho mais pois os vendi por motivo de espaço em minha nova residencia e resolvi usar este nome para homenagear tal revista que marcou a minha infancia.Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  4. Adquiri o Poe no Cinema (sei que deveria esperar pra ele pintar por R$ 29.90, mas enfim...), e estou em dúvida se pego ou não o box do Lovecraft. Se fosse por 10 reais a menos, aí sim a compra seria certa.

    Esses boxes são, em geral, bem bacanas. O problema é que esses filmes demoraram muiiiiito tempo para serem lançados aqui, e, agora que começaram a sair, já estão todos (ou quase todos) disponíveis em Blu-ray lá fora, sendo que o formato BD já existe faz 10 anos. Daí a gente compra em DVD sabendo que existem em BD - e, pior, sabendo que a gente os teria em BD. Portanto, teremos que comprar os mesmos filmes em ''Rai-azul'' futuramente, daí não faz tanto sentido assim adquiri-los em DVD.

    Porra, até a California, que é uma puta empresa vagabunda, consegue lançar bem mais Blu-ray que a Versátil. Então será que é algo tão incrivelmente difícil assim lançar, no mínimo, um ou dois BDs por mês? E vamos baixar a bola também, já que 90 pilas num BD duplo é muito caro. Fica a esperança de que venha uma promoção de verdade na série Essencial em algum momento. Quero comprar os boxes do Kubrick e do Cronenba, mas não pagaria 70 reais ou mais neles.

    ResponderExcluir