sábado, 20 de julho de 2019

Analisando o Santo Graal dos Podcasts de VHS: Ascensão e Queda das Videolocadoras (Deletado do You Tube em 2017)




(Na imagem, uma foto que tirei em 2017, pouco tempo antes de ficar sóbrio em definitivo - desde então não tomei mais nenhum drink nunca mais.)

CHUUUUUUPA, CINEMAGIA.

Uma descrição geral sobre o podcast Ascensão e Queda das Videolocadoras, que o Hulkboy fez em parceria do Oswaldo Potenza em meados de 2015. Será a primeira parte da minha série ''Comentário por Escrita'', uma espécie de comentário em áudio feito na escrita; sendo que, em alguns momentos, me limitarei a simplesmente descrever o que está sendo debatido.

Comentário por Escrita: Ascensão e Queda das Videolocadoras (2015)

00:00 = Introdução do podcast, com direito a recordação dos primórdios das locadoras, inclusive com as fichinhas que acompanhavam suas respectivas fitas VHS. Devo ter de 15 a 20 fitas acompanhadas por essas fichas.

02:00 = Já rola uma recordação das locadoras minúsculas do passado, incluindo uma em que o cliente tinha que subir uma escadinha para entrar no barato. Tenho uma forte saudade das locadoras minúsculas, que são, para mim, muito mais nostálgicas e fascinantes de recordar do que locadoras maiores e grandes filiais.

04:00 = Recordação das fitas ''alternativas'' dos clássicos oitentistas do Van Damme. Devo admitir que nunca trombei nenhuma pirata-oficial do astro belga.

09:00 = ''[O VHS] É uma forma de viajar no tempo.'' Recordação de terror e mais artes marciais. Nostalgia pura. É um podcast assim que nos faz querer sair numa ''VHS hunt'' logo após escutá-lo.

10:00 = ''A musiquinha da América Vídeo. A da Varig: ''Variguinho, VARIGUINHO!'' Muita, muita coisa boa. Os trailers... A voz daquele narrador.'' É isso aí: um podcast feito por saudosistas, para saudosistas.

17:00 = Hulkboy triste com as locadoras indo pro vinagre. Em seguida, se lembra da primeira VHS que alugou na vida: O Alvo, estrelado pelo seu grande ídolo Jean Claude Van Damme. ''É muita saudade. Mas eu tenho mais saudade ainda da época da fichinha. Subia aquela escadaria e alugava um filminho.''

19:00 = ''Não podemos deixar de citar as sessões de filmes pornográficos.'' ''O primeiro pornô que aluguei foi um filme da Silvia Saint.'' Eu lembro o primeiro pornô que comprei na vida: o combo A Deusa do Sexo + Uma Noite Quente de Paixão, ambos estrelados pela Traci Lords. Eu tinha a idade da Traci nesses filmes quando comprei essa VHS dois em um, com um maluquinho em frente da Galeria do Rock :)

21:00 = Hulkboy lembrando de quando foi presenteado com um grande cartaz da Silvia Saint exibindo o rabão. Saiu todo felizão da videolocadora com esse cartaz, sem a menor preocupação em ser tachado de maníaco sexual.

23:00 = Os dois podcasters lembrando da época, na infância, em que todos entrávamos escondidos nas seções pornôs das locadoras. Futuramente os dois fizeram - em parceria do Guitardo Songs - um podcast só sobre filmes pornôs, inclusive em VHS. É outro podcast (fortemente recomendado) que foi retirado do You Tube...

24:00 = Recordação de algo esquecido pela história: locadoras que usavam um estojo - ou sei lá que porra era aquilo - tipo vinil. Mas não se trata dos Laserdiscs. Pessoalmente nunca trombei isso ao vivo, mas já vi sim algumas propagandas disso em revistas old school.

25:00 = ''Eu só falava de Van Damme... Van Damme, Van Damme. Quando não era Van Damme, era terror. Quando não era terror, era Van Damme.''

27:00 = Recordando o início do DVD. Lembrando também o aluguel de CDs, algo que sempre me pareceu meio ''fora da lei'' e realizado na moita.

29:00 = Abordando o hábito de gravar de vídeo para vídeo.

31:00 = O fracasso dos LDs. Alguém aí já viu LD em locadora? Eu nunca vi.

32:00 = A ascensão do DVD, e o VHS sendo vendido por preço de banana.

33:00 = A TV por assinatura ajudando as locadoras a cair na desgraça.

34:00 = O fracasso da BlockBuster, com a fraca variedade de títulos. A única recordação que possuo da BB é entrar numa e ver uma seção toda dedicada a O Juiz, com o Sylvester Stallone. Mas, muito curiosamente, a minha primeira A Esposa em Férias e a Amante na Cidade veio de uma BB. Bizarro: uma Dado Group vindo de uma BlockBuster.

36:00 = ''Aqui perto de casa fecharam todas as locadoras. Ficaram só na minha memória. E eu tenho muita saudade.'' I hear you.

42:00 = ''Eu tenho tanta recordação que nem passo na mesma rua. Quando eu vejo aquela esquininha... É difícil de acreditar que teve uma locadora ali.'' Eu também fico meio nostálgico lembrando das locadoras que existiam perto da minha casa.

43:00 = ''Até hoje sonho com essas locadoras de vez em quando. Quando tenho esse tipo de sonho é legal pra caramba. Parece que estou revivendo aqueles momentos.''

44:00 = ''Estou parecendo o Rocky Balboa, lembrando os lugares das antigas. Tenho certeza que muitos irão se identificar com esse podcast. Marcou toda uma geração.''

46:00 = ''Puta que pariu, você deu uma boa descrição. A gente tá igual o Rocky Balboa. A gente não pode negar: a gente tá igual ele!''

48:00 = ''Como manter o pé no chão se nada que tem hoje marque tanto quanto naquela época? Hoje é tudo genérico, sem empolgação, sem suspense.''

50:00 = ''Esses sonhos das locadoras são de matar. Você acha que está voltando... Daí você acorda, e é mais um dia igual ao outro.''

51:00 = ''Vamos ver se essa noite vou sonhar de novo que as locadoras estão voltando.''

O podcast termina com os dois cantarolando a música-tema do Rocky. Uma pena que esse podcast não está mais disponível no You Tube desde 2017, quando os dois brigaram feio.

Já agora, em 2019, o Hulkboy teve seu canal - com literalmente centenas de vídeos - deletado do You Tube. Numa boa? O You Tube se tornou um lugar bem menos divertido sem os ousados e engraçados vídeos desse fã hardcore de Hulk, O Anticristo (1974) e Impaled Nazarene.

Curiosidade: O podcast abordado nesse post foi o meu primeiro contato com o HB, lá em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário