segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Acampamento Sinistro II / Sleepaway Camp II: Unhappy Campers (1988) + Acampamento Sinistro III / Sleepaway Camp III: Teenage Wasteland (1989)



Dobradinha com os divertidões Acampamento Sinistro II (Sleepaway Camp II: Unhappy Campers, 1988) e Acampamento Sinistro III (Sleepaway Camp III: Teenage Wasteland, 1989):

Continuando a comentar a franquia que traz uma adorável confusão em seus exemplares, acampamentos e assassinos...

Graças à repercussão gerada pelo final absolutamente unbelUweBoll de Acampamento Sinistro / Sleepaway Camp (1983), adorável exemplar do slasher ''in the woods'', o filme acabou originando uma cultuada franquia, com a irmã de Bruce Springsteen, Pamela, participando como protagonista das partes 2 e 3 (realizadas paralelamente, roteirizadas por Fritz Gordon, e dirigidas por Michael Simpson, de Funland: O Desequilíbrio do Palhaço) lançadas em VHS no Brasil pela Vic. (Quem sabe a Versátil não decide lançar a inédita parte I em DVD por aqui em um box slasher - junto de preciosidades como Chamas da Morte / A Vingança de Cropsy, The Final Terror, Sledgehammer e outros?)

Enfim, vamos lá então...

Alguns anos após o massacre visto no primeiro filme, temos um novo grupo de jovens acampando (no agora Acampamento Rolling Hills), e a batalha que farão por suas vidas contra a monitora interpretada por Springsteen.

O tom ''sério'' de Acampamento Sinistro 1 é deixado de lado aqui, e substituído pela abordagem puramente cômica e despretensiosa. Este 2 é pura esculhambação anárquica e até chega a parecer coisa da Troma, com uma protagonista radicalmente diferente da que foi vista antes. Tanto o 2 quanto o 3 pertencem a mundos totalmente distantes do primeiro, e poderiam existir mesmo sem ter ''Sleepaway Camp'' no título.

Acampamento Sinistro 2: ''Campistas Infelizes'' é bastante lembrado por trazer toda uma paródia dos clichés do gênero (com as ''pontas'' de Jason, Freddy e Leatherface) quase uma década antes do início da pior franquia da história do cinema de horror: Pânico (Scream) - que só não é a pior cinessérie da história por causa da existência duma coisa chamada Star Wars, e de outra chamada 007. Outro detalhe interessante são os personagens com nomes da chamada Brat Pack (o mais impagável é a dupla de pivetes encrenqueiros Charlie e Emilio - sendo que a irmã da dupla na vida real, Renee Estevez, faz a heroína Molly).

As partes 2 e 3, graças ao orçamento precário, não puderam fazer mortes muito extravagantes, se limitando a muitos assassinatos por batidas de pedaços de pau. Mas neste segundo até temos momentos marcantes (as já citadas sanguinolências ''causadas'' por Freddy e Leatherface) e escatológicas (o afogamento de um personagem na latrina infestada por vermes). Outro tratamento ''fan service'' acontece graças à introdução na tão cara cena da fogueira (onde sempre se conta a lenda da trama), presença obrigatória em todo slasher que se preze.

Já Acampamento Sinistro 3: ''Terra Adolescente Devastada'' (''Party all night! TEENAGE WASTELAND.''), apesar de marcar o retorno da mesma atriz fazendo a mesma personagem, traz, novamente, uma personalidade que difere um pouco da vista na parte 2. Ela aqui está mais atraente e ''carismática'', ao roubar a identidade de uma escoteira, e ingressar em um novo grupo de campistas (do Acampamento New Horizons) - dessa vez, uma ''drug rehab'' com garotos-problema de tipos diversos (entre eles, Jill Terashita, a ''japinha'' d'A Noite dos Demônios - franquia também assombrada por uma Angela...), com direito a um policial vingativo se juntando ao meio. Há novamente toda uma esculhambação nos diálogos, com piadas ofensivas atacando os estereótipos gerais. No elenco também há a ilustre presença do sempre impagável Michael J. Pollard (Os 4 do Apocalipse/Os 4 Pistoleiros do Apocalipse, Os Anfitriões, A Arte de Morrer), como um dos monitores.

Este terceiro filme também sofreu com cortes da censura, e circula sem cortes somente numa cópia com matriz de VHS - extra do DVD/Blu-ray americano.

A franquia seguiu com os bastardos Sleepaway Camp 4: The Survivor (cujas filmagens foram iniciadas e interrompidas em 1992 - para serem ''finalizadas'' em 2012) e Return to Sleepaway Camp (filmado em 2003, e lançado somente em 2008).

Dois dados interessantes da trilogia:

1) A presença de parentes de famosos no elenco dos três filmes. No primeiro há Robert Earl Jones, pai de James, como o cozinheiro. No segundo e no terceiro temos a já citada Pamela Springsteen (que se recusa a comentar estes filmes), irmã de Bruce, e Renee Estevez (que fez outro slasher na mesma época, Violência e Terror/Intruder, além do clássico Atração Mortal/Heathers), irmã de Emilio e Charlie Sheen. No terceiro tem a participação de Tracy Griffith, meia-irmã de Melanie Griffith.

2)

PERSONA!

S-P-O-I-L-E-R-S DA FRANQUIA INTEIRA:

///

Crise de identidade?

Doppelgangers from hell: interessante notar a metamorfose de Angela, que nunca é a mesma em nenhum dos filmes, mesmo quando repete a intérprete:

Ela começa como Peter (Frank Sorrentino), e daí vira Angela (Felissa Rose). Isso, na parte I.

No segundo ela muda o sobrenome (e convenhamos - nem parece ser a mesma personagem). Assim, Angela Baker vira Angela Johnson (Pamela Springsteen).

E no terceiro ela assume a identidade de uma certa Maria Nicastro (vivida por Kashina Kessler na cena inicial).

Já no The Survivor ela é a tal Allison Kramer (Carrie Chambers), supostamente uma vítima de amnésia.

E no Return to Sleepaway Camp ela é o xerife Jerry.

///

(FIM DOS SPOILERS)


7 comentários:

  1. Sou suspeito pra falar pois adoro essa franquia! Apesar de gostar mais do clima "sério" do primeiro filme, acho as continuações muito divertidas! Várias cenas clássicas e antológicas como a já citada cena da latrina! Gosto muito do RETURN também apesar de ser mais fraquinho e menos divertido....
    Já o SURVIVOR ainda não assisti e tenho muita curiosidade!
    Enfim, uma franquia muito divertida ainda mais se você for fã de slashers....

    PS: Marcio, já viu as tais cenas cortadas da parte 3? Já li sobre elas mas nunca vi!

    ResponderExcluir
  2. Hey GuSlasher! Tudo bem te chamar assim? Hehe.

    Então, eu vejo dessa forma: as partes II e III recriam o universo Sleepaway Camp a sua própria maneira, nos oferecendo algo radicalmente diferente do que foi visto na primeira parte, mas o Return... desrespeita o original, fazendo uma espécie de releitura/variação das mais horrendas do filme de 1983. Aquele final do Return... é de querer dar um tiro na tela da TV. É sério, eu odeio este filme e tento apagá-lo da minha mente. Fico até chocado ao ver que você e outros gostam dele, mas OK =) Cada um, cada um, haha.

    O The Survivor é um filme que existe, mas ao mesmo tempo não existe =) Uma contradição. A única coisa disponível dele é a filmagem de algumas cenas.

    Ahh, e o terceiro está postado na íntegra (sem cortes) no Tube!

    ResponderExcluir
  3. Hey Man!
    Hahahaha.............GuSlasher.........Adorei, muito bom Marcio rsrs!

    Realmente, as partes 2 e 3 recriam o universo da franquia a sua maneira mesmo...e isso provavelmente é o que torna essas duas continuações tão divertidas!
    Fora a sister do Bruce The Boss Springsteen, que é muito divertida e contribuiu muito para com a série.....

    Legal, não sabia, vou procurar o terceiro UNCUT no YT!!!! Valeuuu!

    Hahahaha, cara na verdade não sei te dizer porque curto o RETURN, mas deve ser porque sou fã doente de slashers de acampamentos e além disso tenho um carinho todo especial pela franquia da Angela Baker......ou porque sou doente mesmo rsrsrs (sei que na real o filme é mesmo uma tranqueira kkkk) !!!!

    PS: Me ocorreu uma coisa agora, algo que eu havia esquecido e acho que lembrei - assim como eu você também não curte o BODY COUNT do nosso amigo Deodato Marcio rsrs?? Acho que lembrei disso agora, de nossas conversas das antigas................

    Se eu estiver certo e não for um ato falho de minhas memórias, não queimarei sozinho como um herege na fogueira huahuahua!!!!!

    ABS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, eu acho a Pamela Springsteen um tanto irritante no 2... Mas a adoro no terceiro. Ela fazendo a mistura mortal da cocaína, hahahaha. Você vê que as partes 2 e 3 não tão nem aí, e querem mais que tudo se foda - mas sem desrespeitar o original (que eu vejo como sendo o grande problema do Return...). E adoro aquele personagem, o Snow Boy!!! ''PARTY ALL NIGHT: TEENAGE WASTELAND.''

      Curioso você ter falado do Contagem de Cadáveres, já que cheguei a citá-lo brevemente no último post aqui (Os Gênios do Lixo). O filme do Deodato é muito débil e divertido - e adoro aquela música tema: muito, muito foda. E ainda tem o David Hess, impagável!!!

      PS: De qual sequência você gosta mais, do 2 ou do 3? Eu não sei direito qual das duas é a minha favorita.

      Excluir
    2. Hey man!

      Verdade, a irmã do Tio Bruce está mesmo uma mala sem alça no segundo, mas mesmo assim dá pra aturar já que ela despacha todo mundo hahaha.....

      Cara, fazem anos desde que vi a franquia pela última vez, sendo que vi o original por último, e lembro mais dele do que os outros, tanto que não lembro do Snow Boy......vou fazer uma busca pra lembrar!

      Tenho muita saudade do CONTAGEM, tinha ele no meu PC antigo mas pra variar o HD foi pro espaço junto com tudo o que eu tinha...em tempo: sabia que esse também teve cenas cortadas?

      Meus preferidos nessa franquia seguem exatamente a ordem em que foram lançados: 1, 2, 3 e Return........já que o Survivor ainda não vi!!!

      Excluir
  4. Muito boa postagem sobre esse pequeno classico dos slasher movies da decada de 80 ,eu assisti ate hoje os dois filme 2,3 alias ! eu tenho ate hoje os dois em VHS original da extinta Vic Video ,eu nunca assisti o prImeiro filme mesmo por que ele não foi lançando em VHS por aqui,pena que Vic Video não lançou ele na aquela epoca do auge do VHS, sera que Versatil foi lançam este franquia,por aqui ? Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  5. Opa, GuSlasher! O melhor do 2 são as referências ao trio Leatherface/Jason/Freddy. Mas, pensando bem, provavelmente gosto mais do 3, já que a Pamela Springsteen está bem mais carismática nele, além das divertidas presenças do Snow Boy e da japinha d'A Noite dos Demônios.

    Fala, Spektro! Também tenho os dois em VHS, mas, infelizmente, as capinhas estão um pouco danificadas e coladas no plástico do estojo. Vou enviar agora mesmo uma mensagem pra Versátil pedindo um box slasher com Sleepaway 1 nele.

    ResponderExcluir