segunda-feira, 25 de março de 2019

Fora de Sintonia: Marcio: Maníaco por VHS (You Tube)

''Suddenly Titio Marcio could see into the future... And saw the murder of his enemies.''

https://www.youtube.com/watch?v=m0dMw6OT38g

Essa entrevista foi filmada em Novembro de 2017, que foi também o mês em que eu fiquei sóbrio. Como não tinha mais o álcool para disfarçar a minha timidez e insegurança, eu passei a entrevista em questão um tanto quanto nervoso e inseguro. Não sei se isso fica claro para quem vê o vídeo. Para mim fica bastante: lá estava eu, experimentando a mais pura sobriedade, após passar uma década e meia chapado. (E agora já são quase 17 meses 100% sóbrio. CHUPA, gorólândia.)

Portanto, quando eu falo ''esse ano'' no vídeo, se trata de 2017. Só para não haver confusão.

Enfim, achava que morreria de vergonha ao me ver no vídeo, mas até que nem tanto. Depois de algum tempo, até que - finalmente - consegui chegar vivo até o fim do vídeo de 30 minutos. Eu sou tímido e socialmente assustado, então é meio difícil para mim. Mas a excelente edição do Lúcio Reis torna a experiência mais palatável.

Tal edição foi realmente primorosa. Cortou coisas que precisavam mesmo cair fora, além de trazer aquelas propagandas e vinhetas de VHS, que se encaixaram perfeitamente no vídeo. Por exemplo: logo antes de falar sobre as fitas XXX, entra a vinheta da VCX. Muito legal mesmo. Agradeço ao Lúcio por ter acertado em cheio na montagem.

E, falando nisso, a minha imagem na capinha d'A Casa dos Mortos-Vivos (Dado Group) também foi uma ótima sacada. E faz todo o sentido, já que consegui o relançamento daquela fita dentro do Cemitério Consolação, em Setembro de 2015. (Doze anos antes, aos 17 anos de idade, fiquei bêbado pela primeira vez neste mesmo recinto.) Já o primeiro lançamento do filme eu consegui através do mais fiel leitor desse blog, o Anselmo, AKA Spektro, AKA Speks, quando a gente voltou a dar rolê juntos, lá em meados de 2016 - numa busca por VHS que rendeu algumas dezenas de fitinhas.

Eis a descrição do vídeo postada no You Tube:

''Quem frequentava a Sessão do Comodoro, organizada pelo cineasta Carlos Reichenbach no CineSesc entre 2004 e 2012, certamente já viu o entrevistado do episódio 27 do Fora de Sintonia por lá. O cinéfilo Márcio Santos esteve presente na maioria das sessões, sempre trajando camisetas de filmes como "Island of Death" (1976), do diretor grego Nico Mastorakis. Pouco antes de conhecer o projeto de Reichenbach, Márcio já tinha interesse por filmes fora do convencional e começou a colecionar fitas VHS. O italiano Lucio Fulci e o gaúcho Sady Baby são alguns de seus diretores preferidos, cujos trabalhos estão entre os milhares de vídeos da coleção de Márcio. Na entrevista, ele fala sobre a trajetória do mercado das fitas VHS no Brasil e como se tornou um colecionador, entre outros assuntos.''

No final, a fita que eu apresento ali como sendo a mais rara da minha coleção é uma que talvez seja ainda mais rara do que a melhor VHS que já adquiri na vida; que foi Porta para o Silêncio, já devidamente explanada na postagem anterior.

Bem, espero que curtam a entrevista. E perdoem a minha fala - algo esquisita e às vezes meio ''Detonator'' do Massacration - assim como os meus possíveis eventuais tropeços de comunicação nela. Nunca havia realmente falado diretamente para vídeo antes, então posso ter agido com um certo despreparo. Mesmo com a excelente forma que o Lúcio e o Leandro Cesar Caraça conduziram a entrevista, eu posso sim ter pisado na bola em uma ou outra parte dela.

Fica então ao cargo dos espectadores admirar ou não a minha entrevista ao Fora de Sintonia no You Tube. Para quem se interessar, tem dois vídeos algo relacionados no mesmo canal: o do Valter José e o intitulado Sexo, Rock e Videocassete. (Apesar de - definitivamente - não poder recomendar o Ricardo como negociador de VHS, essa entrevista dele é sim bem bacana e interessante para os fascinados pelo formato.)

https://www.youtube.com/watch?v=vLeqEc_WOgs&t=1090s

///

Filmes de Lucio Fulci citados/comentados na entrevista:

A Casa dos Mortos-Vivos, AKA A Casa do Cemitério

Enigma do Pesadelo (AKA Enigma de um Pesadelo?)

Luca: O Contrabandista

The New Gladiators

Pavor na Cidade dos Zumbis

Premonição, AKA 7 Notas Fatais

Terror nas Trevas, AKA A Casa do Além (AKA Cidade do Horror?)

///

Filmes de Sady Baby citados/comentados na entrevista:

Emoções Sexuais de um Jegue, AKA O Jeito É Jegue, AKA Tesão no Interior

A Máfia Sexual

Meninas Virgens e P..., AKA Troca de Óleo

No Calor do Buraco

O Ônibus da Suruba

O Ônibus da Suruba 2, AKA O Ônibus do Sexo

6 comentários:

  1. Eita! O Grande profundo conhecedor de filmes esquecidos e underground do cinema trash esta ficando importante no meio ate deu uma entrevista para os YouTuber de plantão ,parabéns! Voce ser do jeito que é e não se preocupe com á sua timidez pois ela á gente vai vencendo aos poucos eu ainda sou muito tímido ( principalmente com mulheres.. ela são o meu ponto fraco, ainda ) ainda ,para eu vencer á minha timidez eu preciso de uns 10 minutos para conversar com á pessoa e dai á minha timidez acaba tanto que eu não paro de falar mais.. as vezes eu me acho muito chato por falar demais e enquanto á sua sobriedade congratulações não é fácil ficar sem algo que nos impulsione para vencermos os nossos medos .. é uma batalha ficar sem vícios você deve ter orgulho pois já é vencedor por estar fora dessas estatísticas triste de pessoas que se entregam ao vicio e não saem mais e fazem loucuras por um pouquinho de diversão e extase através da droga,parabéns novamente !Um abraço de Spektro 72 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Anselmo!

      Ficar sóbrio foi, provavelmente, a única coisa realmente boa que fiz na vida.

      Sobre a timidez... Se eu não fosse tão tímido, certamente faria coisas que nunca tive coragem de fazer, tipo colocar mechas brancas no cabelo, ou cortá-lo curto e tingi-lo de loiro (estilo a Miley na fase Bangerz!) ou o pintar de vermelho.

      Também tenho dificuldade com as mulheres. (O Placebo até tem uma música chamada Scared of Girls, hahaha.) Por exemplo, no final do ano passado, vi uma menina bem gata com camiseta do My Chemical Romance, do disco Revenge. Fiquei com vontade de elogiar a camiseta, a banda e o disco em questão, e discutir sobre as faixas do álbum que lançou o MCR no mainstream; mas cadê a coragem pra isso? Acabei não dizendo porra nenhuma :) Lá entre 2004 e 2009 era comum ver gente com camiseta do MCR, mas, hoje em dia, é sempre surpreendente avistar algum outro ''Killjoy'' por aí; por isso teria sido interessante puxar conversa com a menina da camiseta do Revenge. Mas enfim...

      Ahh, além do Grand Central, tem outro DVD original que preciso te passar quando a gente se reencontrar por aí. Se trata do magnífico ID: Fúria nas Arquibancadas, que consegui repetido. Tem gente que diz que Caçada na Noite (The Long Good Friday, lançado em VHS pela VTI e em DVD pela Versátil) é o melhor policial inglẽs já feito, mas, de boa, ID o deixa no chinelo. E é interessante também que o ID tem o mesmo protagonista do nosso adorado Catástrofe Nuclear: Reece Dinsdale.

      Excluir
  2. E aí Marcio! Adorei a entrevista, valeu a longa espera, hehe.

    Bom, do Fulci tenho a trilogia DG e Enigma do Pesadelo. Depois do "golden shower", Sady Baby virou fichinha e será mais valorizado ainda, pode escrever.

    Eu discordo que "Grunt" seja a mais rara da sua coleção. Pra mim, as mais raras são as piratas "Easy Prey" e "Brimstone & Treacle", que nunca foram lançadas oficialmente no Brasil. E são ainda mais raras que Porta para o Silêncio. E também tenho "Fúria Terrorista", quebrando sua exclusividade, rs.

    Eu acabei deixando o blog que estava administrando, pois acabei desanimando bastante. Nesse ano ainda não peguei VHS, e estou cogitando diminuir a minha coleção logo após o meu casamento.

    Eu também sou hiper tímido, ansioso e muito reservado. Entendo perfeitamente seu sentimento.

    Ainda vou querer o VHS da DG que você tem repetida!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Caroccia! Quanto tempo :)

      É difícil dizer ao certo qual das três (Grunt: Confronto Mortal, Enxofre e Melaço, Presa Fácil) é a mais rara, mas, por ser de um selo do qual não se encontra info alguma em lugar algum, chutaria que Grunt seja a mais rara do trio. E, por aparecer nos guias antigos da Nova Cultural, Enxofre cai um pouco na disputa... Agora, se formos julgar estes filmes pela qualidade cinematográfica, Enxofre destrói os outros dois sem nenhuma dificuldade, sem dúvida. O curioso é que Enxofre é remake de um filme que veio anos antes, mas só foi lançado anos depois do próprio remake :) E é bastante misterioso pensar que o remake foi lançado sem problemas, enquanto o original foi detido pela censura; sendo que o remake é tão bizarro, blasfemo, ofensivo e suicídio comercial quanto o original! Aquele final FROM HELL teria bastante dificuldade em ser filmado hoje em dia, PQP.

      Tô ligado que você tem a Fúria Terrorista :) A minha exclusiva da AV Hits (até onde sei, é claro) acaba sendo mesmo a Violência Brutal pela AV + Silver Hawk.

      Considero Porta para o Silêncio a melhor VHS que já adquiri na vida, simplesmente isso. Apesar de não ser o melhor filme que o LF fez na década de 90 (Um Gato no Cérebro é o melhor do período), é um filme bacana num lançamento que ninguém fazia ideia que existia. Pensar que a perdi pro cara que consegue, sozinho, arruinar todo o meio do VHS...

      Falando nisso, tenho que dizer: a sua participação no RVHS já estava condenada desde o início, já que fazer parceria com o Albino (o ''Juão Dólar'' do meio do VHS) é uma garantia de degradação total e futuro arruinado; uma tragédia anunciada, infelizmente.

      PS: Sady Baby daria um presidente mais competente do que o sujeito do Partido Só Laranja, eleito pelo antipetismo, pelo tsunami de fake news e pela ignorância geral.

      PS extra: Cara, acabei trocando, no começo do mês, a VHS repetida da DG com o Ivan. Ele foi insano o suficiente para conseguir o single Fly on the Wall, da Miley, para trocar comigo por essa VHS! Aliás, recomendo o clipe de FOTW para todos: uma éspecie de remake de Thriller, mas com os monstrengos substituídos por paparazzi :)

      Excluir
  3. Obrigado por responder .. eu estou quase terminado o que comecei é por isso que sumi e outra coisa você abriu o seu e-mail eu mandei umas capinhas de VHS escanneadas me informa se você recebeu elas pelo o seu e-mail ,pois te enviarei mais depois ,ok!
    Um Abraço de Spektro 72

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem legais os seus scans de capa de VHS e de cartões de videolocadoras old school. ''Troquei de Nome Vídeo'', WTF :)

      Ainda tenho mais considerações a fazer sobre essa minha entrevista ao FDS. Deixarei isso para um futuro post.

      Excluir