segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Contatos de Quarto Grau (2009)




Obra arrebatadora – com algumas sequências que beiram o insuportável, de tão tensas – que parece declarar morte à Spielberg e seus aliens da Terra da Fantasia (filme de ET bonzinho é igual comédia romântica: NENHUM presta), com retrato dos mais brutais, desgraçados e pessimistas de ataque alienígena a cidadezinha do Alasca – cidade com forte histórico de abduções desde os anos 1960 (Contatos de 4o Grau é supostamente baseado em fatos reais).

O que nos é mostrado, perturba, e, o que não aparece, é ainda pior: ”O Quarto Grau, ele não pode ser descrito. É a imagem da total falta de esperança.“ Faz assim o equilíbrio adequado entre horror psicológico e horror explícito através de situações de onde aparenta ser impossível achar uma saída. Mistura drama com o híbrido sci-fi/terror de maneira impressionante, e chega a lembrar o clássico O Enigma do Mal, dirigido por Sidney Furie, adaptado de romance de Frank DeFelitta – e também ''baseado em uma história real… que continua acontecendo''.

As qualidades são tão fortes que suas eventuais falhas acabam sendo perdoáveis, e não conseguem afastar o filme da cotação máxima: a introdução da Milla Jovovich (''o que vocês verão a seguir é extremamente perturbador'') junto do diretor Olatunde Osunsanmi, e a edição ”estilo MTV“ do primeiro ataque dos ETs nada amigáveis.

Figura facilmente entre os melhores found footage já feitos, junto de Canibal Holocausto / Holocausto Canibal, A Bruxa de Blair e as partes I e III de Atividade Paranormal. Realmente assustador: reparem na coruja misteriosa, nas sessões de hipnose ou nas traduções da língua desconhecida.

Como uma abduzida chegou a comentar em um documentário sobre o tema certa vez:

''Eles (alienígenas) sempre fizeram o que querem, sempre vieram aqui sequestrar qualquer um que quisessem, porque sabem que podem escapar ilesos. E eles farão isso para sempre, porque ninguém pode impedi-los. Pelo menos ninguém no Planeta Terra.''

Interessante também pensar em como nunca ouve um único relato de abduzidos que falava sobre ter sido ajudado de alguma forma pelos alienígenas.

Já pensaram no quanto é errado e irresponsável fazer filme de ET bem-intencionado? Eles existem sim, mas são completos filhos da puta. Fuck you, Spielberg.

4 comentários:

  1. Fiquei muito curioso por esse filme, vou tentar achar........
    Filme de alienígena que presta só assim!!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa, é isso mesmo que você disse. Filme de ET camarada é daquelas coisas que subestimam nossa inteligência. Tomara que o cinema um dia se recupere de todos os estragos causados pelo Spielberg - como diretor, como produtor, como qualquer tipo de associado. Com a exceção do genial Tubarão, esse sujeito só prejudicou o mundo dos filmes com suas infantilidades patéticas.

    Em tempo, o Contatos de 4° Grau saiu pela Imagem em DVD e Blu-ray.

    ResponderExcluir
  3. E.T fudido é assassino " ENIGMA DO OUTRO MUNDO -THE THING -1982" esse sim é foda me casou noites sem dormir,eu assisti ele em sua primeira exibição na TV Aberta " Festival de Inverno em 15/07/1988 Sexta-Feira na Rede Globo " o remake dele de 2011 é fraco,tanto na historia e com esses efeitos novos de computador que só estragaram o filme ,o de 1982 é o melhor ..a gente quer ver é E.T do mal ...conta os alienigenas do filme patriótico Independence Day ou eles estão fora da lista dos ET's fodões do cinema,alias tem que fazer uma lista de filmes de cada genero neste blog, que esta a cada dia ficando legal,Marcio Mans !

    ResponderExcluir
  4. Cara, o curioso é que, justamente estes dois filmes (Contatos de 4° Grau e O Enigma de Outro Mundo), me garantiram sessões de cinema em que o público (baderneiro a princípio) calou a boca durante toda a exibição - devido ao teor horrorizante do conteúdo de ambos.

    Vou falar a verdade: não gosto das duas outras versões do The Thing (a dos anos 50, e a recente). É comum falarem mal do último filme, mas também não consigo ver graça no original, que considero bastante ingênuo e datado. É, e que venham as pedradas. Só gosto do filme do Carpenter mesmo, mega-fodástico ao extremo.

    Valeu pelos comentários de incentivo :)

    ''... a gente quer ver é E.T do mal...''

    É ISSO AÊ.

    ResponderExcluir