quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cine Spektro Volume 2: Fome de Viver (1983)

Uma provocante obra oitentista, demasiadamente artística e, por vezes, com pinta de videoclipe (mas com a dosagem certa para não derrubar suas qualidades), temperada por uma dramática atmosfera de horror com pitadas de surrealismo, e estrelada por um astro do rock.

Tal descrição poderia facilmente ser aplicada ao obscuro Enxofre e Melaço (Brimstone & Treacle, 1982, remake do ainda mais obscuro Play for Me: Brimstone & Treacle, realizado em 1976 e só lançado 11 anos depois; depois do remake, portanto). Mas aqui se trata de outro excelente filme, feito um ano depois, com David Bowie ao invés de Sting: Fome de Viver (The Hunger), com direção do suicida Tony Scott, a partir de livro do abduzido Whitley Strieber (interpretado por Christopher Walken no supostamente biográfico Estranhos Visitantes / Communion, de Philippe Mora - que não deve ser confundido com o mini-clássico slasher Comunhão / Alice Sweet Alice, também conhecido como Communion). Catherine Deneuve e Susan Sarandon completam o trio principal do elenco.

Fome de Viver é o ponto mais atípico na carreira de Scott, cineasta mais associado ao cinemão mainstream, que só voltaria a brilhar pra valer em 1996, com o esquecido Estranha Obsessão (The Fan).

Como nos clássicos de Zé do Caixão, também vemos aqui uma protagonista vitimada pelas próprias obsessões e neuroses, perdida em um universo particular aonde já não sabe mais dialogar com o resto da civilização.

O citado aspecto de clipe é acentuado pela participação de Peter Murphy, vocalista do Bauhaus, em performance do hit Bela Lugosi Is Dead, logo no começo do filme. Outra curiosidade são as pontas de Willem Dafoe e John Pankow, como os ''Phone Booth Youngsters''. Os dois seriam inimigos dois anos depois, em outra peça icônica do cinema oitentista: Viver e Morrer em Los Angeles (To Live and Die in LA), de William Friedkin.


Fome de Viver é um clássico obrigatório do vampirismo no cinema, que também serve como uma ótima oportunidade de homenagear o Camaleão e o Toninho Scott.

2 comentários:

  1. Eu sou muito fã de filmes de vampiros esse esta na minha lista do top 10 de filmes de vampiros.. tudo desse filme é excelente desde da direção ate atuação dos atores e ate a musica " Bela Lugosi Is Dead " que é excultada no começo do filme merece atenção e tambem uma otima homenagem as duas estrelas que já partiram Bowie & Tony Scott , filme foi exibido em sua primeira vez na TV Globo em 22/09/1989 as 23:30 no Festival Primavera.. oVHS dele eu nunca consegui ter comprei DVD dele lançado pela Warner Home Video com Dublagem Classica ja fora de catalogo... otima resenha deste classico para os apaixonados por filmes de vampiros como eu ,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  2. Bem que poderiam lançar Fome de Viver (decentemente) em Blu por aqui. Apelo popular o filme com certeza tem.

    ResponderExcluir