segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BITTAR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS


Espero que você leia essa postagem, brother...

''Fabs'' Bittar, valeu novamente :) Na verdade eu nem tenho como agradecer, já que sou um zé mané que mal sabe mexer na Internet quando o assunto é caçar cópias de filmes pelo mundo online. (Demais cidadãos do mundo que foram expulsos do Cinemageddon, bem-vindos ao clube.)

Agradeço dessa vez por novas gravações apetitosas em DVD-R, que recebi na madrugada de Segunda 29 para Terça 30. De todos os filmes gravados só havia assistido All Night Long 1 e 2 (em ripagens feitas em VHS), Noroi (em um arquivo algo vagabundo, o RMVB - é esse mesmo o nome do arquivo?), Morrer ou Viver 3 (no mesmo arquivo duvidoso do caso anterior) e os dois Red Room (em cópias bem abatidas em VHS adquiridas na primeira metade da década passada - gravadas em EP e sem legendas).

Red Room e All Night Long são duas franquias que são um forte ''guilty pleasure'' pessoal. Só não assisti o sexto (!) ANL e, dos anteriores, só não gosto do quinto, que nem parece filme da cinessérie, já que não tem adolescentes; e sim adultos envolvidos em situações de sadomasoquismo. Já as partes 2 (Atrocity) e 4 (que sempre confundo se é o R ou o Initial Zero - da mesma forma que confundo algumas sequências de Eko Eko Azarak...) são obras-primas da psicopatia anti-social, com ''twists'' verdadeiramente ''twisted''. Na verdade, o negócio é meio que dividido em duas trilogias - nesse caso, tipo Putas sem Estrelas.

E agora assisti finalmente os únicos dois longas do Todd Solondz que me restavam conferir (Palindromes e Dark Horse), assim como Yakuza Apocalypse (muito diferente do que esperava que fosse) Made in Serbia (doc bem curioso) e Vida e Morte de uma Gangue Pornô (puro revival do Sady Baby dos dois O Ônibus da Suruba - que a Versátil, muito infelizmente, ainda não lançou dentro do extremamente aguardado box azul SADY ESSENCIAL): as únicas cinco gravações dos discos que assisti até o momento.

E, além de Yakuza Apocalypse, finalmente poderei conferir alguns outros trabalhos recentes do Takashi Miike, que fiquei curioso para assistir após os comentários do Leandro Cesar Caraça (Viver e Morrer no Cinema) meses atrás - que elogiou alguns e criticou outros. Daquela relação do Caraça só vi mesmo dois que ele não gostou: Escudo de Palha, que (meio que) curti reconhecendo suas limitações, e o inominavelmente bizarro As the Gods Will, que não faço a menor ideia do que achar a respeito.

Ainda sobre Miike, fecho apenas agora a trilogia Morrer ou Viver (Dead or Alive), já que nunca se importaram em lançar o terceiro por aqui. O primeiro até saiu duas vezes (foi relançado por outro selo como Hanzaisha: Vivo ou Morto), o segundo saiu uma vez, e o terceiro só chegou a ser anunciado pela Europa - que, logo após isso, se afastou do mercado por uns tempos na época. Como complemento, deve ser dito que o primeiro DOA possui um dos finais mais WHAT THE FUCK?! e sem noção já filmados pelo homem: só vendo para crer.

Enfim, segue a lista dos 25 filmes gravados pelo Bittar em 6 discos. Sei que é ''anti-ético'', mas inventei títulos em português para Kill List, os dois Red Room, Strange Circus, United Red Army e Noroi.

All Night Long 1
All Night Long 2
Corrida para a Liberdade
Dark Horse
Estórias Mirins / Histórias Insólitas
Found
Headless
Kill List [Relação de Assassinatos]
A Lenda Negra
Made in Serbia
Noroi: The Curse [Noroi: A Maldição]
Palindromes
Pistol Opera
Poderes Malignos
Red Room 1 [Sala Vermelha 1]
Red Room 2 [Sala Vermelha 2]
Strange Circus [Circo Estranho]
The Taint
United Red Army [Exército Vermelho Unido]
Vida e Morte de uma Gangue Pornô

Takashi Miike OD:
For Love's Sake
The Mole Song
Morrer ou Viver 3
Over Your Dead Body
Yakuza Apocalypse

De todos os 25, nenhum deles (até onde sei) está disponível em DVD no Brasil - exceto, talvez, A Lenda Negra. Já Corrida para a Liberdade (com trilha sonora de Stelvio Cipriani) e Poderes Malignos saíram em VHS (pela Paulinas e pela Lamy, respectivamente). Essa última eu nunca consegui encontrar a fitinha (inclusive, acho que este filme nem está creditado no IMDB).

Falando nisso, agora poderei fazer a ''trilogia'' Small Towns em seguida, e em ordem cronológica:

Small Town Massacre (Massacre Brutal)
Small Town Murder Songs (que não sei se possui título em português, apesar de ter passado na Mostra de SP)
Small Towns Are Murder (Poderes Malignos)

E uma última observação: Bittar, quando você comentou sobre uma antologia com o Brad Pitt sobre histórias que flertam com o fantástico, fiquei imaginando se não seria o Estranhas Relações - que, por acaso, consegui a VHS esses dias. A verdade é que eu nunca havia ouvido falar da tal Two-Fisted Tales (Estórias Mirins / Histórias Insólitas). Assim sendo, dá até pra fazer uma maratona de filmes de gênero com o Brad Pitt nessa fase Zé Ninguém, também incluindo Assassinato no Colegial. Aliás, ele não chegou a aparecer em um episódio do seriado do Freddy?

Anyway...


No mais, é isso aí: a Bittar Filmes mais uma vez arrasa com a concorrência. Chupa, brochante mercado brasileiro de home video.



5 comentários:

  1. É Sempre bom ter amigos ,que algum filme em especial preciosidades que nunca vimos com aqueles que não saem de nossa memoria cinéfila.
    Abraço Spektro 72.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe ,Marcio ! só uma informação util ou inutil como voce queira ,fala para o Bittar gravar em outro midia ,pois essa Elgin eu gravei muita coisa nela e depois de 10 anos as imagem estão congelando quando coloco nos meus dois aparelhos de dvd... e só um toque .. sem mais de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, desculpa a demora em responder. Me passa o seu email atual para a gente poder se falar melhor por lá? Preciso te mandar também uma série de scans, imagens gerais e textos / trechos de textos.

      Ahh, e dá uma olhada no meu review de Paixão Suicida, hehe. Você vai entender o motivo: tem um link com um certo filme do David Lynch...

      Excluir
  4. Faltou dizer que teve outro Takashi Miike que assisti dos filmes que ele fez nos últimos três ou quatro anos: é o Lesson of Evil (que, no meu DVD-R, aparece como Lesson of the Devil). Antes deste, e ainda nos anos 2010, também vi os remakes dele para 13 Assassinos e Harakiri. Pra falar a verdade, nenhum dos seis dele que vi na década me empolgaram. Bons tempos de Audition, Dead or Alive e Gozu...

    Bem, falta agora ver os Miike restantes dos anos 2010 que o Bittar me gravou.

    ResponderExcluir