sexta-feira, 7 de maio de 2021

PARTIAL MASSACRE = Inferno ao Vivo / Cut and Run (1985), a Decepcionante Conclusão da Trilogia Canibal de Ruggero Deodato


 

 

Apesar de não ser realmente um filme de canibalismo, temos que levar em consideração que o próprio Ruggero ''Mestre Canibal'' Deodato já se referiu a Inferno ao Vivo (Inferno in Diretta / Cut and Run, 1985) como sendo a parte final da sua saga de canibalismo, seguindo assim o cult Mundo Canibal / O Último Mundo dos Canibais (1977) e o épico do gore Canibal Holocausto / Holocausto Canibal (1979); filme que entra, facilmente, no TOP 10 das produções mais controversas da história do cinema italiano - apesar de perder feio no território dos escândalos e polêmicas se comparado a coisas como O Exorcista (William Friedkin, 1973), A Última Tentação de Cristo (Martin Scorsese, 1988) e A Paixão de Cristo (Mel ''Cuzão Valentão'' Cabaçon, 2005).

Afinal, de qualquer forma, algumas das principais marcas registradas desse subgênero italiano - iniciado em 1972 por Umberto Lenzi em Mundo Canibal / O País do Sexo Selvagem - estão presentes sim na obra: o estereótipo do índio selvagem e mal intencionado, as drogas, o gore brutal (incluindo uma cena em que um infeliz é partido ao meio - algo que o finado freakmaster japa Teruo Ishii já havia feito nas telas bem mais de uma década antes, e que ainda seria retomado por Lucio Fulci em Demonia) e o cenário da selva aonde as pessoas serão abandonadas e só os mais fortes sobreviverão.

Com isso tudo dito, Inferno ao Vivo decepciona - e muito - ao supostamente adaptar um roteiro não utilizado de Wes Craven e trazer Deodato de volta a mais uma desventura na selva. Numa má comparação, eu diria que Inferno ao Vivo é para a saga canibal do Deodato o que tranqueiras como O Poderoso Chefão 3 e Pusher 3 são para suas respectivas trilogias.

Quando Inferno não nos presenteia com a sangreira generalizada causada pelo personagem do adorável freakazóide Michael Berryman (que, no mesmo ano, ainda apareceu em dois videoclipes retardados do Motley Crue: do cover Smokin' in the Boys Room e da balada Home Sweet Home), o filme simplesmente decepciona e muito. É isso mesmo: o insano vilão do Berryman e a desgraceira gore causada por ele são mesmo o ÚNICO real valor de Inferno. De resto, temos personagens chatos pacaray, diálogos xaropetas, situações nonsense e trocentas sequências inúteis de helicóptero voando ''for the fuck of it''. A impressão que passa é a de que o troço nem foi dirigido pelo Deodato, e sim por um novato Zé Ruela qualquer que decidiu fazer uma aventura gore no mato tendo os já citados Last Cannibal World e Cannibal Holocaust como referências. É mesmo chocante pensar que o próprio Deodato tenha sido o responsável por um filme tão fraco.

E tem outra. Já se falou muito sobre o quanto o finado Lenzi plagiou o Deodato em Cannibal Ferox - ou ''Cannibal Xerox'' como costumam dizer. Mas puta que pariu... VAMOS LEMBRAR NESSA BAGAÇA QUE FOI O PRÓPRIO LENZI QUE COMEÇOU ESSA PUTARIA TODA DE FILME ITALIANO DE CANIBALISMO, CARALHO, FILHO DA PUTAAAAAAAAAAA. E, em alguns casos, foi o próprio Deodato que chupinhou o Lenzi, e não o contrário. Por exemplo, no primeiro filme de canibalismo do Deodato, O Último Mundo..., ele reuniu os dois protagonistas d'O Último País...: Ivan Rassimov e Me Me Lai. E, aqui em Inferno, o Deodato até faz uma menção ao Jim Jones, que, cinco anos antes, já havia sido interpretado pelo Rassimov em Os Vivos Serão Devorados do Lenzi. Ou seja, o real motivo do Deodato ser considerado o grande mestre desse subgênero infame é o fato dele ter dirigido o grande clássico do estilo, Canibal Holocausto. É essa e somente essa a real razão. Por outro lado, ele não foi o precursor dessas porras e ele até cometeu lá os seus plágios e pisadas de bola.

OK, mas, voltando a Inferno ao Vivo, podemos também observar que as várias tretas ocorridas durante as suas conturbadas filmagens (confira por si mesmo: https://www.imdb.com/title/tt0089338/trivia?ref_=tt_ql_2), que incluem discussões feias e até agressões físicas, repercutiram mesmo no resultado final do filme da pior maneira possível. Uma trasheira quase que total que, novamente, só vale pela carnificina splatter causada pelo personagem do grande Michael Berryman, mais lembrado como o Pluto de Quadrilha de Sádicos. Inclusive, logo no começo do filme, ele e a sua trupe do mal são responsáveis por uma doentia sequência de barbaridades que, além de algumas cabeças cortadas, até resultará num estupro coletivo duma mulher que estava no lugar errado e na hora errada.

No mais, nem a trilha sonora do paulista Claudio Simonetti (Goblin, Daemonia) servirá para empolgar muito.

Mas OK, apesar de todo o clima capenga-vagabundo, apoiado por um sensacionalismo barato, Inferno ao Vivo ainda é infinitamente superior ao Canibais / The Green Inferno, a ''homenagem'' que o imbecil do Eli ''Albergue'' Roth, AKA Putinha do Tarantino, fez ao finado subgênero dos canibais italianos. (É, com homenagens assim, é melhor apodrecer no caixão mesmo.)

No fim das contas, eis a minha cotação a Cut and Run, AKA Straight to Hell, AKA Amazon: Savage Adventure: 2.5 de 5. Regular, portanto.

PS: Por falar em homenagens, de uma maneira totalmente intencional esse post acabou sendo os meus ''parabéns'' ao Ruggero Deodato, que fez aniversário nessa mesma Sexta 7.

 


 

12 comentários:

  1. O Blogger está de novo com aquela patifaria de não deixar abrir 2 abas para ler o blog. É de foder.

    Esse Exorcista de 1973 é aquele da possessão demoníaca que a mina gira a cabeça e faz um monte de descaralhamento ?

    Por que esse da Tentação de Cristo do Scorcese é polêmico? Ah, (pergunto porque não vi, é curiosidade mesmo) esse Scorcese é o mesmo que dirigiu Cabo do Medo que tem a Juliette Lewis no elenco , como citei no outro comentário.

    Esse Wes Craven eu já ouvi falar antes, e parece que tem algo no meu canal mencionando ele, mas agora não tenho a menor ideia de que vídeo é, ou é alucinação minha, mas já vi esse nome mencionado no YT.

    Que horror que o filme seja tão ruim e ainda tenha se inspirado em outros filmes para não conseguir presentear o telespectador com uma obra decente. Triste!

    Bom, nessas de acusações de plágio aqui e acolá, pelo que entendi, é o que eu menciono no meu vídeo sobre a História dos Computadores dos anos 80 ao citar o Steve Jobs que copiou interface gráfica e mouse da Xerox e depois o Bill Gates de copiar a interface gráfica que já era por si uma cópia: Ladrão que rouba ladrão tem 5 bilhões de anos de perdão. kkk

    Mas não deixa de ser incrível que tenha um brasileiro por trás da trilha sonora de um filme gringo.

    Homenagens que são mais fétidas que excreções expelidas pelo corpo num menáge, como diz o poeta.

    Parabéns pro cineasta! \o/
    Mais um excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome back to 7NEC :)

      Cara, por falar em bugs variados, a porra do Gmail nem me avisou sobre os seus novos comments no post anterior, lá da freira arrombada. Só fui descobrir aqui na interface do blog mesmo. Estranho pacas, mas esperar o que daquela porra de Gmail mesmo, né? Enfim, naquele caso a culpa nem é do Blogger, e sim do próprio Gmail. (Aliás, depois te respondo lá novamente também.)

      Já sobre isso das abas... Recomendo então você usar a home do 7NEC pra ver o post em si e, na aba do post, sair comentando. Mas é foda mesmo essas limitações implantadas pelo Blogger. Vai entender a mente dessa galera...

      Sim, O Exorcista é esse mesmo. Mas eu recomendo muito mais O Exorcista 3 (1990), dirigido pelo próprio autor do livro, e que, para mim, é muito superior ao filme original.

      Caralho, a Juliette Lewis tá gostosa pra caralho no Cabo do Medo, PQP. Pena que é outra que foi destruído implacavelmente pelo tempo, né... E, sim, esse remake foi mesmo dirigido pelo Scorsese na época em que ele ainda prestava. Já nesse milênio o cara só dirige presepadas, tipo aqueles trocentos filmes que ele fez com o ''Leotário Capado'' (incluindo outro remake, só que esculhambado e politicamente correto, que é Os Infiltrados), além do chato pacaray O Silêncio, que ainda reúne alguns atores do Ichi: O Asshole Suíno.

      Há, também nunca assisti nem A Última Tentação de Cristo e nem A Paixão de Cristo. Coincidentemente, os dois estavam ali junto do Cuzão Valentão / Bullshit Heart (que eu ainda quero rever para fazer o devido PURE MASSACRE) na lista dos ''para assistir'', mas aí teve o maldito problema no Blu-ray player da LG, já devidamente explanado nos comments do post anterior. Foda. Mas a verdade é que, sempre que se mexe com religião, o coro come. E, como esses dois são filmes mainstream made in USA, a exposição acaba sendo, naturalmente, muito maior do que a de um filme exploitation italiano.

      Wes Craven é mais um desses caras tipo Paulo Gustavo, Chorão, Sean Cornory e trocentos outros: fucking hack sem talento durante a vida, mas, após a morte, um gênio a frente do seu tempo. Aliás, o Craven foi um cara tão problemático, mas tão problemático que costumava estragar tudo até nos seus acertos. Vide o primeiro A Hora do Pesadelo e também Voo Noturno, em que tudo vai muito bem até certo ponto... Até culminar em sequências finais simplesmente ridículas até a medula, arruinando tudo que aconteceu antes nesses filmes. E sem contar que, pouco antes de morrer, o Craven dirigiu ainda um dos PIORES SLASHERS EVER: A Sétima Alma / My Soul to Take, um treco indescritivelmente péssimo que mereceria uma série de PURE MASSACREs para ''honrar'' a sua extrema ruindade.

      OK, mas, com tudo isso dito, até que ele teve lá os seus raros acertos plenos, como Quadrilha de Sádicos e A Maldição dos Mortos-Vivos. Aliás, olha que interessante: nesse último a heroína é uma ativista negra chamada Marielle, que enfrenta um regime fascista num país todo fodido. Teria Craven tido uma premonição do Brasil da era Bozolândia?

      Inferno o Vivo só não é uma atrocidade total por causa do gore providenciado pela turminha do Michael Berryman. De resto...

      Excluir
    2. Falando nesses dois Zé Ruelas aí, Bill Gates to Hell e Steve Jobless, tu já deve ter visto essa presepada cinematográfica aqui, que conta a história da Apple e da Microsoft:

      https://www.imdb.com/title/tt0168122/

      Lembro de assistir essa porra mil anos atrás na TV aberta - quando eu ainda via alguma coisa na TV aberta.

      Sim, o Claudio Simonetti conseguiu bastante destaque nas trilhas sonoras do cinema italiano, seja com o Goblin ou solo. Inclusive, a trilha do Goblin pro muito bom porém algo superestimado Suspiria (1977) é, para mim, a melhor trilha já feita para um filme de horror.

      Já um filme revival do canibalismo que mandou muito bem é o Rastro de Maldade / Bone Tomahawk. Esse deixa Canibais / The Green Inferno no chinelo.

      Opa, valeu e ainda essa noite baixarei esse seu vídeo dos computadores oitentistas, já que ainda não o vi na íntegra. Ele já tá ali na fila dos downloads no outro PC, junto do vídeo recente do Régis falando sobre a velha treta metal farofa Vs. grunge e da última live do BJC.

      Falows. É ''nóis''.

      Excluir
  2. Ah sim!

    Agora vc me fez lembrar! Esse Wes Craven era por causa da Hora do Pesadelo. Acho que esse foi o único filme de terror que vi na vida e esse até deu pra assistir numa boa por não ter mutilações, gente tomando no cu de forma extremamente violenta e outras coisas que eu sou fraco pra ver em um filme.

    Sim a Juliette Lewis nessa época ainda parecia que tinha futuro, náo entendi porque o rosto dela se deteriorou tanto com o tempo, ainda mais ela sendo artista e artistas com grana vivem de procedimentos estéticos e conseguem manter a aparência mais jovem, aconteceu com ela também aquele efeito Mcguillis na aparência só que menos pior, já que como pessoa ela parece ser gente boa e tem até foto dela meio creepy trepando com aquele fotógrafo Terry Richardson. Porra, esse cara deve ser feliz pra caralho tendo passado a rola em tantas famosas e anônimas. Puta que pariu, que alegria.

    Então esses 2 eu nunca vi por nao gostar de filmes com temáticas religiosas, até pq nunca também conseguiram fazer um filme com essa temática em que no meio da história fossem surgindo nudes femininos, já que era algo que devia ser comum na época , então fodam-se esses filmes. Fiquei pensando como seria agora uma paródia da esto´ria de Jesus Pornô, com os 3 reis Magos fazendo um gang bang nas cortesãs da época ou algo parecido, seria épico demais.

    Bom, de qq forma ouvi rumores que pegaram tão pesado nesse filme do Mel Gibson que uma mulher foi ver e não aguentou ver o filme todo , vomitou numa cena que Jesus leva um cacete violento ali e etc. Eu particularmente não vi e nem tenho interesse.

    ResponderExcluir
  3. Esse na verdade eu quero ver, por uma razão específica: O Xerox Alto. Que era algo que eu desconhecia até a pesquisa daquele vídeo. Até pq o que se considera, o primeiro "home computer" é um computador de 1975 chamado Altair 8800. Só que esse Xerox Alto, mesmo pertencendo a uma empresa, e sendo lançado em 1973 já tinha mouse, monitor, teclado, interface gráfica. Algo que só foi começar a parar na casa das pessoas no final dos anos 70.

    Tranquilo amigo, sem problemas, aquele vídeo é extenso mesmo. Eu mesmo levei dias não só pra gravar com otambém pra editar e editar esse vídeo te confesso que foi a parte mais irritante, pq tinah muitos trechos dizendo 200.000 vezes a mesma frase e tive que cortar uma semana essas porras pra que as frases no final ficassem com um sentido lógico, mas o resultado final acabou valendo todo esse estresse da edição.

    ResponderExcluir
  4. A Hora do Pesadelo 1 vai muito bem até se queimar pra caralho nos 10 minutos finais. Fica parecendo uma paródia do filme, com as ridículas armadilhas que a Nancy cria pra emboscar o Freddy. Deprimente. Por essas e outras, o terceiro Freddy (Os Guerreiros dos Sonhos / Guerreiros Oníricos) é o meu favorito da franquia. E ainda tem dois clássicos do Dokken na trilha :)

    A Juliette Lewis era mesmo da hora demais, mas... Time kills everything. E, caralho, nunca havia reparado que ela era uma das traçadas lá nas fotos do Terry Richardson, hahahaha. Olhei de novo e percebi que até rola uma referência à cena dela chupando o dedo do ''Bobby'' De Niro em Cabo do Medo :)

    E é mesmo: esse fotógrafo do caralho (literalmente) já traçou uma caralhada de gostosas. E até a Miley pode ter entrado nessa. Inclusive, uma das melhores fotos dela - dela pelada chupando o cassetete - é da autoria dele.

    Sim, qualquer parada religiosa é um tédio do caralho por natureza, seja filme, música ou whatever. Mas, no caso desses dois filmes aí (A Última Tentação de Cristo e A Paixão de Cristo), como são coisas famosas pela controvérsia e pelo extremismo, até vale a pena conferir. Inclusive dizem que A Paixão é gore pra caralho.

    Aliás, preciso mesmo assistir esses outros filmes do Mel Cabaçon como diretor. Afinal, até agora só vi mesmo aquela tranqueira da ''biografia'' do arrombado do William Wallace.

    Bem, valeu e até a próxima. E hoje finalmente comentei de verdade lá no seu vídeo sobre a história dos computadores pré-internet.

    ResponderExcluir
  5. Opa, valeu amigo. Sim, consegui publicar seu comentário, deu certo acho que essa opção de deixar seus comentários "pré-aprovados". Agora eles tão indo direto e nem na moderação vão parar mais.

    Do Mel Gibson acho que só vi aqueles filmes dos anos 90 dele lá o Maquina Mortífera pq meu pai era fã, mas nunca fui atrás do resto que ele fez, inclusive esse Coração Decadente aí que vivia aparecendo na Sessão da Tarde.

    Sim, vou até rever as fotos desse Terry Richardson pq o cara deu uma peruzada legal em altas minas. Vale a pena gozar...digo, ver de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa porra de bug e/ou censura do YT tá mesmo ultrapassando todos os limites do bon senso. Geralmente acontece comigo mais no seu canal mesmo, mas, volta e meio, isso também me acontece em outros cantos da plataforma. E, por falar nisso, acabei de olhar lá nos comments do seu último vídeo e, mesmo usando aquela tática que você me ensinou, de clicar em ''comentários mais recentes primeiro'' (algo assim), o meu comment continuou não aparecendo de maneira alguma... Cambada de filho da puta. E justo quando eu tava achando que as coisas estavam OK agora. É foda.

      O Coração Deprimente tem mesmo toda a cara da Sessão da Tarde. Tudo a ver um filme mentiroso e babaca desses passar numa porra dessas, toda dedicada aos lixões cinematográficos - se é que dá pra chamá-los de cinematográficos... Agora, só não sei o que é pior, se é o Bullshit Heart ou o Merda Max: Além do Cu do Trovão.

      Mó comédia as fotos pornôs do Terry Richardson: dando dedada no cu de uma e gozando na fuça da outra, hahahahaha. Algo me diz que o cara tem um forte poder de persuasão. Se bem que, sendo um fotógrafo famoso como ele (e diretor de um dos clipes mais famosos / controversos ever: Wrecking My Ballz), ele talvez nem precisa mesmo de porra nenhuma de poder de persuasão. Sei lá.

      Excluir
    2. Sim, é de estourar os pentelhos do cu numa prensa essa censura escrota do politicamente correto que agora resolveu atingir tb o Youtube, mesmo deixando você pré-aprovado, se tiver uma palavra que a gente esqueceu de disfarçar o filho da puta manda o comentário direto pra lixeira. É um cu fodido mesmo. Cu fodido de puta anã.

      Fora aquelas comédias que passavam 85 vezes competindo em repetição com Lagoa no Cu. Tipo daquele bebê bobalhão que se mete em "altas confusões" e é perseguido por um gorila ou algo assim, ou o bebê vai parar na jaula do gorila ou alguma merda "engraçadona" desse tipo.

      Sim, o cara é loucaço, deve fumar muita pedra esse Terry.
      Sim, o cara deve ser bom em convencimento, já passou a pemba na América (do Norte) toda. Seria legal ver ele entrevistado por algum porra louca tipo aquele radialista Howard Stern. Só sairia loucura de lá eu acho. Ou é isso que vc disse, ele construiu bem ou mal um nome nesse meio e agora tudo que é c* vem pra ele já sem o recheio. Nossa, que bosta de rima, mas como o recheio de um cu geralmente é mesmo a bosta seria bom mesmo receber um "cu sem recheio".

      Excluir
    3. Infelizmente o YouTubug só irá mudar mesmo quando / se surgir um concorrente de peso. Até lá eles continuarão aprontando a vontade com todo tipo de bug, censura e tsunami de anúncios escrotos.

      Há, felizmente, hoje em dia, absolutamente nobody at all precisa se rebaixar à mediocridade da Sessão da Tarde e da TV aberta em geral. Aliás, TV aberta é algo que já deveria ter sido abolido em definitivo em pleno 2021.

      Os canais que fazem exposição de Illuminatis e porras to tipo (tanto os sérios, tipo Isaac Weishaupt / Illuminati Watcher, quanto os fajutos, tipo aqueles de Bozominions que enfiam a Bíblia Nada Sagrada no cu) adoram ligar a figura do Terry Richardson aos Illuminatis e as sociedades secretas em geral. Seja como for, realmente, o doidão passa o rodo em geral. Certo ele.

      E olha uma parada que só fui descobrir agora sobre ele, ao fuçar o Wikipedia:

      ''On August 21, 2017, Richardson directed the Anitta music video, "Vai Malandra", at Vidigal, Rio de Janeiro.''

      Excluir
  6. Nossa, foi bom vc falar isso porque outro dia tentei testar os supostos concorrentes do YT e todos falharam miseravelmente em algo básico.

    Daily Motion antes de você conseguir deixar seu vídeo público tem que mandar um email para eles pré-aprovarem sua conta. Puta que pariu. Vou mandar um espermograma no cu deles. O Player deles, como já sabia, é uma bosta, você dá play, leva 70 anos pra rodar e mesmo que vc tenha uma internet boa começa a se peidar todo o vídeo, travando.

    O Vimeo vc pode postar de primeira, mas é limitado a 500 MB por semana. Puta que pariu.

    A Twitch TV só permite vídeos ao vivo, mas vc vai lá e se por exemplo o streamer fez uma live na semana passada , ela não é arquivada pra você acessar quando bem entender. Então se vc é inscrito de alguém lá só vai ver o vídeo na hora que tiver sendo rodado ao vivo. É foda, só tem merda.

    Sim. Na minha TV só rodo YT direto. TV aberta só na casa do cacete mesmo.

    Sim, o cara chega nesse status tem mais é que aproveitar e o socar o sabugo sem dó.

    kkkkkkkkkkkkkk Caralho, esse do Vai Malandra eu não sabia.
    Acho que malandramente ele passou a jeba no c* dela se bobear. Hahahahaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua declaração lá via email sobre o YT censurar e desmonetizar geral até nos TÍTULOS dos vídeos foi foda. Fico imaginando se eles também enchem o saco até nas thumbs dos vídeos... Como o Gastão bem disse numa entrevista lá, vai chegar um momento que essas palhaçadas do YT ainda chegarão num ponto sem retorno - se é que já não chegaram.

      As únicas vezes em que acessei o Daily Motion foram lá entre 2007 e 2010, quando eu entrava nessa porra para pegar umas obscuridades de JPop 80 que, por algum motivo, não se encontravam no YT. Faz mais de uma década que não entro no site, e nem lembrava da existência dele até ver o seu comment.

      Vimeo é legal pra pegar algumas coisas apagadas do YT, tipo vídeos de teorias da conspiração e os caralhos. Hail Illuminati Watcher.

      Há, acabei vendo essa porra de clipe no YT. Desgraça total, hahahaha. Prefiro o clipe da Wrecking Ball, por mais que o refrão dessa Wreck My Balls.

      Excluir