quarta-feira, 18 de março de 2020

PARTIAL MASSACRE = O Suposto Big 5 do Emo BR: Cine, CPM 22, Fresno, NX Zero e Restart







Comentários breves sobre as cinco bandas emo mais famosas do Brasil.

CINE (WITHOUT SHOES)

Quem for ouvir a fase antiga do Cine, como Without Shoes, levará um susto com as canções screamo Sem Pensar, Velhas Mágoas e, principalmente, com o clássico absoluto do emo nacional O Meu Orgulho - que, a partir da marca exata dos 2 minutos, leva o screamo às últimas consequências, mesclando o vocal gritado com o gutural, e até parecendo se tratar de algum grupo escandinavo de black metal do início dos anos 90. O Meu Orgulho é, aliás, a minha canção favorita do emo nacional, até batendo a Na Na Na na versão do Lipstick. Muito infelizmente, toda essa diversão foi pra casa do caralho no instante em que a banda mudou o nome para Cine, abandonando qualquer mísero vestígio de rebeldia, peso e gritaria, e estourando no Brasil inteiro com canções seriamente pavorosas como Garota Radical, A Usurpadora e As Cores. Seja como for, pelo passado digno como Without Shoes, Cine acaba sendo, de longe, a melhor banda abordada nesse post. Hail Without Shoes. (Pena que, nos dias underground, eles não investiram nesse fator screamo tanto quanto deveriam. Se tivessem investido nessa faceta duma maneira geral, Without Shoes teria sido a melhor banda emo que o Brasil já teve, facilmente. Vou além: podem me chamar de louco, mas consigo notar alguns aspectos de influências de real emo 90 em algumas faixas do Without Shoes. Aquele lance meio indie deprê, saca? Essa fase foi mesmo muito legal.)

CPM 22

Nunca fui com a cara do CPM 22, nem mesmo com suas músicas menos piores, como Regina, Let's Go e Dias Atrás. Até comprei, por meros 2 reais, um DVD lacrado deles, com a intenção de dar uma chance melhor a banda. Mas não adiantou. Para piorar, o vocalista parece ser um completo fucking asshole, pelo que vi em matérias e documentários voltados ao emo nacional. Prefiro muito mais a outra banda do baterista Japinha, o ótimo Hateen.

FRESNO

Dizer o que da banda que disputa com o igualmente deplorável Gloria o título de pior grupo emo do Brasil? Até admito que tem uma ou outra rara canção do Fresco que até começa de forma promissora, na parte instrumental... Mas assim que o filho da puta lá começa a cantar, toda esperança vai diretamente pro colo do Capeta, sem escalas. Para piorar tudo ainda mais, o vocal e o tal do Tavares (ex-integrante do grupo, que ainda pegou a igualmente intragável Titi Feminazi Muller) sofriam duma gigantesca ilusão de grandeza, acreditando cegamente que suas canções de sertanejo elétrico eram, de fato, rock. Fresno é uma desgraça, e não recomendo absolutamente nada desses caras.

NX ZERO

Tem lá os seus guilty pleasures, como Além de Mim, por exemplo, além de algumas canções antigas que até são legais sim, como Ilegítima Defesa, bastante cultuada pelos fãs old school da banda. E eu recomendo fortemente o ótimo documentário Sete Chaves, um doc muito interessante, que poderá agradar até mesmo quem odeia NX Zero. E outro fator a favor do grupo é perceber que Di Ferrero e seus colegas de banda, mesmo no auge comercial do grupo, se mantiveram humildes, gente fina e pé no chão - ao contrário dos scumbags fucking assholes xaropetas do Fresno.

RESTART (C4)

Até existe um ou outro vestígio de sonoridade pop punk relativamente agradável na parte instrumental do Restart, principalmente na época em que se chamavam C4, e eram mais crus e toscos. E Pe Lanza até canta OK. O grande problema é o vocal do Pe Lu, que, puta que pariu, é uma coisa simplesmente intragável. Inclusive, eu me pergunto como diabos esses caras conseguiram fazer tanto sucesso com esse maluco no vocal. Deveriam ter deixado o Pe Lanza como o único vocalista do grupo, isso sim. Se eles voltarem a ativa um dia, tomara que se toquem de deixar o Lanza como a única voz da banda.

VEREDITO FINAL:

Cine antigo é bem bom, NX Zero dá pra encarar, Restart é altos e baixos e tem lá alguma coisa de guilty pleasure, CPM 22 eu não consigo curtir, e Fresno é simplesmente horrível.

A real é que, se fosse para basear o post na qualidade musical e não no sucesso comercial, o Big 5 do emo brazuca seria, para mim, Dance of Days, Hateen, Lipstick, Personal Choice e Without Shoes (antes de mudar o nome para Cine).

Próximo tópico que deverá ser abordado na saga PURE MASSACRE =

Slayer: Os Patéticos Pais do Bozominion Metal

3 comentários:

  1. Cara, descobri um método muito bom pra ler seus posts no blog sem me perder mais. Eu abro 2 abas. Numa é a da leitura, a outra é a da resposta, porque assim eu só baixo o mouse no da leitura e vou comentando ponto a ponto na outra aba aberta.

    Pois é tenho que dar uma ouvida nessa fase anterior do CINE uqe antes de você mencionar confesso que eu desconhecia totalmente.

    CPM22 surpreendeu nesse post por ser considerado emo. Na época do surgimento deles na mídia acho que por 2003 ou 2004, não sei se vc vai lembrar que tinha uma promoção da Coca que não lembro o que acontecia vc trocava a latinha ou garrafa de coca por mini-cds. Aí veio num desses mini-cds (que agora não sei onde está) um com a Pitty o CPM22. Mas na época eu te confesso que se vc colocasse na rádio CPM22 ou Detonautas (que eram da mesma época de mainstream) eu não saberia diferenciar um do outro.

    Esse Fresno é aquele que tem um tal de Lucas no vocal né, com uma cara de bobalhão realizado né ? Cara daqueles caras que ganham na loteria mas na hora de retirar o prêmio percebem que perderam o bilhete. Acho que foi eles que o Oswaldo zoou que quiseram cantar com Sertãozinho e Xododó aquela música do José Augusto "Evidências".
    Bem ruim mesmo. Concordo. E esse Tavares não é aquele que também dizem que furou o olho do PC Siqueira ?

    Esse Di Ferrero do NX Zero parece mesmo ser o mais gente boa e foi engraçado na transmissão do RiR de 2019 a Titica Muller falando o bagulho de "tão pedindo Anitta demais aqui" e o povo "Ei Bozonaro , vai tomar no cu!" e ele lá com uma cara de surpreso kkk foi engraçado esse momento.

    Agora esse Pe Lanza tem um lance engraçado de falar lá pra um fã "lambe meu cu" kkkk ou "cheira minha bunda", não lembro, se procurar no Youtube tem, um tal de fã foi e mexeu no carro do cara, não lembro onde e aí ele fica puto e fala algo com cu kkkkkkkkkk é foda. E na época eu achava essa banda a mais chata das coloridas, confesso.

    ResponderExcluir
  2. Há, eu uso esse método aí para responder seus emails. Primeiro eu leio o email na íntegra, daí, em seguida, eu uso esse método aí exato.

    Cara, eu escuto rock desde meados de 1995 ou 1996, e, de boa, acho que O Meu Orgulho é a canção com a ruptura mais radical que já ouvi na vida inteira. OK, nela e em outras canções do Cine antigo (WS), o instrumental já tem lá suas pegadas de metal, mas, ainda assim, a voz do DH não difere muito do que seria na fase mainstream, já como Cine mesmo. Portanto, quando chega naqueles 20 e poucos segundos finais, que começam a partir da marca exata dos 2 minutos de O Meu Orgulho, é um susto muito grande ver o direcionamento musical do ''bicho'', com o vocal entrando no campo da gritaria e do gutural. Ninguém poderia imaginar que a canção chegaria a uma situação dessas.

    Cine antigo era mesmo despretensioso, divertido e inconsequente, com rupturas interessantes e boas sacadas, e até alguma genialidade. A única coisa que me incomoda mesmo é o pouco uso do screamo. Por mim eles poderiam fazer uma reunião somente da fase WS (quando acabarem os dois milhões que o DH ganhou ao vencer A Fazenda), e colocar mais gritaria e vocal gutural nessas canções antigas. Eu com certeza iria em um show desses. (É óbvio que isso jamais irá acontecer, já que eles eram meros fucking nobodies nessa época. Se fosse para eles fazerem uma reunião, certamente seria da fase mainstream.)

    Eu nunca li nem vi entrevistas do Cine citando suas influências, mas, a julgar pelo som, eu chutaria nas seguintes:

    Como Without Shoes:

    Dance of Days (até plagiaram DOD em Velhas Mágoas)
    My Chemical Romance no debut Bullets
    The Used no debut auto-intitulado
    o verdadeiro emo 90 tipo Sunny Day Real Estate e Cap N Jazz

    Como Cine:

    All Time Low
    Cash Cash
    Forever the Sickest Kids
    Hey Monday (até plagiaram HM em Garota Radical)

    E, por falar nisso, coloco aqui as minhas faixas favoritas do Without Shoes:

    Above Me
    Aproximar
    Uma História Qualquer
    O Meu Orgulho
    Sem Pensar
    Sobre Suas Fotos
    Sobreviver
    Velhas Mágoas

    Eu estava totalmente por fora de duas coisas que você citou aí: essa do Tavares furando o olho do PC Siqueira, e também essa do Pe Lanza se revoltando com o fã de Restart. Terei que pesquisar net afora, para poder comentar.

    Mas o Lanza é um cara meio rock N roll mesmo. Muito legal a alfinetada que ele deu no Bobão e no Dinho ''Gold Black'', quando os dois malharam Restart durante o auge dos coloridos. E lembro também daquela vez em que o apedrejaram, e ele mandou um ''pode jogar pedra a vontade, que eu tenho sangue de sobra'', algo assim. (A Lovefoxxx até teve uma atitude parecida, quando atacaram coisa nela, numa vez que o CSS abriu pro Kasabian. Lanza e LVFX se mostraram com muito mais atitude do que o imbecil do Buça Dickinson, que já surtou ao ver alguém fumando maconha no plateia, durante um show da Donzela Ferrada. PQP, Mr. Buça é mesmo uma vergonha.)

    E um ex-conhecido meu chegou a trombar o Lanza ao vivo, e disse que ele era um puta drogado viciado em pó :)

    Para fechar, vi essa notícia aqui no Wiki do Restart, algum tempo atrás:

    ''Em 18 de agosto de 2012, o vocalista da banda, Pe Lanza, foi preso por dirigir embriagado em São Paulo. O cantor teria se recusado a fazer o teste de bafômetro e foi levado a delegacia.''

    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Tem um sebo aqui de SP que vende esses mini-CDs da Cocaína-Cola por R$ 6 cada, lacrados.

    O Detonautas, em algumas canções, tem umas letras bem melhores do que o habitual mimimi juvenil do CPM 22.

    Sim, Fresno é esse mesmo, com esse Lucas aí no vocal. Pesquisei via Google e YT, e descobri que esse Tavares aí é mesmo o ex-Fresno. Ou seja, o cara tocou na pior banda emo do Brasil, e, ainda por cima, furou o olho do PC Siqueira. Dois motivos para detestar esse sujeito.

    Mó barato essa situação aí que você citou, com o Di Ferrero, a Titi Feminazi Muller e os gritos do povo de ''Ei Bozo, vai tomar no cu'' :)

    Vi esse vídeo do Pe Lanza lá no YT. Ele diz ''lambe meu cu, arrombado'', hahahahaha.

    Para complementar, gostaria de recomendar dois vídeos do Na Mira do Régis, o do Cine (''isso daqui talvez seja o começo do apocalipse'') e do NX Zero (''qual será a grande diferença sonora entre o NX Zero e o Restart?'').

    E, além das cinco bandas emo nacionais que eu recomendei ali no final do post (Dance of Days, Hateen, Lipstick, Personal Choice e Cine antigo), eu faria uma menção honrosa para a fase emo-screamo-metalcore do Bastardz, com o Júnior Inc. no vocal.

    PS: Estou começando a me perguntar se Lipstick pode ser considerada uma banda colorida...

    ResponderExcluir