segunda-feira, 4 de maio de 2020

50 Fitas TOP-TOP de Busca: Além da Fulcilândia (My Other TOP VHS Wish List: Part I) [Post 100% Revisado e Atualizado]



A seguir, post com 13 páginas no Word / LibreOffice e mais de 16.200 caracteres, que me tomou muitas horas na sua construção. Avisando agora mesmo, para que depois ninguém venha reclamar do tamanho do ''textão''.

Após mais de cinco meses completos 100% afastado das caçadas pelo formato Video Home System, eis que estou começando a sofrer os efeitos da abstinência, de maneira muito intensa e devastadora. O que eu mais gostaria mesmo de fazer é viajar o Brasil inteiro procurando tesouros em VHS - claro que eventualmente desviando dos scumbags terminais habitantes do Big VHS Brother Brasil.

Mas é óbvio que, antes de localizar e adquirir o single Jeans / Private, da Ryoko Hirosue, eu não posso jamais nem cogitar a ideia de retomar as buscas por fitinhas VHS. A aquisição desse single será a carta branca para que eu possa voltar a ativa - mesmo que de forma bastante minimalista, já que, definitivamente, não tenho mais espaço para nada e, além disso, eu teria que focar só nas fitas mais essenciais mesmo.

Pois bem.

A lista a seguir não é completa. Estou apenas elencando uma série de fitas VHS que eu fantasio bastante em ter, incluindo até algumas raridades indizíveis que, até onde sei, ninguém possui; além de uma ou outra lenda urbana.

E, como eu jamais posto scans de VHS que não possuo, esse post não terá nenhuma das capas das versões nacionais dessas fitas.

+E = as ainda mais essenciais da relação

WISH LIST X50: ALÉM DE LUCIO FULCI (em ordem alfabética):

1. ADOLFO & MARLENE (Max Vídeo)

Ulli Lommel faz em The Tenderness of the Wolves a sua própria versão do clássico M: O Vampiro de Dusseldorf. (Resta imaginar qual é o título nacional que aparece no letreiro ao dar play na fita...)

2. ALGUÉM ESTÁ CHAMANDO (LK-Tel)

Além desse suspense psicológico de final WTF, eis algumas das outras fitas de Malcolm McDowell mais procuradas por mim: Mick Travis II: Um Homem de Sorte (''alternativa''), Mick Travis III: O Hospital dos Malucos (VTI), Louco, Eu? (Vídeo Arte) e a bizarrice terminal O Último Trem para Veneza (Penta) na cópia dublada - só o tenho na VHS legendada.

3. +E ALUCINAÇÕES DE UM GOZADOR (Frenesi)

O mais sádico, grotesco e degradante entre os 13 filmes de Sady Baby que pude assistir na vida, também conhecido como O Come Tudo, Bicharada e 365 Dias de Sodoma (esse último é trollagem minha): uma mistureba infernal e nauseante de Aniversário Macabro com Saló: 120 Dias de Sodoma, e precursor de atrocidades malditas como Violência Gratuita e The Melancholic Angel. (Até onde sei, ninguém possui essa fita. Talvez nem mesmo o próprio Sady.)

4. ANIVERSÁRIO MACABRO (Argo)

O clássico revenge-movie está entre as minhas mais desejadas fitas do Wes Craven, junto de Quadrilha de Sádicos 1 (Look) e Quadrilha de Sádicos 2 (''alternativa'' - lenda urbana).

5. O ANJO NEGRO NO MUNDO CÃO (Distar)

Já possuo as duas edições - ambas AB + Haway - com capas diferentes desse violentíssimo giallo dirigido por Stelvio Massi (usando o pseudônimo ''Max Steel''), mas me falta esse relançamento pela Distar - selo especializado em relançar fitas da AB Vídeo. (Até onde sei, ninguém possui essa fita.)

6. BLOOD AND BLACK LACE (''alternativa'')

Considerado por muitos estudiosos como sendo o primeiro giallo genuíno da história, o filme do mestre Mario Bava é estrelado pelo grande Cameron ''Deadly Prey'' Mitchell e foi lançado em VHS pirata-oficial no Brasil em 1985; ao menos é o que o finado Rubens Ewald Filho nos informou, em um de seus antigos guias da Video News. (Até onde sei, ninguém possui essa fita. Ahh, e outra fita do Bava que seria ótimo adquirir é Bay of Blood, da Century, seja como Mansão da Morte ou como Banho de Sangue.)

7. AS BONECAS DO SHOGUN (Everest)

Sexploitation japonês do diretor de uma série de aberrações cultuadas por freaks sem salvação, como o misógino Beautiful Girl Hunter e o nunsploitation School of the Holy Beast. (Uma coisa curiosa é que esse mesmo diretor doentão fez um filme com o ator intérprete do Jaspion.)

8. CAÇADA SEM FIM (Wera's)

Eis o outro filme chamado The Nature of the Beast, sem ligação alguma com o meu amado Maus Companheiros (1994, Victor Salva).

9. CAÇADORES DOS MORTOS-VIVOS (Mythus)

Será que alguém conhece alguma fita da Mythus além da trinca formada por Gritos na Noite, Horror em Alto Mar e Caçadores dos Mortos-Vivos (uma tranqueira de zumbi com capinha lindíssima)?

10. CANIBAL (Gemini)

Lunch Meat, um terror de baixíssimo orçamento inspirado em O Massacre da Serra Elétrica e Quadrilha de Sádicos, ainda possui a curiosidade de ser estrelado pela atriz pornô Ashlyn Gere / Kim McKamy.

11. CANIBAL FEROX (Dado Group / Mac)

Vale dizer que o cultuado exploitation canibal de Umberto Lenzi, originalmente editado pela Dado, chegou a ser relançado numa parceria da Dado com a igualmente poderosa Mac.

12. CANIBAL HOLOCAUSTO / HOLOCAUSTO CANIBAL (''alternativa'')

Volta e meia vemos relatos de pessoas que teriam locado essa fitinha pirata-oficial lá nos anos 80; isso pode ser um ''Efeito Mandela'' (uma falsa memória coletiva, tipo as histórias sobre o desenho animado do Shaken, o Cão Ninja - que, na realidade, se tratavam do Dartacão), ou então uma verdade verdadeira mesmo, uma fita vinda das profundezas do submundo oitentista - como diria o amigo Alex ''Relíquias do Terror: VHS'' Gouveia. (Até onde sei, ninguém possui essa fita.)

13. CHOPPING MALL (''alternativa'')

Até onde sei, o principal título na filmografia de Jim Wynorski foi lançado no Brasil somente mesmo nessa fitinha ''paralela'' dos anos 80.

14. +E COMANDO OUT (MPA)

Out / Deadly Drifter é, para mim, o filme mais memorável do cinema surrealista, e esse indescritível suicídio comercial na linha road-movie (também conhecido no Brasil como Desvio Mortal e Fúria Terrorista - cuja VHS da AV Hits é um dos maiores orgulhos da minha coleção) foi lançado como Comando Out pela MPA em 1993, antes de ser renomeado como Fúria Terrorista pela suprema AV Hits, no ano seguinte.

15. +E DEADLY PREY: EXTERMINADOR DE MERCENÁRIOS / EXTERMÍNIO DE MERCENÁRIOS (Wera's)

O principal filme de David Awesome Prior, uma inacreditável e genial trasheira de ação / guerra com a maior quantidade de frases antológicas já distribuídas num único filme, foi lançado aqui pela Wera's com, pelo menos, duas capas diferentes: desenhada e com a foto do ''ator'' Ted Prior, o maninho do homem.

16. O DEPREDADOR (Lamy)

National Geographic + slasher + vilão precursor do Jason e do Cropsy + trilha sonora d'O Iluminado (!!!) = O Depredador :)

17. DESEJOS DE COLEGIAIS (Delírio Tropical)

Pornô brasileiro noventista dirigido pelo controverso jornalista Sergio Martorelli (que pode ser ouvido no EXCELENTE Jotacast intitulado ''Edição Especial Mundial: Continental'', discutindo a distribuidora que todos nós amamos odiar - https://blogdojotace.com.br/2012/04/24/jotacast-28-edicao-especial-mundial-cocontinental/), usando aqui o pseudônimo Alex Ferrari; a verdade é que nunca consegui assistir nenhum dos pornôs com sua direção, e sou muito curioso para conferir ao menos um deles.

18. +E DOCE VINGANÇA (dublado) (Master Vision)

I Spit on Your Grave / Day of the Woman (talvez o maior clássico mundial do rape & revenge), muito antes de ser distribuído no Brasil como A Vingança de Jennifer pela dupla Look / Jaguar, foi lançado dublado como Doce Vingança (que viria, também, a ser o nome do seu remake), pela Master Vision, em fita que é simplesmente uma das maiores raridades de toda a história do home video no Brasil; e que, até onde sei, ninguém nunca trombou. (COMO SERÁ A CAPA DESSA PRECIOSIDADE ABSOLUTA?????)

https://7noites7.blogspot.com/2019/05/guia-oitentista-do-ref-revela-uma.html

19. DREAMANIAC (PRINCIPALMENTE com o papelão na íntegra) (Top Tape)

Um dos principais filmes de Dave DeCoteau (se não o principal) é outro clássico título no catálogo old school da Top Tape.

20. ENTRANDO À FORÇA (PRINCIPALMENTE com o big box intacto) (Taipan / Tupã)

Antes de ficarem conhecidas, Tanya Roberts (Armadilha para Turistas) e Nancy Allen (musa do Brian de Palma) estrelaram esse suspense sensacionalista da década de 70.

21. EXORCISMO NEGRO (CIC)

Clássico inédito em DVD de José Mojica Marins, nosso eterno Zé do Caixão, que ainda foi o precursor de obras como Um Gato no Cérebro (Fulci) e O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (Craven).

22. FANTASMAS QUE AINDA VAGAM (DIF)

A sinopse macabra e bizarra, envolvendo hipnose e situações WTF, garantem o interesse em adquirir a fitinha em questão.

23. FUK FUK À BRASILEIRA (Omni)

O saudoso anão Chumbinho chega a ser abduzido dessa vez, nessa produção estapafúrdia da nossa querida Boca do Lixo.

24. GRITOS DE SANGUE (Veneza)

Também foi lançado pela Concorde, com o mesmo nome, mas não faço a menor ideia se a capa da Concorde é tão incrivelmente linda quanto a da Veneza. (Até onde sei, ninguém possui essa fita.)

25. HISTÓRIAS DO TEMPO DA MORTE (''alternativa'')

Versão alternativa de Deadtime Stories, simpática antologia de terror lançada de forma selada pela AB, com o nome Contos do Terror. (Até onde sei, ninguém possui essa fita alternativa.)

26. O ILUMINADO (''alternativa'')

Esse, que é um dos melhores filmes de horror da história, foi lançado em VHS pirata-oficial no corte de 119 minutos - ao contrário da VHS selada da Warner, que está com o corte de 144 minutos. (Até onde sei, ninguém possui essa fita alternativa.)

27. INSTINTO ASSASSINO (New Action / Smart)

Espécie de variação do clássico Deadly Prey, com Ted Prior e Fritz Matthews invertendo os papéis que viveram naquele filme imbatível.

28. JOGOS DA MENTE (Paris)

Road-movie de suspense estrelado por Maxwell Caufield (À Sombra de Grace), especializado em interpretar psicopatas.

29. UM JUMENTO EM MINHA CAMA (Sexy Bom)

O diretor Di Angel (Diogo Angélica) renega essa aberração fílmica dos seus tempos de Boca do Lixo, onde Fernando ''Papaco'' Benini interpreta um caminhoneiro Bozominion, que se envolve em várias desventuras cabulosas e ''animalescas''.

30. LÂMINA ASSASSINA (Mac)

O primeiro - e talvez melhor - giallo de Sergio Martino, também conhecido como O Estranho Vício da Sra. Wardh, foi lançado ao menos duas vezes em VHS nacional pelo clã Mac Vídeo (que também incluía VCL, CVL, Max e, é claro, Vídeo Filme - a menos avistada das cinco).

31. O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA 3: O MASSACRE FINAL (AB / Distar)

Hollywood Chainsaw Hookers, o mais famoso filme de Fred Olen Ray, com a magnífica Linnea Quigley, foi lançado aqui primeiro pela AB e, mais tarde, pela Distar. (Teria sido lançado também pela Cinemax, outra parceira de crime da dupla AB / Distar?)

32. A MORTE EM JOGO (Nacional)

O meu novo filme favorito: fascinante bizarrice slasher sem nenhuma preocupação com essas coisinhas tolas chamadas lógica e realidade, onde serial-killer joga um RPG e participa de vários devaneios macabros, oníricos e lisérgicos, com destaque para a longa sequência a la De Olhos Bem Fechados, que explica a importância do título original do filme: Skullduggery. (AVISO IMPORTANTE: Filme recomendado apenas para adeptos do cinema surrealista em estágio terminal. Adoradores do cinema mainstream e convencional devem manter a mais absoluta distância disso daqui. Essa porra de filme é LSD total, e precisa ser evitada por todos aqueles que não sejam iniciados no território alucinante dos ''acid-movies''.)

33. O OLHO MÁGICO DO AMOR (Vídeo Satélite)

Esse clássico do erotismo é a fita da Carla Camurati mais interessante entre as poucas que me restam adquirir - o relançamento de Estrela Nua, pela Reserva Especial, vem logo atrás.

34. PAGANINI HORROR (Yellow)

O clássico da trasheira, com direção de Luigi Cozzi, é uma unanimidade entre os VHS freaks brazucas: uma fita bastante requisitada nesse meio, e o maior ''hit'' da obscura Yellow Vídeo.

35. PALHAÇO ASSASSINO (DIV)

The Clown Murders é uma peculiaridade de palhaço psicopata dos anos 70, e não possui nenhuma relação com Palhaço Assassino / Clownhouse (1988) ou com O Palhaço Assassino / The Clown at Midnight (1998) - duas fitas presentes sim na minha coleção.

36. PESADELO VIVO (TransVídeo)

Antologia de horror que até possui, entre outras coisas, o tema da VHS maldita.

37. POSSESSÃO (AV Hits)

A única vez na vida que trombei Possessão da AV Hits foi numa finada videolocadora da Paulista, em Setembro de 2004, no mesmo dia em que comprei A Ilha da Morte (TransVídeo), por R$ 2.50, no Clube das Fitas (que hoje se chama Clube dos DVDs e Blu-rays - mas que eu continuarei chamando de Clube das Fitas até o resto da minha vida).

38. PRELÚDIO PARA MATAR (Poletel e/ou VideoCast)

Obra-prima máxima de Dario Argento e um dos melhores gialli já feitos, Prelúdio para Matar (Profondo Rosso / Deep Red) é uma fita que não consigo me lembrar se foi lançada em caixinha de papelão (VideoCast) ou no formato padrão do Brasil (Poletel). (Sim, eu sei que o filme foi lançado vezes diversas nos nossos mercados de DVD e até mesmo Blu-ray. Mas quer saber a verdade? A sua VHS continua imbatível.)

39. PSICOSE 2 (SOMENTE o relançamento com o papelão intacto) (CIC)

Uma das melhores sequências já feitas, com Anthony Perkins retornando como Norman Bates, além da presença da minha adorada Meg Tilly no auge da beleza.

40. PSICOSE 3 (SOMENTE o relançamento com o papelão intacto) (CIC)

Anthony Perkins dirige essa competente sequência, que ainda conta com um dos melhores desempenhos de Jeff Fahey (que, recentemente, pode ser visto ao lado de Michelle Rodriguez no excelente clipe Confident, de 2015, da Demi Lovato - vídeo esse que é a melhor coisa já feita por Robert Rodriguez, prestando lá suas homenagens ao clássico A Morte Pede Carona).

41. ROTA PROIBIDA (Sagres)

Cultuado poliziesco dirigido por Enzo Castellari e estrelado por Fabio Testi (Luca: O Contrabandista) e David Hemmings (Prelúdio para Matar).

42. SEIZURE (MPA)

Estreia de Oliver Stone na direção, em fita de terror lançada por selo que, até onde sei, só lançou quatro fitas além dessa.

43. SEXO ERÓTICO NA ILHA DO GAVIÃO (Everest)

Maldito XXXploitation made in Boca do Lixo (que teve a morte da atriz Waldirene Manna durante as filmagens), com a direção do finado Alex Prado (Rubens da Silva Prado), lançado pela Everest na mesma época em que também lançaram o ''clássico'' Experiências Sexuais de um Cavalo, do mesmo diretor-ator.

44. SHADOW WOODS: O PESADELO (Wera's)

Provavelmente um dos slashers mais sangrentos já feitos, Blood Rage (também conhecido como... Slasher!) é uma fita que nunca trombei na minha frente.

45. SUSSURROS DA MORTE (VTI)

Ao lado dos mais famosos Herança Macabra (Castle Freak, com Jeffrey Combs) e A Sedução do Mal: Os Diários de Nosferatu (Embrace of the Vampire, com Alyssa Milano), eis outra fita da fase derradeira da VTI: The Whispering, um curioso filme de horror que assisti no Corujão da Globo um milhão de anos atrás, e que nunca consegui trombar em VHS.

46. AS TORTURAS DO DR. DIÁBOLO (LK-Tel)

Nunca assisti essa antologia de terror (Torture Garden no original), mas o segmento com o historiador do Edgar Allan Poe parece ser muito interessante.

47. A ÚLTIMA SESSÃO (VTI)

Assim como o já citado Pesadelo Vivo (Screamtime), A Última Sessão também é um terror que acaba lidando com o tema do VHS.

48. VAMPYRES: AS FILHAS DE DRÁCULA (PRINCIPALMENTE com o papelão intacto) (Top Tape)

Talvez o melhor filme de vampiro da história, lançado pela Top Tape das antigas (com o seu logo inicial), numa capa muito bonita. (Diria que, no primeiro lugar dos filmes de vampiros, Vampyres fica pau a pau com Crepúsculo... Zoeira, óbvio. Mas quer saber? O mediano Crepúsculo acaba sendo muito melhor do que o pavoroso remake de Vampyres. Essa parte não é zoeira não. Na relação dos piores filmes de vampiros da história, o remake de Vampyres só não perde para aquele lixo terminal Spielbergiano chamado Os Garotos Perdidos, uma das maiores baboseiras dos anos 80 - ou de qualquer época.)

49. VIAGEM AO CÉU DA BOCA (Vídeo Satélite)

Clássico absoluto do sexploitation explícito brasileiro, com um final WTF memorável, e antevendo as estripulias extremas do mestre Sady Baby.

50. VIVER E MORRER EM LOS ANGELES (''alternativa'')

Um dos meus filmes mais favoritos de todos os tempos, com a direção do mestre William ''O Exorcista'' Friedkin, lançado em VHS no Brasil somente de forma não selada. (Até onde sei, ninguém possui essa fita.)

TOP 4 Além da Fulcilândia:

Alucinações de um Gozador

Comando Out

Deadly Prey: Exterminador de Mercenários / Extermínio de Mercenários

Doce Vingança

''Nós vamos ao encontro das fitas mais fortes.'' (Como diria o VHS-maníaco Ryu.)

Bem, é isso. Comentários serão bem vindos. E, caso haja uma boa receptividade, eu voltarei aqui para fazer uma segunda parte desse post.

PS: Por que será que esse universo do VHS é tão marcado pela obsessão, e por que será que todos nós entusiastas e colecionadores de VHS somos tão perdidamente obsessivos?

















Nenhum comentário:

Postar um comentário