quarta-feira, 27 de maio de 2020

Post Dois em Um: PARTIAL MASSACRE = Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971, um Giallo Menor de Dario Argento) & PURE MASSACRE = Versátil Hype Vídeo e Certos YouTubers do Brasil



7 Noites em Claro: o blog mais iconoclasta e profano do Brasil, sem rabo preso com nada nem ninguém.

OK, vamos lá.

Já aviso de antemão: Dario Argento, Luigi Cozzi e Ennio Morricone serão ofendidos nesse post ''blasfemo''. Se você não aguenta ver seus ídolos italianos sendo devidamente esculhambados, retire-se imediatamente.

E, mais adiante na postagem, também massacrarei alguns influentes YouTubers do Brasil, além de alfinetar profundamente o ''melhor'' selo existente no nosso mercado de home video.

Continua aí? OK então. Não venha reclamar depois, e dizer que não avisei.

METRALHADORA NELES ENTÃO, E VOADORA NA SUA FUÇA.

Após o genial O Pássaro das Plumas de Cristal / As Plumas de Cristal (1970), a estreia de Dario Argento, o diretor fez uma trinca de filmes que não são obras-primas nem aqui e nem na casa do caralho: o OK giallo O Gato de Nove Caudas (1971), a atípica - e obscura - comédia 5 Days of Milan (1973) e esse giallo aqui para lá de mediano: Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971). Esse trio infeliz é a prova de que, após O Pássaro... e antes de sua obra-prima máxima Prelúdio para Matar (1975), Argento se encontrava em uma triste e precoce decadência artística.

ALGUNS SPOILERS ADIANTE.

Por onde começar a falar dos problemas de Quatro Moscas? Vejamos.

ROTEIRO COM MOMENTOS DE DÉBIL-MENTAL + HUMOR TOLO

Para início de conversa, o roteiro tem problemas bem retardados, na linha de outro giallo superestimado pacaray: O Ventre Negro da Tarântula (que também possui uma fraca trilha sonora de Ennio Morricone - ''nossa, ele falou mal do Morricone, como pode isso?''). Temos desde os vacilos gerais em avançar na investigação policial (algo que está ainda muito mais evidente em O Gato de Nove Caudas e no já citado O Ventre Negro da Tarântula - ambos os filmes tem aquilo de ''já sei quem é o assassino, mas vou esperar ser morto antes de fazer essa revelação'') até as INÚMERAS tentativas fracassadas de se fazer humor. Puta que pariu... PORRA, ISSO É UM GIALLO DE DARIO ARGENTO E NÃO UMA COMÉDIA, CARALHO. Incrível que não se tocaram disso durante sua realização.

ATUAÇÕES FRACAS

Michael Brandon (do excelente Desaparecida na Noite, onde contracenou com a minha musa master Shannen Doherty), Mimsy Farmer (que trabalhou com caras como Lucio Fulci e Ruggero Deodato, entre outros), e Bud Spencer (o ''bodão'' da dupla Trinity), assim como o resto do elenco, entregam atuações bem sonolentas e sem inspiração. Sim, é comum assistir um giallo em que os atores mandam suas performances pra puta que pariu, e tão pouco se fodendo se conseguirão convencer o espectador ou não. Mas Quatro Moscas consegue surpreender - no mal sentido - nesse quesito da atuação, com absolutamente nenhum dos envolvidos no elenco mandando bem nessa área. Argento bem que deveria ter dado umas bofetadas nessa galera e mandado um ''acorda aí, filho da puta''. Mas ei: quem garante que ele também não estava dormindo ao dirigir essa porra? Será preciso muito mais do que quatro moscas chatas para acordar essa galera... Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza: um filme claramente dirigido e estrelado por dorminhocos.

TRILHA SONORA MORTA

Morricone já tinha mandado mal pra caralho em O Gato de Nove Caudas, e - com as colaborações de Bixio e Bruno Nicolai - conseguiu um resultado ainda pior aqui em Quatro Moscas, o filme que fecha a Trilogia dos Bichos. Quando a gente pensa nas trilhas que o Goblin faria com Argento a partir de Prelúdio para Matar, aí Morricone cai mais ainda na comparação. Morricone já havia falhado em tentar criar alguma atmosfera com a sua trilha d'O Gato... e, aqui em Quatro Moscas, conseguiu chupar mais bolas ainda, com um trabalho simplesmente morno. (Só não é pior do que a trilha que ele fez para O Ventre Negro da Tarântula, que parece música de pornô softcore a la Cine Privé. O ''maestro'' fez tanta composição na vida que, às vezes, simplesmente mandava um ''foda-se'' e fazia o negócio de qualquer jeito. Sei lá, acho que ele leu os roteiros dessas três decepções e chegou a conclusão de que esses filmes não mereciam uma trilha sonora muito dedicada.)

PERIGO COM SOLUÇÕES ANTI-CLIMÁTICAS

Existem duas sequências de suspense e morte em Quatro Moscas que poderiam e deveriam ser geniais. Mas acabam sendo broxantes. Primeiro, bem lá no começo do filme, quando o protagonista acaba esfaqueando seu stalker. O momento exato da facada acontece sem nenhuma intensidade, não trazendo um ''punch'' à cena. E, mais adiante, numa sequência inicialmente brilhante, em que uma personagem é perseguida em um labirinto dentro do parque. (Esse cenário e essa situação podem ser vistas como precursoras da perseguição final d'O Iluminado. O que nos leva a indagar, novamente: teria Stanley Kubrick assistido alguns gialli na sua vida?) Essa cena é simplesmente genial, com uma tensão cavalar... Até certo ponto. Tudo vai pro saco quando um casal mala, do outro lado do portão, na rua, decide ''ajudar'' a dama em perigo. Primeiro, o imbecil do homem tem a ''brilhante'' ideia de tentar escalar o muro - algo que, logo de cara, já se mostrava impossível. E, a seguir, ele tem a ideia igualmente sensacional de IR BUSCAR UMA ESCADA. PUTA QUE PARIU, QUEM ESCREVEU O ROTEIRO DESSA PORRA? (Na verdade, o Argento, o Luigi Cozzi e um outro infeliz foram os roteiristas dessa bagunça. Pensar que precisaram de TRÊS caras para escrever ISSO. Un-fucking-believable.) E daí, para piorar tudo ainda mais, a morte da mulher acontece de forma offscreen. Argento deu aqui uma excelente aula de como se destruir uma sequência de perseguição inicialmente atmosférica pra cacete. E, com isso, voltamos ao problema do roteiro de retardado mental. Por falar nisso, o final também tem momentos de evidente chupação de bolas, com o camarada do protagonista demorando uma eternidade para o ajudar.

Bem, é isso. Me sinto mais leve agora.

A minha cotação para Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza:

** de ***** (regular)

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Material Extra: Sobre a Trilogia dos Bichos no Mercado Brasileiro de Home Video

1. O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL (1970)

O debut de Argento foi lançado como As Plumas de Cristal na VHS da Poletel, e rebatizado como O Pássaro das Plumas de Cristal no DVD da saudosa Aurora, lá por volta de 2005 ou 2006. Esse título mais longo foi mantido pelos xaropes da Versátil Hype Vídeo, quando essa distribuidora para lá de hypada o incluiu no box em DVD A Arte de Dario Argento, alguns anos atrás. Esse box consiste em dois combos em DVD: O Pássaro... e O Gato de Nove Caudas no disco 1, e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza junto de Terror na Ópera no disco 2. Nem para os ''gênios'' lançar O Pássaro... e Ópera em Blu-ray a essa altura do campeonato. Patético. (E dá-lhe canais fraquíssimos do Your Toba, como Cinema Ferox e Josy Vargas, bajulando cegamente essa empresa que é o maior engodo do home video brasileiro. Canais como esses - e também CineMarden - prestam um gigantesco DESSERVIÇO ao encher a bola duma empresa que só pisa na bola. Por que não usam seus canais do YT para cobrar lançamentos dignos das distribuidoras brazucas em BD, caralho? Lamentável. Canais assim não merecem nenhum mísero inscrito.)

2. O GATO DE NOVE CAUDAS (1971)

Desconheço algum tipo de lançamento do filme em VHS no Brasil, seja de forma selada ou ''trepada''. (Curiosamente, o Phenomena do Argento saiu em VHS de forma pirata-oficial como ''Trepadeiras''. Será que, na ocasião, seus responsáveis estavam trollando a DIF Vídeo, que tinha o hábito de chamar as fitas ''alternativas'' de ''trepadas''?) Já em DVD O Gato de Nove Caudas foi inicialmente lançado pela nostálgica Platina, lá na viradinha dos anos 2000 para a década seguinte. Ou seja, numa época em que ainda fazia sentido lançar DVD; época essa em que a Versátil não dava a MÍNIMA para o cinema de horror e afiliados. Por falar na abominável VHV, eis que esses chatos acabaram lançando sua própria versão em DVD d'O Gato... no frustrante box já citado na parte acima, sobre O Pássaro das Plumas de Cristal.

3. QUATRO MOSCAS SOBRE VELUDO CINZA (1971)

Também desconheço algum tipo de lançamento do filme em VHS no Brasil, seja fita selada ou ''paralela''. Já em DVD teve o já citado box para lá de broxante dos nossos anti-ícones da VHV. Agora uma pequena trivia: como O Pássaro das Plumas de Cristal foi inicialmente lançado em DVD aqui pela Aurora (que é a edição que eu possuo), e O Gato de Nove Caudas teve o seu primeiro lançamento em DVD nacional pela Platina (que também é a edição que eu possuo), havia um rumor no ar - lá pro final de 2011 e comecinho de 2012 - de que o Ernesto Barros (o cara por trás da Aurora e da Platina) criaria uma nova empresa de home video, na qual lançaria o Quatro Moscas. Teria sido muito curioso se isso tivesse acontecido mesmo, já que o primeiro filme da Trilogia dos Bichos saiu pelo primeiro selo de DVD do Barros, enquanto o segundo filme saiu pelo segundo selo de DVD dele; portanto, caso tivesse se concretizado, o terceiro filme teria sido lançado pelo terceiro selo do maluco.

E, para variar, os três filmes estão disponíveis em Blu-ray lá fora, em edições especiais. Bem que, pelo menos, O Pássaro das Plumas de Cristal poderia ser lançado em BD por aqui. E aí Versátil, dá para vocês lançarem O Pássaro..., Phenomena e Ópera em Blu-ray no Brasil, ou será que tá difícil? Seriam sim lançamentos muito bem-vindos, desde que vocês não pisem - novamente - na bola, com boxes azuis bagunçados do tipo Cronenberg Essencial, Fellini Essencial e o mezzo-esculhambado Carpenter Essencial, que vocês cuspirão no mês que vem. (Pensar que vocês passaram QUATRO ANOS sem lançar BD - e, quando voltam a lançar, já recomeçam fazendo algo meio zoado.)

Bem, alguém tinha que dizer essas coisas, já que os puxa-sacos do YT jamais fazem nada de produtivo nessa questão, e nunca irão cobrar edições minimamente decentes da VHV.




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