segunda-feira, 11 de maio de 2020

Mondo Darko: Vampiros no Áudio-Visual Brasileiro (REACT TIME)



https://www.youtube.com/watch?v=mnfDRY6gRng&t=3s

Vídeo muito interessante, como sempre, do canal Mondo Darko, de Lúcio Reis e Gio Mendes, abordando os vampiros no áudio-visual brasileiro, através de produções como Um Sonho de Vampiros (1968, com Ankito), Nosferato no Brasil (1971, de Ivan Cardoso), As Taras do Mini-Vampiro (1987, com o genial anão Chumbinho, ator-performer cultuado por 10 entre 10 aficionados pela Boca do Lixo) e Olhos de Vampa (1996, que conta com as aparições de Mário Vaz Filho, AKA Marinho, e a grande musa dos anos 90 e 2000 Mari Alexandre).

Inclusive, eu achava que esse seria um vídeo do Fora de Sintonia (que também é da dupla Lúcio / Gio, acompanhados por Leandro Cesar Caraça, Felipe Martinelli e Valter Noronha), portanto me surpreendi ao vê-lo sendo postado no Mondo Darko. Será que, originalmente, era para ser um vídeo do FDS, mas, no último instante, houve a decisão de postá-lo no MD?

Bem, gostaria de fazer duas rápidas observações aqui, sobre dois filmes que, talvez, deveriam ter recebido citações adicionais no vídeo. São duas produções da saudosa Boca do Lixo, sendo uma explícita e a outra softcore.

1) A Máfia Sexual (de Sady Baby e Renalto Alves, e que conta com Pedro de Lara no elenco) possui lá suas ambiguidades se tratando desse assunto. Afinal, o personagem do Mestre Sady chega a dormir dentro de um caixão e, se não fosse o suficiente, até chupa o sangue do pescoço de um infeliz Zé Ruela lá pelas tantas. (Inclusive, quando se fala da figura do vampiro no Brasil, essas são as imagens que me vem a mente, do Sady nesse filme. Sou infinitamente mais o Sady do que o bobalhão superestimado do Chico Anysio, um canalha que chamava a ditadura militar brasileira de revolução - e que, se vivo estivesse, provavelmente teria votado no Capitão Corona. Mussum e Golias sim são os reis do humor no Brasil. Anysio chupa bolas.)

2) Já Ninfas Diabólicas (1978, de John Doo, estrelado por Aldine Müller e Patrícia Scalvi), apesar de, definitivamente, não ser um filme de vampiro, merece sim uma menção especial por um detalhe curioso: tem uma série de semelhanças com o clássico Vampyres: As Filhas de Drácula, feito quatro anos antes pelo cineasta espanhol José Ramon Larraz. Dá até para dizer que é um remake disfarçado de Vampyres, e infinitamente superior ao remake oficial de Vampyres, uma atrocidade indizível feita em 2014 - já puramente massacrada nesse humilde blog.

De qualquer forma, gostei bastante do vídeo do Mondo Darko, um valioso registro de um subgênero bem pouco explorado no cinema brasileiro. Só acho que, talvez, poderia ser mais longo.

PS: Curioso ver o Felipe Martinelli creditado como Felipe Braga :) Sua voz de radialista dá todo um tom especial a narração do vídeo.






 

2 comentários:

  1. Esse Olhos de Vampa eu já assisti. Tem um tal de as 7 Vampiras que se eu não me engano é com a ex falecida do Lobão, não lembro se é exatamente "7 Vampiras", mas é um nome relacionado.

    Vou dar uma conferida no vídeo deles após seu post. Boa indicação.
    Esse da Máfia Sexual com Pedro de Lara no elenco deve ser extraordinário!

    Sim, Chico Anysio infelizmente eu não esperava por essa. Revolucinário é meu pau no cu desse otário.

    Mas aquele filho dele que faz comédia e tá fazendo reprise da escolinha agora como professor Sujisbundo é ainda pior que ele.

    Esse Ninfas Diabólicas se tiver umas fodas "do capeta" deve valer a pena Gozar de novo, como diz o poeta.

    Excelente post.

    ResponderExcluir
  2. Hey.

    Preciso rever Olhos de Vampa. O tenho em DVD, mas o filme está um tanto apagado da minha cabeça. Admito que o ''faptástico'' ensaio da Mari Alexandre na Sexy me traz lembranças muito mais fortes.

    Sim, e, inclusive, a Danielle Daumerie aparece pelada ali na capa da minha VHS escolhida para o post. Isso prova que ela teve mais a oferecer na carreira do que somente a participação no elenco e na trilha sonora d'O Mistério no Colégio Brasil. Com isso são três fitas dela na minha coleção: a do post, As Sete Vampiras (primeiro lançamento) e Mistério.

    Talvez A Máfia Sexual esteja disponível no XVideos. Tem post próprio dele aqui no 7NEC. Sady é sempre essencial de se ver, por mais que tenha algumas cenas escabrosas e difíceis de aturar nos seus filmes.

    Sim, Chico Anysio mamava nas bolas mesmo, e era carisma zero. E, para piorar, ainda deixou esse filho sem graça dele para continuar o legado (?) do pai, que já não era grande coisa.

    Ninfas Diabólicas, que eu lembre, está completinho aqui mesmo no You Tube. Mas, também com a Aldine Müller, tem um outro filme ainda melhor no quesito fap. Não lembro o nome, mas tem uma cena dela sendo ''ensandubada'' ao som da trilha sonora que o Goblin compôs para Prelúdio para Matar. Isso nos anos 70, ou seja, décadas antes do Gaspar Noé ter a mesma ideia de misturar erotismo com essa mesma trilha do Goblin no filme Love.

    A lamentar somente os PÉSSIMOS ensaios da Aldine pra Playboy e pra Status. O da Playboy talvez seja o pior ensaio da revista até hoje, ''batendo'' o vexatório ensaio de ''nu artístico'' da Maitê Doença da década de 90.

    Só me falta adquirir a Sexy dela, que não tenho conseguido encontrar em lugar algum. Tomara que seja um ensaio melhor que as atrocidades da Playboy e da Status.

    Valeu e até a próxima.

    ResponderExcluir