sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Festival Boca do Inferno







Dia 1 (Sábado 19)

''Star Crash. FUCK Star Wars.''

Amém.

Destaques...

O documentário Fantasticozzi, sobre Luigi Cozzi, onde o próprio faz declarações como ''Starcrash (Colisão nas Estrelas - e que no letreiro do doc aparece como Colisão Estelar) não é Star Wars, e sim algo diferente'' (com certeza é diferente: Starcrash é divertido), e ''Drácula em Veneza não é um filme meu, e, na verdade, não é um filme de ninguém''. Fantasticozzi foi o grande destaque do Sábado. Bem que poderia ser lançado como extra duma nova edição azul de Starcrash. Lá fora é claro, já que, no Brasil, não temos nem coisas óbvias e de apelo mainstream decentemente lançadas no formato. (A ausência do oscarizado 12 Anos de Escravidão em Blu-ray é um exemplo perfeito disso.)

Os segmentos de Christian Verardi, Petter Baiestorf e das duas gostosas (uma lembra a Alessandra Negrini, e a outra é uma ruivinha graciosa) se deparando com o sobrenatural em um teatro, formam os melhores momentos da antologia Treze Histórias Estranhas. Longa que, no geral, é um tanto cansativo; infelizmente. Assim mesmo, é uma iniciativa louvável e que, talvez, funcione melhor em casa do que no cinema.

Os dois debates, sendo um com os autores do livro Medo de Palhaço e, o outro, com o ator Ademir Emboava, da série Supermax.

Medo de Palhaço é um livro que fiquei louco para adquirir, mas, como me proibi (desde 1 de Outubro) de comprar QUALQUER COISA relacionada ao colecionismo, já que preciso me reorganizar nessa área, tive que recusar comprá-lo. Além do mais, eu estava quebradaço e não poderia comprá-lo de qualquer forma.

Mas devo admitir que, desde que comecei a dar um tempo indeterminado no colecionismo, Medo de Palhaço foi a maior tentação que tive desde então. Já no bate-papo sobre o livro (que fala da fobia de palhaço e também resenha inúmeras produções sobre o tema na cultura pop) eu tive que me pronunciar num certo momento, e dizer que Palhaço Assassino / As Máscaras do Terror (Clownhouse, 1988), de Victor Salva, é o melhor filme do assunto para mim. Acho triste pensar que obras medíocres como Poltergeist: O Fenômeno (recentemente detonado aqui no 7 Noites em Claro) e It: Uma Obra-Prima do Medo (que de obra-prima não tem nada - muito pelo contrário em diversos momentos) sejam mais celebrados do que o filme do Salva, um dos meus quatro slashers favoritos de todos os tempos.

Se bem que tem uma certa curiosidade envolvendo tanto Palhaço Assassino quanto Poltergeist e It, se pensarmos que seus atores mirins passaram por apuros: os dois protagonistas de Palhaço Assassino abandonaram o cinema após dois trabalhos seguidos com o pedófilo Salva, o garoto de Poltergeist chegou a quase morrer estrangulado pelo palhacinho durante as filmagens, e o Jonathan Brandis de It cometeu suicídio aos 23 anos.

No mais, teve trocentas exibições de curtas até a exaustão, o que foi francamente arrastado. Na minha opinião poderia ser uma sessão de curtas seguida por um longa (e nunca duas ou mais sessões de curtas em seguida), e com um intervalo maior entre as exibições de cada programa. Como foi Treze Histórias Estranhas (123 minutos) seguido imediatamente (ou com um curto período de tempo entre uma compilação e outra) por duas seleções de curtas-metragens (e, nos três casos, com uma regularidade maior do que desejada de curtas irregulares), foi meio complicado. Foram pouco mais de quatro horas de curtas no fim das contas: overdose total. Tem o lado frutífero e positivo, do apoio aos realizadores brasileiros independentes de horror, mas convenhamos: haja paciência.

E a sessão da Versátil foi adiada para Domingo.

Dia 2 (Domingo 20):

Como havia praticamente não dormido nada no dia anterior, acabei, da noite do dia 19 pra manhã do dia 20, dormindo mais que o planejado. (O que se mostrou positivo, já que sonhei que estava no show que o Yeah Yeah Yeahs fez em São Paulo no ano de 2006, evento em que me arrependo bastante de não ter ido. E, durante a Honeybear, ainda estava pegando uma japinha na plateia - que era a cara da Karen O em início de carreira). Portanto acordei tarde e perdi a sessão inicial de curtas, batizada de A Quinta Dimensão, além do longa Lilith's Awakening e da antologia Contos da Morte.

Cheguei na sala de cinema no momento exato em que as luzes se acenderam, dando fim à exibição de Contos da Morte. Seguiu-se o bate-papo com três dos diretores envolvidos com o projeto, sendo um deles o idealizador do longa.

Após isso, aconteceriam um debate sobre quadrinhos de horror e outra sessão de curtas, intitulada Heresia. Já a sessão da Versátil seria cancelada em definitivo. Inicialmente, o filme exibido seria Suspiria. Mas, como não havia projetor de Blu-ray na oficina Oswald de Andrade, a sessão teve que ser cancelada. Até havia planos para exibir Black Sabbath: As Quatro Faces do Medo no lugar, mas tal ideia não foi adiante.

Enquanto esperava o bate-papo sobre HQs ter início, dei uma volta em torno dos estandes do festival. Dei uma rápida bisbilhotada no Medo de Palhaço, que descobri custar 50 reais, que é um preço OK para um livro tão extenso e interessante. Adoraria comprá-lo, e daria um jeito de fazer isso, se estivesse podendo comprar alguma coisa. Mas não posso: tenho que seguir com a minha abstinência, mesmo que às vezes seja difícil. Os palhacinhos terão que esperar. Mas que deu vontade de adquirir o livro, aí deu...

Sigo andando e vejo que um novo estande surgiu do nada, um que não estava lá antes. Se trata dum estande de VHS! Na realidade, só tinha 10 fitinhas lá, cada uma por R$ 15:

Palhaço Assassino, do Victor Salva / Top Tape (já tenho)

Palhaços Assassinos / Alvorada (tenho)

O Palhaço Assassino, com o Christopher Plummer / California (tenho)

Halloween 4: O Dia das Bruxas / Top Tape (não tenho)

Halloween 6: A Última Vingança / PlayArte (não tenho)

O Mutilador / Lamy (tenho)

Re-Animator / VTI (tenho)

A Noiva do Re-Animator (tenho)

Anatomia de um Assassino / CIC (tenho)

História de Fantasmas (não tenho)

Sou avisado então de que o bate-papo sobre HQs terá início, e me dirijo pra sessão.

Lá dentro, fico pensando sobre aquelas VHS de terror, e sobre o quanto seria legal ter Palhaço Assassino e O Mutilador repetidas. Como só estava com míseros R$ 2.50, e, de qualquer forma, me encontro proibido (por conta própria) de comprar qualquer coisa referente a coleções, fico então pensando em como eu poderia adquiri-las.

Já sei.

Saio do bate-papo e volto no estande de VHS, já que ''ONCE YOU GO VHS, YOU NEVER LOOK BACK''.

Por sorte estava com uns DVDs comigo, daí tive a ideia de tentar uma troca com o carinha das VHS. Ele se interessou pelo DVD duplo (com luva) de Império dos Sonhos, da Europa, e aceitou uma troca dele pelo Palhaço Assassino. Como ele não mostrou interesse nos meus outros DVDs, não pude adquirir nenhuma das outras fitas. Até cheguei a imaginar se era a hora para, finalmente, tentar começar a colecionar os Halloween em VHS, franquia da qual não tenho nenhuma fitinha... Mas não, ele só quis a Império dos Sonhos mesmo. Mas beleza, a que mais me interessava ter, eu consegui: o back-up de Palhaço Assassino, o meu filme favorito de palhacinho psycho.

Cheguei a comentar com ele sobre o outro Palhaço Assassino, o The Clown Murders, se ele sabia algo sobre a VHS lançada aqui pela DIV. Eis a resposta dele:

''Eu sei, é o filme com aquele gordão.''

Respondi que sim, o John Candy. (Morto pela maldição do Atuk. É outro ator de filme de palhaço psicótico que se envolveu em maldição cinematográfica.) Daí o maluquinho dos VHS comentou:

''Que eu lembre, já encontrei essa VHS numa locadora, muito tempo atrás. A capa tem um túmulo, e um palhaço saindo dele.''

Cacetada, então alguém já trombou essa VHS? Nunca conheci ninguém que a tenha.

Enfim, voltei pro debate, que seguia acontecendo.

No final, respondi a questão do sorteio corretamente, e ganhei uns prêmios bacanas, incluindo uma HQ do Toninho do Diabo. A pergunta era se alguém sabia o nome do primeiro filme do Toninho. Chutei O Caçador de Almas: The King of Hell (já resenhado aqui no blog) e, felizmente, acertei. Após isso, até fui entrevistado pelo canal do You Tube O Mundo Sombrio do Dr. Nix, que eu não conhecia. O Dr. Nix em si é uma figuraça bastante simpática, que me lembrou inclusive o nada simpático 11B X 1371.

Teve a seguir a sessão Heresia, com quatro curtas blasfemos e repelentes, e o fim do festival. Bem, não foi totalmente o fim: estava rolando um show de banda cover numa outra sala, mas, como não gosto de covers, fui embora. (Além de banda de covers, ainda trazia no repertório algumas coisas verdadeiramente horríveis como Fool Fighters e Whitesnegga.)

Foi um festival bacana, com eventuais falhas (como todo evento do tipo), e que espero que siga acontecendo. Seria legal termos mais atividades aterrorizantes do tipo em São Paulo.

5 comentários:

  1. Eu gostaria de ter ido para essa amostra do Boca do Inferno .. mas como oculos desse jeito é impossivel já fui no Oculista mas ate agora não fiz o meu oculos novo .. falta de tempo e dinheiro ,não estou com cabeça em ter um novo oculos se tive-se um operação de trocar de olhos como no filme "Minority Report "acho que é assim que se escreve o nome desse filme do Spielberg ,mas um filme fraco dele ,eu faria essa operação de daria adeus á esse par lentes chato.. quem sabe um dia eu irei em alguma outra amostra organizada por ele já que ate hoje não fui em nenhuma delas .. eu não dou 15 reais em fitas alguma não importa que filme que seja é muito caro .. tambem é muito exaustivo ficar um dia todo em um lugar espero que a proxima amostra seja mais organizada,parabens ! pelos brindes que voce ganhou .. e esse livro compra depois ele não ira sumir tão cedo deixa o preço dele cair mas e então voce compra ele no futuro,ok! Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  2. Hey.

    Cara, o que você pretende fazer agora? Conseguir um novo óculos?

    Então, foi cansativo por causa da overdose de curtas, mas foi bem legal da mesma forma, por causa dos debates e interação geral.

    Já sobre as VHS, o vendedor lá depois baixou o preço para 10 reais sem eu nem ter pedido desconto. Se eu pudesse voltar a comprar coisa, teria pego o back-up d'O Mutilador com certeza.

    Medo de Palhaço é bem extenso e interessante, e valeria muito a pena por 50 pilas. Pretendo pegá-lo no ano que vem.

    Valeu e até mais.

    PS: disse no texto que o Jonathan Brandis se matou aos 23 anos, quando o correto é 27 anos.

    ResponderExcluir
  3. Ola,Marcio ! Já fui no oculista o problema é que estou sem tempo para mandar fazer o meu oculos novo esse aqui eu estou usando eu enxergando bem mas só de dia pois a noite não enxergo direito ,só não o fiz ate agora pois tive varios problemas aqui e tudo acontecendo o mesmo tempo esse mes de novembro foi um inferno e dezembro já começo mal tambem para mim nem te conto se der me liga eu te falo ´por telefone o ocorrido,ok! e desculpe por não retornar a ligação da ultima e que o meu portão escapou a roda do trilha e para arruma-lo foi mais de tres horas quando arrumei já 9:00 e já estava tarde para lhe retornar me desculpe.
    Se tive-se ido lá eu comprei o filme " O Mutilador " para voce de presente ,pois eu tenho duas copias dele .. logico ! eu não compararia uma terceiro de jeito nenhum ,já tenho filme demais aqui.
    Eu ai comprar o livro " Medo de Palhaço " e da-lo para voce de presente na Black Friday .. o mais o meu computador ficou muito lento e não consegui compra-lo e estava muito barato mas agora com fim da oferta ele voltou ao preço normal.
    Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas intenções :)

    Você lembra o preço de Black Friday do Medo de Palhaço? No evento em si era 50 reais e, se não me engano, esse já era o valor com desconto.

    Esses problemas de saúde e afins que a vida nos entrega em seu percurso... É foda. E dá-lhe médico, farmácia e companhia limitada lucrando com nossos tormentos.

    ResponderExcluir
  5. O Preço do livro " Medo de Palhaço " eu achei em um site que o proprio "Boca do Inferno " indicou em sua pagina com 50% de desconto ,o livro custava 28,90 por ai.. mais o meu computador ficou muito lento e caiu umas duas vezes da internet ,por isso não consegui-lo compra-lo para ti de presente.

    ResponderExcluir