sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Krull (1983)

Retrospectiva Completa Caverna do Dragão Parte Extra: Krull, AKA Dungeons & Dragons (1983)

ONCE YOU GO NERD
YOU'LL NEVER BE CURED

Krull é daqueles filmes que nunca me despertaram o menor interesse em assistir, assim como alguns outros exemplares mainstream oitentistas, como Curtindo a Vida Adoidado e Os Goonies. São coisas com as quais sempre tive um mal pressentimento, ou então puro desinteresse mesmo, mantendo natural distância dos mesmos - conferindo, no máximo, um ou outro trecho por acidente. Mas, ao contrário d'Os Goonies, acabei vendo o filme de John Hughes em meados de 2011 - e confirmando as minhas suspeitas: definitivamente não é a minha praia.

Portanto, sim, Krull, dirigido por Peter Yates (de Do Fundo do Mar e do injustamente endeusado Bullit, com o finado canastrão Steve McQueen - Steve McQueen cineasta >>>>> Steve McQueen ''ator'' - algo muito pequeno quando comparado a um Os Novos Centuriões, Viver e Morrer em Los Angeles ou Vício Frenético) em 1983, também aparecia nessa lista de ''não vi e não gostei'', e as leves comparações a Star Wars só diminuíam ainda mais o meu interesse. Isso é: até o dia que vi que um dos (supostos) AKAs de Krull é, bizarramente e inacreditavelmente, DUNGEONS & DRAGONS!!! Foi aí que decidi que era hora de finalmente assisti-lo.

A sinopse: o aspirante a rei Colwyn precisa salvar sua noiva Lyssa de um perigoso inimigo. Para acompanhá-lo na missão, tem a ajuda do mago Ergo, de um ciclope que é uma espécie de versão deformada do Thornton de Deadly Prey, e de um bando de renegados, que inclui um jovem Liam Neeson - que já havia aparecido no algo similar Excalibur.

Além da Besta, há outros perigos, como os slayers, uma amedrontadora areia movediça, paredes esmagadoras e outros ''pobremas''.

Infelizmente, sim, há ecos Starless-Whorianos na trama (os lamentáveis slayers são reminiscentes dos igualmente lamentáveis stormtroopers), mas, felizmente, eles são reservados para breves instantes no começo e no fim de Krull. De resto, é uma fantasia épica / medieval que será um prato cheio para os eternos nerds de coração entusiastas de Conan: O Bárbaro (e sua sequência Conan: O Destruidor, e mais Guerreiros de Fogo), O Senhor dos Anéis, Harry Potter (devo admitir que não acho os dois As Relíquias da Morte ruins - os aspectos depressivos, pessimistas e de horror me surpreenderam na época que os vi; já o resto da saga não me encanta), além dos menos cotados (mas certamente não menores) O Senhor das Feras / O Príncipe Guerreiro (The Beastmaster) e A Espada e os Bárbaros (The Sword and the Sorcerer). Há também o melhor de todos nessa linha: A Lenda dos 8 Samurais (The Legend of 8 Samurai), de Kinji Fukasaku - cineasta que só realmente pisou na bola no horroroso Mensagem do Espaço.

Além do espetáculo de fantasia, e de rápidos trechos de ficção científica, o filme oferece algo mais. Um fator interessante de se notar, é que a bizarrice toma conta da produção cada vez que vemos Lyssa no cativeiro. É quando se desenvolve uma série de imagens hipnóticas e brevemente lisérgicas, que remetem aos melhores ''trance movies''.

No fim das contas, Krull acaba sendo uma aventura heroica e empolgante auxiliada por uma horda de efeitos especiais com a cara dos anos 80; e a trilha sonora também é adequada. Um cult envolvente e empolgante, que não se leva a sério, mas que também não se menospreza. Recomendado.

''Cada um com seu destino.''

4 comentários:

  1. Eu sou muito fã desse filme que não passa ha alguns anos na TV Aberta que alias! não passa mais nada ,eu tenho DVD lançado pela Sony que tem extras não legendados ai então fico boiando no que estão falando pois o meu ingles é um merda,tenho o VHS lançado pela extinta LKTEL/RCA Columbia Video.. só não tenho a trilha sonora dele em Disco ou LP pois eu facilei e não pagar 20,00 reais em um sebo e quando voltei uma semana depois alguem havia comprado o LP .. deixa pra o importante e ter o filme em DVDcom a sua dublagem original ou classica ,excelente resumo deste classico dos anos 80 ,faltou mencionar outros dois filmes parecidos com Krull o campeão de reprises da decada de 80 na TVS atual SBT "Falcão Justiceiro - VideoCast " e "O Arqueiro e a Feiticeira -CIC Video " .de resto seuu texto esta perfeito com sempre ,um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti nem Falcão: O Justiceiro e nem O Arqueiro e a Feiticeira. Queria tê-los em VHS.

    Sobre o Krull, deveria ter pegado o Blu-ray dele pelado, porém muito bom, lacrado por 15 reais - mas pisei na bola e o deixei passar batido.

    Tem inclusive um fanático por Krull da gringolândia que fez uma edição especial custom do filme: colocou o BD americano dele num estojo duplo, e, no segundo espaço lá, pôs o DVD edição especial da Sony que você citou. Ficou bem legal, mas imagino que, futuramente, o filme sairá sim numa edição fodástica em Rai-azul nos EUA.

    Gostaria de descobrir outras obras com links com D&D além de Labirintos e Monstros, Krull e Stranger Things...

    ResponderExcluir
  3. O Falcão Justiceiro começou á não ser exibido depois da decada de 90 é por isso que voce nunca assistiu ele e o " Arqueiro e a Feiticeira " eu paguei um real em um locadora da Vila Maria que estava vendendo varios VHS alguns eu comprei outros eu vacilei e perdi para sempre.
    É ! deveria ter pegado esse "KRULL" em blu-ray .. mas como voce disse vamos torcer para que sai uma edição especial nesse formato nos E.U.A .. por que no Brasil esquece esses malditos distribuidores mataram o nosso mercado de DVD & Blu-ray,Um Abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir
  4. Como já falaram por aí, o boicote é a nossa melhor arma, porque não precisamos fazer nada! Essas distribuidoras não merecem nosso apoio, essa é a grande realidade - também parafraseando o Datena, hehe.

    O Krull importado está na minha lista de BDs que vacilei e deixei passar, ainda mais pelo preço (15 mangos) e por estar lacrado. Apesar da distribuidora vagabunda, era um BD bastante elogiado (em questão de vídeo e áudio), inclusive no Blu-ray.com.

    O Falcão Justiceiro eu poderia ter comprado numa locadora da Moóca uns dez anos atrás, mas o deixei passar. Outro dos inúmeros vacilos da minha vida.

    ResponderExcluir