quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Rambo: Até o Fim / Rambo: Last Blood (2019)

Algumas palavrinhas sobre ''Rambo 5: Rambo na Favela''.

Finalmente conferi o quinto filme da franquia do John Rambo, de 2019, que segue o ótimo primeiro episódio, os patéticos capítulos 2 e 3 (baboseiras saudosistas da Guerra do Vietnã, com roteiro de débil-mental e toques Spielbergianos, como a criancinha xaropeta desviando dos tiros dos soviéticos - incrível como Steven Is Pig conseguiu estragar o cinema e a cultura pop dos anos 80 e final dos 70) e o decente quarto volume. E, tanto em termos de qualidade quanto de ultra-violência, diria que Até o Fim está pau a pau com o anterior, de 2007.

De positivo, o filme tem um ritmo ágil, com a trama em boa parte entrando no território do nosso ''favela-movie'', além dos toques dramáticos e sensíveis das partes 1 e 4. Assim como o 1 e o 4, Até o Fim também possui aquela pegada de luta pessoal, ao invés das vexatórias lutas pelos Estados Unidos de Rambo 2 e 3.

De negativo, a demasiada xenofobia, com todo esse preconceito com o povo mexicano. É muito hipócrita os EUA - o país mais maligno do Planeta Terra - quererem apontar o dedo para os outros, como se tivessem alguma moral para isso. É um problema típico dos lamentáveis filmecos de super-heróis. Além disso, há um furo grotesco no roteiro lá pela metade do filme. E, para piorar, um vilão importante acaba recebendo um tratamento menor do que deveria.

Mas ei, não dá para pedir muito de um projeto como RAMBO 5, certo?

Portanto, não seja tão crítico com suas debilidades, e divirta-se...

Se puder. Minha cotação: 3 de 5.

PS Descontraído: Seja como for, Sylvester Stallone até que continua tendo uma carreira interessante. Dos action stars velhacos, ele e o Jean Claude Van Damme são os mais carismáticos para mim - apesar do JCVD estar bem mais decadente, artisticamente. Esses dois, com certeza, são bem mais divertidos do que o direitista imbecil do Chuck Norris, o rei da decadência Steven Seagal (que parece viver numa negação tão gigantesca, que nem percebe a piada que se tornou) e o palhaço master do Schwarza - o ex-sogro da Miley, que vinha tentando dar lição de moral para cima dela, enquanto o filho Patrick Schwarzenegger a traía sempre que possível: pai fucking asshole, filho fucking asshole... FUCK THE SCHWARZENEGGERS.


6 comentários:

  1. Bom , não assisti ainda ao quinto filme. O Oswaldo viu no cinema e gostou.
    Mas discordo um pouco sobre o segundo filme, que por enquanto é o meu preferido por dois motivos.

    A cena surreal do helicóptero é uma das coisas mais legais que já vi numa sequência de ação e sem a merda do CGI que eles usam a exaustão hj em dia que deixa a cena toda artificializada, e o fato também de darem um significado nesse filme para a fita do Rambo.

    Também não vejo dessa forma, como culpa do Spielbierg a deturpação do cinema dessa época, tanto que acho magnífica a adaptação que ele fez do livro (e esse eu li muitos anos depois do filme) Jurassic Park. Apesar que no caso do JP meu favorito é o segundo volume entre todos lançados até hoje. Desculpe discordar, ams acho que se for com educação, não tem problema.

    E concordo sobre a xenofobia contra o povo mexicano. Isso é mt patente. E hipócrita mesmo, como vc mencionou.

    Agora além do Sly gosto do Schwazza, pena esse decadente papel dele como pai como vc mencionou, que eu estava totalmente por fora. O Van Damme faz muitos anos que não vejo, eu nem sabia que o Chuck Norris ainda tava vivo e o Steven Seaggal é outro também que faz muitos anos que não vejo.

    Valeu, aquele abraço \o/

    Vou ver se vejo esse R5 no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Guitardo. Sinta-se sempre livre para discordar de alguma coisa que eu dizer. Não tem problema algum.

    Ainda preciso ver o vídeo do Oswaldo sobre Rambo 5. Aliás, seria bacana você dois fazerem um videocast falando sobre a franquia inteira. Fica aí a sugestão.

    Até venho cogitando separar um tempo para rever as partes 2 e 3 de Rambo, mas, especificamente sobre o segundo, lembro claramente de não curtir o romance do Rambo com a nativa (que achei forçado), o lance banal - e provavelmente influenciado pelo sucesso do primeiro Braddock - de nostalgia demasiadamente heroica pela Guerra do Vietnã, e também alguns problemas absurdos no roteiro, como - SPOILERS - na cena em que os vilões liberam o Rambo, PQP. (Se bem que tem uma sequência com um problema de roteiro parecido no 5.)

    Cara, do Spielberg eu só gosto realmente de Tubarão. Odeio profundamente Contatos Imediatos de Terceiro Grau e ET: O Extraterrestre. Para mim ele e o Lucas deturparam e estragaram a Nova Hollywood a partir de 1977. Mais do que isso, inauguraram esse tipo de cinemão blockbuster desmiolado e impulsionado por efeitos espetaculares, com o intuito de não deixar espaço para outros tipos de cinema.

    Para ser totalmente sincero, eu odeio Spielberg e Lucas :) Inclusive, em breve deverei fazer uma nova publicação massacrando o cu desses dois desgraçados :)

    Não sou chegado nos Jurassic Park, mas, beleza, cada um, cada um. Os acho filmes domesticados, dóceis e previsíveis. Curto mais tranqueiras classe Z que pegaram carona no seu sucesso, como a franquia Carnossauro e a insanidade gore Tammy & the T-Rex, estrelada pelos então desconhecidos Paul Walker e Denise Richards.

    O Otavio Ugá (canal Super Oito do YT) fez uma crítica bacana sobre Rambo 5, inclusive tocando nesse lance da xenofobia.

    Gostaria de pegar as partes 4 e 5 de Rambo em Blu-ray, mas, infelizmente, eles foram porcamente lançados por aqui no formato - pra variar. O primeiro eu tive a sorte de conseguir pegar numa ótima edição em BD importado.

    Vi agora no IMDB: Scumbag Norris está prestes a fazer 80 anos. Aí tá um cara que, possivelmente, não possui um único grande filme no currículo. Diria que os dois melhorzinhos são McQuade: O Lobo Solitário e Código de Silêncio, que também não são obras-primas nem a pau.

    Igualmente desprovido de carisma, Steven Seagal também não tem uma carreira lá tão impressionante... Mas pelo menos fez uns filmes melhorzinhos no passado, que se destacavam bem mais pelos vilões do que pelo insosso Seagal: Nico: Acima da Lei, Fúria Mortal e os dois A Força em Alerta.

    JCVD permanece na mais pura decadência já faz um bom tempo, mas fez grandes filmes no passado. E, assim como o Sly, possui um forte carisma - algo que Norris e Seagal não tem nem de longe.

    Schwarza eu curto até um certo ponto. Faz tempo que esse cara virou uma piada para mim. Aliás, talvez também seja por isso que eu curti tanto A Salvação: os caras tiveram os culhões de fazer um Terminator praticamente sem Schwarza nenhum. E, além de tudo, como pessoa o ''Arnie'' chupa bolas. (E ainda não tive coragem de ver o último Terminator, que você e tantos outros arregaçaram até dizer chega. A verdade é que essa franquia me traumatizou depois do Gênesis, uma das piores coisas que assisti na vida inteira.)

    Valeu e desculpa aí se fui grosso em alguma questão. Não foi por mal; apenas não suporto a dupla Lucas / Spielberg.

    PS: Estou te devendo email. Não tenho entrado muito na net ultimamente, e tá meio embaçado organizar o meu tempo aqui... Mas até Sábado, no mais tardado, te mandarei um novo email-resposta. Até te peço desculpas pela demora - não foi por mal. E, além desse email-resposta, preciso também te enviar um email à parte, para debatermos somente coisas ligadas a publicação de vídeos no YT.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, fique a vontade amigo.
    Sei que a correria do dia a dia é feroz e não é sempre, às vezes, que conseguimos ter tempo de postar.

    Sbore Spielberg tenho uma pergunta, o que acha daquele primeiro filme dele , acho que de 1971 , chamado "Encurralado", não sei se vc já viu, no qual um cara vai fugindo de carro de um maníaco num caminhão ?

    Fica a pergunta.
    Ah, ia perguntar também se vc tem conta no Filmow, senão podia me adicionar lá também.
    Lá tem uma lista com os filmes que já assisti na vida.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Cara, não tenho Filmow. Tenho zero experiência com o site, mas, se quiser me mandar um link com essa página dos filmes que você assistiu, eu gostaria de conferir sim.

    Sobre Encurralado, lembro de achar chatão, além de ter um protagonista afetado e insuportável. O grande legado dele foi ter influenciado coisas muito melhores, como alguns filmes do Victor Salva (Maus Companheiros / Natureza Diabólica e os dois primeiros Olhos Famintos).

    Mas, para mim, os piores do SS como diretor são mesmo Contatos Imediatos e ET. Esses dois são 100% insuportáveis.

    De qualquer forma, eis alguns filmes aqui citados que preciso rever em DVD / DVD-R para atualizar o meu parecer sobre eles:

    Encurralado

    Jurassic Park 1-3

    Rambo 2 & 3

    E preciso, finalmente, assistir os Jurassic World. Tu gosta deles?

    ResponderExcluir
  5. Tenho que ver esses filmes que vc recomendou que apesar de famosos eu confesso que ainda não vi.

    https://filmow.com/usuario/guitarposer2018

    Aqui tem uma aba que eu sempre marco quando eu já vi um filme.
    Aliás eu entrei nesse filmow justamente pra ter uma noção de saber quantos filmes já vi na vida e vi que já vi menos que muito menos gente. Foda mesmo era quando eu tinha entrado no Skoob. Descobri que não tinha lido nem 50 livros na vida. É foda!

    Não vi nem Contatos Imediatos e nem E.T que tantos falam também.

    Jurassic Park eu gosto do 1 e 2 especialmente.

    O 3 dá pra ver mas na minha opinião é muito abaixo dos dois primeiros. E pra tristeza geral da nação dos fãs de JP e JW eu não entro em concordância com eles justamente porque eles acham que o primeiro é insuperável, mas eu acho o segundo mais legal ainda que o primeiro. Vi no cinema na época. (O primeiro também vi, mas o segundo me marcou muito mais).

    Eu gosto dos JW , gostando mais do segundo JW do que do primeiro , pq nesse segundo passaram a usar bastante animatrônicos, embora INFELIZMENTE também usem muito CGI, por mim eu substituiria tudo por animatrônicos (mesmo sendo bem mais caro) em filmes de dinossauros ou de terror com monstros em geral. CGI sempre deixa a coisa meio artificial, difícil de comprar a ideia da cena.

    ResponderExcluir
  6. Entrei no link do seu Filmow. Tava lá lendo suas impressões sobre os últimos filmes que você viu. Aí cliquei para ler mais, mas disse lá que eu precisaria ter registro no site para isso...

    Ainda quero ver Star 80, já que parece ser foda - e, além do mais, Eric Roberts é o meu ator favorito. Aliás, ele era um puta drogado nessa época, e as chances dele estar ''mucho loco'' durante as filmagens são grandes.

    Cara, tem gente que nunca leu livro nenhum, ou então só leu um mísero livro apenas na vida inteira (tipo o imbecil do Sr. Mijair, que leu apenas o livro escrito por aquele canalha filho da puta do Ostra), então não se sinta mal nessa parte não.

    Tenho um box em DVD com os três JP mais o primeiro JW. Já o segundo JW só tenho em DVD ''paralelo'' mesmo. Preciso me organizar e rever a trilogia original - para então, finalmente, assistir os dois JW.

    Ahh, e também tenho a VHS do JP no estojo fossilizado.

    Te recomendaria assistir Tammy and the T-Rex, terrir amalucado com muito gore nonsense. Além disso, tem a gostosura da Denise Richards, ex-mulher do Charlie Sheen, pagando mico em início de carreira. É de 1994, e eles claramente tentaram pegar carona no sucesso de JP.

    ResponderExcluir