terça-feira, 28 de maio de 2019

2. Nirvana + Guns N Roses + LA Guns + Foo Fighters + Silverchair + The Vines

Breve papo nerd sobre Nirvana, Guns N Roses, LA Guns, Foo Fighters, Silverchair e o todo-poderoso The Vines...

///

A Conexão Nirvana-Guns N Roses-LA Guns...

Entre outras coisas, Kurt Cobain era conhecido pelos seus atritos com o Asshole Rose, e por uma certa simpatia pelo feminismo.

Portanto, pode ser chocante para alguns constatar que o segundo clipe de In Bloom (1992), do Nirvana, é um plágio descarado do vídeo oficial de Never Enough (1989), do LA Guns; canção essa que é uma forte candidata a música mais machista da história. O vocalista em Never Enough é o cantor mais icônico que o LA Guns já teve, Phil Lewis (ex-Girl - banda que, assim como o Hanoi Rocks, foi uma forte precursora da cena hair metal oitentista). É aqui que devemos lembrar que o LA Guns já contou com o Axl Pose no vocal.

Que coisa, não?

///

A Conexão Fool Fighters-Silverchair-The Vines...

Pure Massacre sim, mas Get Free não?

Foo Fighters é uma banda esquizofrênica. Odeiam The Vines, mas gostam de Silverchair.

Tanto Silverchair quanto The Vines são ''Nirvanescos'' e australianos, e formados na primeira metade dos anos 90 (SC em 92, Vines em 94), quando seus integrantes ainda eram adolescentes. A grande diferença é que Vines demorou bastante tempo para debutar, lançando seu primeiro LP somente em 2002. Já SC lançou seu debut em 1995. (Mas, curiosamente, o vocal do The Vines é um pouco mais velho que o do Silverchair.)

As duas bandas começaram muito bem, mas, enquanto SC decaiu fortemente no terceiro álbum e encerrou as atividades em 2011, os Vines continuam na ativa até hoje, e sem nunca enfraquecer.

Mas voltando ao grupinho de Dave Grohl.

Não consigo ver sentido em gostar dos primórdios do SC e, ao mesmo tempo, desgostar dos primórdios dos Vines - já que as duas bandas seguiram rumos parecidos no cenário do pós-grunge. Grohl parecia um tanto puto por causa do som Nirvanesco dos Vines, mas caralho... O Daniel Johns até imitava o Kurt Cobain mais do que o Crazy Nicholls.

Isso é tão bipolar quanto, sei lá, gostar de Taxi Driver mas não gostar d'Os Bons Companheiros.

(Mas devo dizer uma coisa: apesar de não curtir Foo Fighters, eu respeito o Dave Grohl por não ter denegrido a memória e o legado de Kurt Cobain. Tenho que reconhecer essa qualidade do Sr. Grohl.)

NOTAS:

Foo Fighters elogiou o Silverchair em uma conversa com a banda riot grrrl Veruca Salt, em um festival de 1997. Existe vídeo disso no You Tube. Logo em seguida, vemos o Silverchair tocar o hino absoluto - e melhor canção da banda - Pure Massacre no mesmo festival.

Como podem ver no scan que retirei de uma NME de 2002, Foo Fighters esculhambou The Vines quando o grupo de Craig ''Crazy'' Nicholls se encontrava no auge comercial.

PS: Tirando Silverchair, The Vines, Bush e Radish, alguém poderia me recomendar alguma outra banda que chupa Nirvana? Qualquer recomendação assim seria extremamente bem-vinda.

///

''Ei garotinha, por que você tem que ser uma ditadora?''

Hahahahahaha.

LA Guns - Never Enough (Um hino chauvinista-sexista-misógino oitentista. Na verdade, é bem provável que não exista alguma canção mais machista do que essa. HAIL L.A. GUNS.)

Hey little girl, why you foolin' around?
Why you always gotta be putting me down?
You don't know what I'm talkin' about
So hey little girl, better stop puttin' out

I've been walkin' in my sleep
Can you give me what I need???

It's never enough just to hold you
It's never enough just to please you
Ooohhh baby, it's never enough
You take and you take all you can
Well, I need to understand
It's never enough
So baby, bye bye...

Hey little girl, you're a heartbreaker
Why you gotta be such a dictator?
You don't care about how I feel
Why you always gotta be spinnin' your wheel?

So long, baby


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário